O que explica o sucesso do filme “O Projeto Adam” da Netflix?

Desde que estreou no catálogo da Netflixo filme original O Projeto Adam” tem conquistado cada vez mais os assinantes da plataforma de streaming. Estrelado por Ryan Reynolds (Deadpool; A Proposta), o longa conduz os espectadores por uma aventura que mistura elementos de ficção científica com uma história apaixonante de ritmo envolvente.

Com toda a repercussão que tem tido, o título não demorou sequer um dia de estreia para chegar ao topo do ranking de produções mais assistidas atualmente no streaming. Pensando em explicar esse sucesso, o Sobre Sagas separou alguns pontos que tornam “O Projeto Adam” um dos principais lançamentos da Netflix durante esse ano. Confira:

História envolvente e descontraída

O que explica o sucesso do filme "O Projeto Adam" da Netflix?
História de “O Projeto Adam” conquista o público pelo ritmo descontraído (Imagem: Divulgação/Netflix).

Como já foi dissemos nessa matéria, um dos principais pontos por trás do sucesso de O Projeto Adam” é seu enredo envolvente e despretensioso. Boa parte disso se deve a uma escolha criativa realizada durante a concepção da história do filme: diferente de muitos que abordam viagem no tempo, a história de “O Projeto Adam” não se delonga ao explicar os princípios que regem esse tipo de viagem, e assim consegue contar uma história fluída que se entrega completamente ao ímpeto da narrativa.

É claro que, nesse ponto, o filme deve decepcionar um pouco quem gosta da complexidade do tema e da maneira como Hollywood o retrata de diferentes formas na atualidade, mas, ao abraçar o enredo leve como seu elemento central, a produção de “O Projeto Adam” consegue fazer com que o filme entretenha um público cada vez maior – o que justifica parte do seu sucesso.

Diversos gêneros, um único filme

Enredo com filme mistura referências de diversos gêneros cinematográficos (Imagem: Divulgação/Netflix).

Outra escolha narrativa que certamente contribui bastante para o sucesso proeminente de O Projeto Adam” se dá pela mistura de diversos gêneros do filme — o que faz com que cada espectador enxergue a história de uma forma diferente. A premissa básica, é claro, se trata de uma ficção científica clássica, mas a partir desse ponto diversos arcos simbolizam gêneros distintos.

Fãs de aventura certamente se apaixonarão pela missão que os Adam aceitam ao enfrentar a temia Maya, enquanto os fãs de drama certamente se sentirão abraçados pela relação de Adam com seus pais e a valorização crescente disso. Pitadas de comédia certamente também fazem parte do enredo — já que o jovem Adam fala tudo o que pensa — e, por fim, é impossível não falar sobre o romance para além da vida que circunda os casais adultos do longa.

Elenco de “O Projeto Adam”: Classe A de Hollywood

O Projeto Adam
Elenco de “O Projeto Adam” conta com atores requisitados de Hollywood (Imagem: Divulgação/Netflix).

Apesar do protagonista do filme, Walker Scobell, fazer sua estreia enquanto ator em “O Projeto Adam”, a produção é repleta de atores considerados “a-lists” em seu elenco — o que chama bastante atenção dos fãs de cinema. Entre eles, destacam-se os nomes dos já premiados Ryan Reynolds (Deadpool; Lanterna Verde), que interpreta a versão adulta de Adam, e Zoe Saldaña (Avatar; Guardiões da Galáxia), que dá vida à personagem Laura no filme.

Além deles, o elenco principal de “Adam” também propiciou a reunião de dois atores principais de um clássico da comédia: o filme “De Repente 30”, que completa 18 anos de estreia em 2022. Dessa vez, contudo, Mark Ruffalo (Os Vingadores; Truque de Mestre) e Jennifer Garner (Elektra; Dia do Sim) interpretam um casal mais maduro e bem-estabelecido: os pais de Adam.

“O Projeto Adam” é para todas as gerações

O Projeto Adam
Filme conta com arcos que o torna recomendado para diversas gerações (Imagem: Divulgação/Netflix).

Apesar de ter classificação indicativa para maiores de 12 anos de idade, é seguro dizer que parte do sucesso de “O Projeto Adam” se dá pelo espaço que o filme abre para que todos os públicos consigam aproveitar a sua história. Isso é possível, novamente, através de diversas escolhas criativas que foram tomadas durante o desenvolvimento do longa.

Jovens de 12 anos de idade certamente se sentirão representados pelos conflitos e espontaneidade da versão adolescente de Adam, enquanto o público de jovens adultos certamente se apaixonarão pelas inúmeras referências a filmes de ficção científica dos anos 90. Já o público mais velho certamente se sentirá representado pelos dilemas apresentados pelos pais de Adam e pela lição de moral do filme, que ganha relevância no decorrer da trama.

Assista ao trailer de “O Projeto Adam”:

E você, já assistiu O Projeto Adam” no catálogo da NetflixO que achou do filme? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre o filme e todas as outras produções originais do streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar