5 motivos para assistir e 2 para passar longe de “Persuasão”, novo filme da Netflix

Desde que a Netflix adquiriu os direitos de distribuição do filme Persuasão”, ainda no último ano, os fãs do trabalho de Jane Austen estão ansiosos para descobrir como a gigante de mídia adaptou um dos livros mais celebrados da escritora britânica. Estrelado por Dakota Johnson, o longa estreou hoje no catálogo da plataforma de streaming e tem dado o que falar nas redes sociais.

Com uma trama cativante e uma recepção crítica controversa, o filme tem de tudo para se tornar um dos principais sucessos da Netflix durante as próximas semanas. Se você ainda está em dúvidas se compensa ou não assistir Persuasão” no catálogo da plataforma de streaming, confira alguns motivos que podem ser decisivos:

Enredo de “Persuasão” é envolvente e descontraído

5 motivos para assistir e 2 para passar longe de “Persuasão”, novo filme da Netflix
“Persuasão” conquista assinantes da Netflix pelo seu enredo (Imagem: Divulgação/Netflix).

O primeiro destaque positivo pelo qual Persuasão” merece sua atenção no catálogo da Netflix está exatamente em seu enredo leve, envolvente e descontraído. Apesar de apresentar uma história de amor intensa por definição, o filme não se apega a artifícios complexos ao apresentar uma trama bastante leve e descontraída. Se você está em busca de um entretenimento envolvente, sem muitos arcos e explicações complexas, Persuasão” certamente é o filme do momento para você.

Adaptação de clássico da literatura

Persuasão 2
“Persuasão” adapta um dos grandes clássicos da literatura britânica (Imagem: Divulgação/Netflix).

Outro motivo que pode te levar a assistir Persuasão” no catálogo da Netflix se dá pelo fato do filme adaptar um grande clássico da literatura. Escrito pela mesma autora de romances como “Orgulho e Preconceito” “Razão e Sensibilidade”, o livro que inspirou a produção original faz parte de uma seleta lista de clássicos imperdíveis da literatura britânica – e para quem ama a fusão entre esses dois mundos (leitura e cinema), Persuasão” é uma experiência quase que obrigatória.

Versão moderna de “Persuasão

Persuasão
Plataforma de streaming apresenta versão moderna e atualizada da história (Imagem: Divulgação/Netflix).

Por ter sido publicado no século XIX, algumas temáticas e questões abordadas pelo livro de origem podem ter ficado ultrapassadas com o passar do tempo. Nesse sentido, uma das mudanças realizadas pela Netflix na adaptação do longa foi modernizar e atualizar algumas dessas temáticas. A protagonista, por exemplo, é muito mais livre e independente que na história original – e todas essas alterações devem deixar o filme mais acessível e contextualizado para as novas gerações.

Elenco de estrelas

É bastante improvável que "Persuasão" ganhe uma continuação na plataforma de streaming (Imagem: Divulgação/Netflix).
Richard E. Frant, Dakota Johnson e Yolanda Kettle fazem parte do elenco (Imagem: Divulgação/Netflix).

Outro motivo pelo qual você deve dar o play em Persuasão” é o seu elenco repleto de estrelas em ascensão. O sucesso já começa na escalação da protagonista Dakota Johnson, estrela de filmes como “Cinqueta Tons de Cinza” (2015) e “A Filha Perdida” (2021). Ainda fazem parte do filme atores renomados como Henry Golding (Uma Segunda Chance Para Amar; Podres de Ricos) Cosmo Jarvis (Lady Macbeth; Filhos de Ninguém) e Richard E. Grant (Star Wars; Dupla Explosiva).

Promessa para os fãs de “Bridgerton”

Bridgerton | Principais diferenças entre a 1ª e 2ª temporadas
Filme original promete fazer sucesso entre os fãs de “Bridgerton” (Imagem: Divulgação/Netflix).

Se você é assinante da Netflix há certo tempo e conferiu os motivos anteriores, certamente já deve ter notado algumas semelhanças entre Persuasão” e o drama de sucesso Bridgerton“. Nesse ponto, vale salientar que Jane Austen é uma das principais fontes de inspiração de Julia Quinn, autora dos livros que deram origem à série de sucesso. Sabendo disso, é bastante provável que Persuasão” se torna um fenômeno engajado, sobretudo, pelos fãs do drama original do streaming, que segue agora para sua 3ª temporada.

“Persuasão” é uma adaptação controversa

Persuasão
Adaptação pode desagradar quem espera fidelidade ao livro que a inspirou  (Imagem: Divulgação/Netflix),

Já entre os pontos que podem ser considerados como negativos por parte do público, a adaptação do livro de Jane Austen para um filme descontraído pode acabar deixando a desejar entre os fãs mais assíduos da escritora. Ao modernizar uma história tão clássica e inserir elementos de comédia na trama, a produção original traz um ar mais livre e divertido de Anne Elliot – o que pode certamente atrair o público mais jovem, mas ao custo de desagradar quem esperava algo fiel ao livro.

O filme foi bombardeado pela crítica

“Persuasão” foi bombardeado pela crítica especializada (Imagem: Divulgação/Netflix).

Outro ponto que pode te fazer passar longe do filme Persuasão” é o fato de ter sido bombardeado pela crítica especializada. Na plataforma de compilação Rotten Tomatoes, o filme original foi reprovado por 62% da crítica, um índice bastante alto para títulos do gênero. A forma descontraída – ou caótica, para alguns – como o filme apresenta os acontecimentos foi um dos pontos que levaram à sua reprovação, além das já citadas divergências com o material original.

Assista ao trailer de “Persuasão”:

CONFIRA Também:
Netflix | 7 filmes baseados em livros que você deve assistir no streaming

Já teve a oportunidade de assistir ao filme Persuasão” no catálogo da NetflixQual é sua opinião sobre o longa? Compartilhe o que pensa com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre o título e todas as outras produções originais que fazem sucesso no catálogo da plataforma de streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar