Por que “Animais Fantásticos” não faz tanto sucesso quanto “Harry Potter”? Entenda alguns motivos

Assim que a franquia Animais Fantásticos” foi anunciada pela Warner Bros.no início da última década, os fãs de Harry Potter” se animaram com a ideia de retornar ao universo mágico onde passaram alguns anos de suas vidas. Com o passar do tempo, contudo, tanto os espectadores do filme quanto a Warner Brosforam percebendo que a nova franquia de filmes não têm feito tanto sucesso quanto a saga original, que se consolidou como um fenômeno internacional quando exibida.

O segundo longa de Animais Fantásticos“, inclusive, foi o primeiro filme do universo bruxo a ter repercussão crítica negativa nas plataformas de compilação. Além disso, a bilheteria do mesmo foi a mais baixa de todo o universo bruxo, o que levou alguns veículos de imprensa a noticiar, inclusive, que o valor arrecadado se quer cobre os custos de produção, divulgação e distribuição do filme.

Agora, que o terceiro filme da franquia – considerável como “o mais problemático do ano” pela Entertainment Weekly – está prestes a estrear nos cinemas, o Sobre Sagas levantou alguns pontos que fazem a franquia Animais Fantásticos” não ter herdado o sucesso da saga anterior. Confira:

Problemas no roteiro de “Animais Fantásticos”

J.K. Rowling roteiro
Roteiro desenvolvido por J.K. Rowling tem sido alvo de repercussão negativa pela crítica (Imagem: Reprodução/Warner).

O primeiro fato que impede Animais Fantásticos” de se aproximar do fenômeno internacional que foi Harry Potter” está exatamente em sua história, cujo roteiro foi escrito por J.K. Rowling diretamente para os cinemas. Apesar do evidente talento de Rowling ao escrever romances, diversos críticos de cinema já apontaram como o roteiro da nova franquia é falho e carrega problemas de construção.

Foram esses apontamentos, inclusive, que fizeram com que a Warner convidasse o roteirista Steve Kloves – que assinou as adaptações dos filmes de “Harry Potter” – para conduzir a história do 3° longa da franquia. Com isso, é provável que o roteiro do mais novo longa corrija os problemas de construção dos filmes anteriores, mas a participação de Kloves ainda não é capaz de garantir a correção de outro elemento: a inconsistência com o material de base.

Desde o primeiro filme da franquia, os fãs de “Harry Potter” têm apontado diversos acontecimentos de “Animais Fantásticos” que vão de encontro ao que foi estabelecido na franquia original. Foi em “Crimes de Grindelwald”, entretanto, onde esses retcons ficaram ainda mais populares, com a participação de Minerva McGonagall no longa e a revelação de que Dumbledore tem um irmão.

Aqui, contudo, vale evidenciar que a Warner Bros. planeja produzir cinco filmes para a franquia, e por isso, ainda existem momentos que podem justificar essas falhas, mas para isso é necessário que a bilheteria e a repercussão dos filmes colaborem para as produções dessas continuações, cujo futuro ainda é incerto.

Escalação de Johnny Depp como Grindelwald

Animais Fantásticos
Johnny Depp, acusado de violência doméstica, foi escalado para os 2 primeiros filmes (Imagem: Reprodução/Warner Bros).

A primeira polêmica envolvendo a produção de Animais Fantástios” surgiu poucos dias antes do primeiro filme estrear nos cinemas, quando foi revelado que o ator Johnny Depp (Piratas do Caribe; Edward Mãos de Tesoura) estaria no elenco recorrente do longa. Já na época, o ator era acusado em diversos processos pelo crime de violência doméstica, o que acabou resultando em sua separação da atriz Amber Heard (Aquaman; Fúria Sobre Rodas).

As coisas ficaram ainda mais complicadas quando J.K. Rowlingque assina como roteirista produtora do filme, divulgou uma carta onde apoia a escalação do ator e revela confiar em suas palavras. Foram apenas 4 anos depois, quando 2 filmes da franquia já estavam disponíveis, que a Warner Bros. Pictures demitiu o ator do papel, substituindo-o por Mads Mikkelsen.

A demissão efetiva, contudo, só ocorreu quando Depp perdeu um processo contra o jornal The Sunque o chamou de “espancador de esposas”. Ao final do processo, o juiz reconheceu que parte das ações violentas relatadas por Amber são verdadeiras, e por esse motivo, a ação movia por Depp era infundada. Com esse veredito, ficou difícil para a Warner Bros. Rowling sustentarem a permanência do ator.

Transfobia de J.K. Rowling

Animais Fantásticos
Posicionamentos transfóbicos de J.K. Rowling têm influência na repercussão dos filmes (Imagem: Reprodução/Deadline).

Desde antes do segundo filme ser lançado, ainda em 2018, alguns fãs já destacavam algumas ressalvas que dizem respeito às ações de J.K. RowlingIsso ocorreu porque, na época, a autora já vinha curtindo alguns tweets de teor transfóbico em sua rede social. No caso de um deles, inclusive, assessoria da autora revelou que se tratava de uma curtida acidental, dada por Rowling enquanto deslizava pelo feed da rede.

As coisas ficaram ainda mais intensas, contudo, no ano de 2020, quando a autora passou a compartilhar diversos tweets transfóbicos nas redes, induzindo distinções errôneas entre “sexo” e “gênero” e reproduzindo um discurso trans-excludente bastante comum entre um grupo de pessoas que defendem o feminismo radical.

Ainda na época, Rowling continua compartilhando argumentos transfóbicos em suas redes sociais, e o caso mais recente aconteceu na última semana, quando ela criticou um projeto de lei que busca facilitar o reconhecimento de gênero de pessoas trans. Por esse motivo, o fato da autora receber dinheiro e ainda mais influência como roteirista e produtora da saga tem afastado bastantes pessoas dos filmes, o que afeta diretamente sua bilheteria e recepção.

Polêmicas envolvendo Ezra Miller

Animais Fantásticos
Ator Ezra Miller também está envolvido em polêmicas fora do filme (Imagem: Divulgação/Warner).

Outra polêmica que envolve o elenco da franquia Animais Fantásticos” diz respeito ao ator Ezra Miller, que interpreta Credence Barebone/Aurelius Dumbledore nos filmes da saga. O ator, que também vive o Barry Allen da Warnerfoi flagrado por vídeo em uma briga polêmica que aconteceu na Islândia, onde ele é patrono de um bar famoso de Reykjavik.

No vídeo em questão, é possível ver Ezra Miller enforcando uma fã e, depois disso, jogando seu corpo ao chão. Testemunhas locais disseram que o fato ocorreu após um grupo de fãs insistirem em interagir com o ator, que perdeu a paciência e partiu para a agressão contra uma delas. Até então, a Warner não se posicionou sobre o ocorrido.

CONFIRA Também:
Tudo o que sabemos sobre Vicência Santos, personagem de Maria Fernanda Cândido em “Animais Fantásticos”

E você, acredita que Animais Fantásticos” ainda pode chegar perto de ter o sucesso que Harry Potter” já teve? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre a franquia de filmes produzidas pela Warner, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar