Por que o filme ‘Não Olhe Para Cima’, novo sucesso da Netflix, está gerando tantas discussões

Às vésperas de Natal, estreou na Netflix o tão aguardado ‘Não Olhe Para Cima’. Desde o lançamento, o filme tem dado o que falar nas redes sociais, dado o atual cenário pandêmico com o qual o mundo inteiro está sofrendo.

Nesta matéria do Tech News Brasil, você conhece um pouco mais do novo filme da Netflix e entende por que Não Olhe Para Cima está gerando tantas discussões.

Do que trata Não Olhe Para Cima, novo filme de ficção científica e comédia dramática da Netflix?

Lançado no dia 24 de dezembro de 2021, o filme Não Olhe Para Cima era um dos mais aguardados do ano. Além de contar com um elenco de peso, o título original da Netflix conta com uma ótima premissa. Após o lançamento, inclusive, Não Olhe Para Cima recebeu bons elogios de grande parte do público, visto que atingiu as expectativas de muitos e superou a de outros.

A trama acompanha dois astrônomos medíocres que realizam a descoberta de um cometa orbitando o sistema solar. Em breve, esse meteoro irá atingir o planeta Terra, destruindo-o por completo. Ao tomar conhecimento deste fato, os cientistas devem alertar as autoridades, a fim de preparar a população mundial para a catástrofe que resultará na destruição total. Porém, eles nem imaginam que alertar as pessoas sobre o fim do mundo pode ser a tarefa mais difícil que terão enfrentar em suas carreiras — mais difícil do que propor uma solução para o problema em si.

Escrito e dirigido por Adam McKay, o filme da Netflix é estrelado por Leonardo DiCaprioJennifer Lawrence.

Confira também:
Conheça “Passagem para o Futuro”, nova ficção-científica japonesa que estreou HOJE na Netflix!

Afinal, por que Não Olhe Para Cima está gerando tantas discussões na internet?

À primeira vista, Não Olhe Para Cima parece ser, entre tantos outros, um filme sobre o fim do mundo. No entanto, conforme a narrativa se passa, não é difícil perceber que o propósito do filme é outro.

A abordagem que se faz sobre o fim dos tempos é o grande plot twist de Não Olhe Para Cima e, no meio disso, o gênero que prevalece é comédia dramática, que toma conta da narrativa de forma a surpreender o público. Entre os principais objetivos do novo filme da Netflix está o de satirizar o contexto social e político que o mundo inteiro vivencia neste momento.

Desde o início do período de isolamento social, dada a pandemia do Covid-19, os governantes de diversos países têm tomado decisões que colocassem em risco o bem-estar da população. Em paralelo a isso, existem pessoas que, negando a situação em que todos se encontram, estão constantemente contestando as orientações sobre o vírus, colocando em risco a própria vida e a vida de outras pessoas. Inclusive, em alguns casos, essa atitude de negar a existência de uma pandemia se dá pela necessidade de apoiar certas figuras políticas.

Ao longo do filme, vemos a personagem da presidente dos Estados Unidos transformar o fim do mundo em um grande evento de campanha eleitoral ao passo que conquista cegamente o apoio de milhões de pessoas que, nas redes sociais, se mostram totalmente alienadas e alienáveis.

Por incrível que pareça, ao mesmo tempo em que essas pessoas têm todas as informações de que precisam para escolher o posicionamento mais coerente, apresentadas pelos próprios cientistas, elas se mostram totalmente alheias à situação, dando toda credibilidade possível à figura política que governa o país, ainda que não apresente qualquer argumento que faça sentido e insulte a população de diversas formas.

Ou seja, o embate entre ignorância e ciência se faz fortemente presente em Não Olhe Para Cima, o que faz com que as pessoas relacionem o filme com o contexto pandêmico que o mundo inteiro está vivenciando, em que o negacionismo toma conta de uma parcela da população.

As pessoas também estão discutindo sobre o elenco do filme, que conta com a presença de grandes astros do cinema, como Leonardo DiCaprioJennifer LawrenceMaryl StreepKid CudiTyler Perry e outros nomes importantes no mundo do cinema.

Também, vale comentar que as críticas ao real contexto político de diversos lugares são gritantes. Em meio a isso, os internautas não hesitam em comparar a história fictícia com o atual governo brasileiro, por exemplo.

Gostou de saber por que Não Olhe Para Cima está gerando tantas discussões? Pois confira também:
Entendendo o final de “Não Olhe Para Cima”, filme bastante repercutido da Netflix

Elouise LopesGraduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e em Marketing Digital. Amante de filmes de ação com protagonista feminina e fã de café à meia-noite.
Fechar