Produção de “Sandman” é acusada de gordofobia e gera debates nas redes; entenda!

Desde a última sexta-feira (5), quando a 1ª temporada da série original Sandmanestreou no catálogo da Netflix, o título tem sido a produção mais assistida do catálogo em mais de 80 países onde opera a plataforma de streaming.

Baseada nos quadrinhos publicados por Neil Gaiman, a trama da série mistura fantasia, suspense aventura ao acompanhar Morpheus, Rei dos Sonhos, tentando recuperar seus poderes e manter a estabilidade do seu reino.

Agora, que centenas de espectadores já tiveram a oportunidade de assistir ao primeiro ano da série, os assuntos que permeiam sua produção já são tópicos de debates nas redes sociais. Entre o que tem se debatido, alguns fãs estão acusando a série Sandman” de promover gordofobia através da personagem Desespero, uma das irmãs do personagem principal.

Produção de "Sandman" é acusada de gordofobia e gera debates nas redes; entenda!
Desespero é interpretada por Donna Preston na série original (Imagem: Divulgação/Netflix).

As críticas sobre sua caracterização se devem ao fato de Desespero ser uma das poucas personagens gordas da série – que promoveu diversas mudanças para inserir mais diversidade corrigir alguns erros dos quadrinhos em seu desenvolvimento. A relação entre a aparência de Desesespero e o que a personagem representa tem gerado debates acalorados nas redes. Confira algumas reações:

Cheguei ao episódio 7 de Sandman e não. Não. Realmente não gostei da representação de Desespero como uma mulher gorda. Uma coisa é em um quadrinho de décadas e um desenho abstrato. Mas filmar em 2022 uma mulher gorda sem maquiagem sendo a imagem do Desespero não é bom.

“… essa série fez a Desespero como a única personagem gorda? Boo, Sandman. Boo pra c*****”

“Sandman é tão booooom mas a única pessoa gorda na série inteira é a Desespero”

As pessoas gordas em Sandman são: 1. a incorporação literal do desespero e o oposto do desenho, 2. um assassino em massa pedófilo, 3. Gilbert que eu não estragarei para vocês, mas honestamente não conta. É fiel aos quadrinhos, mas é algo que eu esperei que eles modernizassem um pouco.

CONFIRA Também:
Conheça os livros que inspiraram a 1ª temporada de “Sandman”, sucesso da Netflix

Até o momento, nem a Netflix nem os produtores da 1ª temporada de Sandmancomentaram sobre as críticas acerca da caracterização de Desespero no ano de estreia da série. Informações oficiais a esse respeito, contudo, podem ser divulgadas em breve pela marca.

O que você achou da caracterização de Desespero na 1ª temporada de Sandman“?  Acredita que poderia ser feita de forma diferente? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve a série original e tudo que faz sucesso no catálogo da Netflixfiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar