Relações entre “Manifest” e a Bíblia Sagrada: entenda como a série faz referências à fé cristã

Desde que as três primeiras temporadas de Manifest” estrearam no catálogo da Netflixa série original tem estado entre os assuntos mais comentados do mundo do entretenimento. Após se cancelada pela NBC, sua emissora de origem, o título foi salvo pela plataforma de streaming – que já encomendou uma 4ª e última temporada para a série, que agora se apresenta como um título original.

A premissa do drama é acompanhar um grupo de passageiros que partiu em um voo da Jamaica para a cidade de Nova York. Após enfrentar uma forte turbulência, eles acabam aterrissando em segurança no aeroporto de destino – mas são surpreendidos pelo fato de terem desaparecido por cinco anos. Agora, que retornaram, eles devem lidar com as consequências dos seus desaparecimentos enquanto começam a ter premonições de acontecimentos futuros que os conectam de alguma fora.

Ao abordar questões sobrenaturais e mistérios comuns a diversas religiões, a série traz um enredo cheio de simbolismos e referências diretas ao conceito de espiritualidade. O que nem todos sabem, contudo, é que a trama é repleta de referências diretas à Bíblia Sagrada e alguns elementos da fé cristão. Entenda como funciona essa relação nos tópicos a seguir:

“Manifest” e o número 828

Manifest Bíblia
Almofada na casa da mãe de Michaela mostra versículo importante da Bíblia (Imagem: Reprodução/NBC).

A primeira – e provavelmente principal – referência que Manifest” faz à Bíblia Sagrada se estabelece através da repetição do número 828 em diversos elementos da série. É esse, por exemplo, o número do voo onde os acontecimentos sobrenaturais começam a acontecer. Os produtores, inclusive, deixam essa referência bastante clara no primeiro episódio da temporada, quando uma almofada na casa da mãe de Michaela destaca o trecho Romanos 8:28.

O versículo em questão, traduzido de diferentes formas em versões da Bíblia,  evidencia que Sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”.  Essa referência – explicitada pelos produtores do título – se conecta diretamente ao enredo da série, onde os passageiros do voo 828 estão sendo “chamados” para um propósito maior – que é o de ajudar uns aos outros.

Manifest: série faz alusões diretas a versículo da Bíblia (Imagem: Reprodução/NBC/Full of Eyes).

Nos episódios seguintes, a série continua a apresentar algumas ações onde os personagens respondem a “mensagens” de um propósito maior – como se os passageiros do voo estivessem destinados a cooperar com as instruções enviadas por uma entidade superior. É o que ocorre quando quando Michaela e seu irmão escutam instruções que os ajudam a resolver um crime, e Ben ouve uma música que o guia para libertar o filho de um passageiro.

De acordo com a especialista em espiritualidade Joanne Walmsley, o simbolismo dos números 828 também fazem relação à mensagem expressa por esse versículo da bíblia, já que o número oito representa “resiliência, servir a humanidade e um bom julgamento“, enquanto o número dois representa “serviço aos outros, compaixão e encontrar ‘o propósito e a missão de sua alma e vida'”. Com isso, fica bem claro que a série faz uma alegoria da Bíblia e chama os espectadores a pensar a respeito.

Enredo da série e a vida após a morte

“Manifest” também traz mensagens sobre vida após a morte (Imagem: Divulgação/NBC).

Aprofundando ainda mais nas relações entre a série e suas simbologias cristãs, outra relação bastante evidenciada pela série é a de vida após a morte. Em um momento da 3ª temporada, a trama do título chega a aludir que os passageiros do voo 828 falecerem e foram ressuscitados, ganhando uma segunda chance de vida.

Outro princípio que liga a trama da série à essa premissa está em um trecho de João 10: 27-28, onde se clarifica que “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão”. O ator de ouvir essa voz – ou chamados, no caso da série – também se relaciona às vidas daqueles que, assim como os passageiros do voo 828, também recebem uma nova oportunidade de vida.

E é nessa direção que diversos personagens da série vivem para além de suas “mortes” , já que os passageiros foram tidos como falecidos após o desaparecimento do voo. É esse o caso, por exemplo, de Cal, que enfrentava um câncer terminal durante o voo e ganha uma nova oportunidade de “renascer” no futuro onde aterrissam. A ideia de demonstrar essa subserviência aos “chamados” em troca de uma “vida eterna” também é outra alegoria que a série faz à simbologia cristã.

4ª temporada de “Manifest” deve estreitar relações com a fé

Manifest
Temporada final de “Manifest” deve trazer resposta definitiva sobre perguntas misteriosas da fé (Imagem: Reprodução/NBC).

Apesar de diversas alusões aos Cristianismo, é bastante claro que as temporadas de Manifest” também propõem debates interessantes sobre ciência fé. Ao ser questionado sobre isso, o criador da série, Jeff Rake, revelou que uma resposta definitiva sobre essas questões ainda não pode ser compartilhada, mas estará presente no futuro do drama:

“Existe uma resposta definitiva para essa questão que eu não irei responder hoje porque isso é fundamental para o mistério da série, e eu não quero entregar coisas em termos de mitologia e mistério. Mas posso te dizer que a resposta final para o porquê desse avião ter desaparecido e voltado e como isso se conecta a uma divindade, ou ciência, ou eventos extraterrestes, será esclarecida objetivamente“.

Aqui, vale salientar que a 4ª temporada da série ainda está em produção e será lançada em dois volumes de 10 episódios. Até o momento, a Netflix ainda não se pronunciou sobre quando esses capítulos serão lançados, mas uma resposta definiiva a esse respeito deve ser compartilhada em breve.

CONFIRA Também:
7 curiosidades incríveis sobre a 4ª temporada de “Manifest”

Você já assistiu as três temporadas de Manifest” no catálogo da NetflixQuais são suas expectativas para o título? Compartilhe o que pensa com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de todas as novidades que envolvem a produção, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Fontes: Bustle, CinemaHolic

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar