Por que a série ‘Resurrection Ertugrul’ faz tanto sucesso na Netflix?

Desde antes do surgimento de Game of Thrones, os épicos de guerra já tinham espaço garantido no coração de muitos espectadores. Sendo assim, se você busca uma série para preencher o espaço deixado por GOT, você precisa conhecer “Resurrection Ertugrul”, série histórica turca que está disponível na Netflix.

O show é focado na jornada do guerreiro Ertuğrul, um dos líderes da tribo muçulmana Oghuz Kayi, que inicialmente está em busca de um novo lar para seu povo que acaba de fugir de sua região nativa na Ásia Central.

“Resurrection Ertugrul” tem vários chamativos que podem explicar mais sobre o sucesso que já vem fazendo há algum tempo nos países do Ocidente por meio da distribuição pela Netflix. Confira mais sobre isso nos próximos parágrafos.

Sinopse oficial de Resurrection Ertugrul na Netflix

Uma boa ação coloca, sem querer, seu clã em perigo e um guerreiro turco do século XIII aceita lutar contra os inimigos de um sultão em troca de novas terras para sua tribo.

Motivos do sucesso de Resurrection Ertugrul

resurretion ertugrul motivos

Apesar de estar centrada em uma cultura muito diferente da nossa, a série“Resurrection Ertugrul” acabou chamando a atenção do público.

Com certeza uma das principais razões para isso é o fato de que streamings como a Netflix possibilitaram a expansão de produções não-Holywoodianas pelo mundo todo.

Dessa forma, mesmo aquelas que não recebem tanta divulgação na plataforma, acabam ganhando o benefício do boca-a-boca por espectadores que a encontraram no catálogo.

Mas é claro que, além disso, há outros motivos para o crescente sucesso dessa grande produção turca.

História de guerra, intriga e romance

Quem tem paixão por histórias épicas sempre espera encontrar esses três elementos nas séries desse tipo, e basicamente, “Resurrection Ertugrul” tem tudo isso de sobra.

A guerra é o pano de fundo central, com isso as batalhas e estratégias estão presentes em praticamente todos os episódios. Da mesma forma, são as intrigas e brigas pela tomada de poder que dão o ritmo da série e não deixam que ela esfrie e se paute muito apenas nos fatos históricos.

Por último, o romance também é parte importante da trama, especialmente aquele proibido iniciado entre o protagonista Ertuğrul e a misteriosa Halime.

Tudo isso colocado em tela com muita qualidade e uma fotografia maravilhosa, conquista o público logo no primeiro episódio.

E por falar em episódios…

Um mergulho na história

Para quem sente falta de quando os seriados de TV tinham bem mais do que os costumeiros 10 (às vezes menos) episódios que vemos hoje em dia, “Resurrection Ertugrul” traz mais isso como um grande diferencial.

Isso porque, ao todo, o programa turco conta com mais de 400 episódios no total. Todos eles divididos em 5 temporadas.

Dessa forma, os amantes de história podem mergulhar profundamente na Turquia do século XIII e tudo o que resultou na criação do Império Otomano quase um século depois.

Apesar de claramente romanceada, a produção tem muita fidelidade à realidade na qual se inspirou. Tanto que já foi indicada por vários líderes de países muçulmanos como um tipo de demonstrativo do passado daquele povo. Portanto, um prato cheio para quem gosta de se inteirar de parte da história do mundo.

Ascensão do interesse por produções turcas

Outra coisa que pode explicar todo o sucesso que “Resurrection Ertugrul” faz na Netflix, é o fato de que nos últimos anos as produções turcas ganharam o interesse do público.

Filmes como O Milagre na Cela 7, séries como “Filhos de Istambul” e mesmo as tão amadas novelas como “Fatmagul”, voltaram os olhos dos espectadores brasileiros para a industrial cultural da Turquia.

Isso abriu precedentes para que séries grandiosas como a que estamos tratando nesse texto também fosse atingida pela maré de popularidade e se tornasse uma das preferidas do público.

Órfãos de Game of Thrones: Uni-vos!

Não adianta, não tem como falar dos motivos do sucesso de “Resurrection Ertugrul” na Netflix e não citar Game of Thrones.

Afinal, apesar de uma ser inspirada em história real e a outra ser pura ficção (incluindo elementos fantásticos), a semelhança das tramas políticas e de guerra entre ambas existe.

Dessa forma, sem dúvidas quem se sente órfão da maior produção já feita pela HBO, ao ouvir falar do enredo de Ertugrul, vai se sentir impelido a dar uma conferida na produção.

Com toda a qualidade de atuações, roteiro e fotografia entregues já no primeiro episódio da série turca, o fato de não existirem caminhantes brancos ou dragões na história é completamente irrelevante para quem continua ávido por um bom embate entre poderes e todas as intrigas que isso envolve.

CONFIRA Também:

5 motivos para começar a assistir Greenleaf na Netflix | Vale a pena?

E você, gosta de sérias épicas? Para mais dicas desses e de outros tipos de produções disponíveis na Netflix, continue acompanhando a gente aqui no TechNews Brasil.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar