Round 6 | Por que os VIPs vestem máscaras de animais?

Mesmo tendo feito um sucesso estrondoso na Netflix e tendo aparentemente uma temporada fechada, embora o próprio criador já admita uma possível segunda temporada, a série Round 6 é repleta de mistérios e questões ainda não respondidas. E os VIPs, que aparecem apenas no penúltimo episódio e vestem máscaras de animais, são alguns dos mais misteriosos personagens de Round 6.

Nesta matéria do Tech News Brasil, vamos discutir e analisar um dos detalhes mais marcantes dos VIPs de Round 6: as máscaras em formato de animais! Por que eles as vestem? O que elas simbolizam? Continue lendo e descubra uma das principais hipóteses!

Sobre os VIPs

Descubra aqui por que os VIPs de Round 6 utilizam máscaras de animais — e o que cada uma delas significa (Imagem: Divulgação/Netflix)
Descubra aqui por que os VIPs de Round 6 utilizam máscaras de animais — e o que cada uma delas significa (Imagem: Divulgação/Netflix)

Uma das poucas coisas que temos certeza a respeito dos VIPs é: eles são bastante ricos e utilizam a competição mortal de Round 6 para se divertirem assistindo e apostando. A série não explicou como eles acabaram conhecendo a competição (embora uma das teorias seja a de que eles são ex-vencedores) nem como fizeram fortuna. Porém, ela foi capaz de confirmar que os VIPs são de diferentes regiões do mundo e que eles são uma das fontes do generoso prêmio de 45,6 bilhões de Won, que para eles parece ser praticamente nada.

Por que os VIPs utilizam máscaras?

A primeira pergunta que vamos tentar responder é: por que os VIPs utilizam máscaras? Essa é uma pergunta ligeiramente mais fácil de ser respondida. Uma das regras de funcionamento da competição é que os responsáveis pela organização não podem ter suas identidades reveladas. Isso ficou claro a partir do momento em que um dos guardas, detido como refém, foi obrigado a retirar sua máscara, o que fez com que o Frontman o matasse logo em seguida por ter seu verdadeiro rosto exposto.

Portanto, é seguro afirmar que o principal motivo de os VIPs utilizarem mascara é para garantir que suas identidades sejam preservadas. Afinal, se eles são multibilionários, eles certamente são figuras públicas, e não seria nem um pouco benéfico para eles serem associados a uma competição mortal e doentia como Round 6.

Aproveite e leia também:
Round 6 | Poucas pessoas notaram essa pista sobre quem era o Frontman

Por que eles usam máscaras douradas de animais?

O motivo de as máscaras serem de ouro é óbvio: trata-se de uma referência ao nível econômico em que eles se encontram. Simbolizam riqueza, abundância, opulência e, principalmente, poder.

Mas por que as máscaras são de animais? O motivo pode ser também óbvio: trata-se de uma referência à desumanidade e à selvageria dos jogos mortais de Round 6, nos quais os competidores se comportam não como seres humanos, mas quase como animais. Mas essa hipótese não convence todo mundo, pois exige certo grau de abstração. Porém, há uma teoria ainda mais forte: as máscaras são de animais que, de alguma forma, representam a maneira como os indivíduos que as vestem se tornaram bilionários — ou a maneira como eles ganharam a competição, caso sejam ex-participantes, com cada animal tendo um ponto forte, como força, astúcia, agilidade e inteligência.

O que significa cada uma das máscaras dos VIPs?

Caso não tenha reparado, as máscaras dos VIPs de Round 6 são únicas. Ou seja, cada VIP veste uma máscara própria, com um animal diferente.

Máscara de Cervo

Um dos VIPs veste uma máscara no formato de um cervo. O que nem todos sabem é que, na Coreia do Sul, o cervo é historicamente considerado como um animal divino, e supostamente é um elo de ligação entre os xamãs e os céus. Nesse sentido, a máscara em formato de cervo pode indicar que o bilionário que a veste é uma figura religiosa, que fez fortuna através da fé — ou, mais especificamente, através da mercantilização dela.

Máscara de Tigre

Outro VIP veste uma máscara no formato de um tigre. E o tigre também tem uma importância grande na cultura sul-coreana, em especial o Tigre Siberiano, considerado como símbolo nacional do país. Nesse sentido, a máscara em formato de tigre pode indicar que o bilionário que a veste fez fortuna ocupando um cargo de liderança política. Ou, mais provavelmente, pode indicar uma pessoa que fez fortuna através de investimentos, pois o tigre é utilizado como animal símbolo dos chamados Tigres Asiáticos, grupo econômico que engloba Hong Kong, Cingapura, Taiwan e Coreia do Sul, quatro países que tiveram rápido desenvolvimento industrial e econômico a partir da década de 1970 e que são conhecidos pela agressividade administrativa e monetária.

Máscara de Touro

Um terceiro VIP veste uma máscara em formato de touro. O touro historicamente tem uma associação com a agricultura, especialmente com a dominação dos grãos, e é frequentemente relacionado com Deméter, Deusa Mãe que, na cultura grega, era considerada símbolo da agricultura e da fertilidade. O que pode indicar que o bilionário portador da máscara fez fortuna através do agronegócio — ou simplesmente como corretor de ações, já que o touro também pode ser associado ao mundo das finanças em algumas situações.

Máscara da Coruja

Depois de ser “eliminado” da competição mortal, Oh Il-nam, criador do jogo, aparece vestindo uma máscara com um formato que lembra o de uma coruja. Essa é fácil de decifrar: a coruja é símbolo de sabedoria. E Oh Il-nam demonstra que, apesar da demência causada pelo tumor no cérebro, é bastante inteligente, salvando a vida dos outros competidores diversas vezes — e mostrando na rodada do Cabo de Guerra que a inteligência pode vencer a força bruta. Ou seja, o anfitrião Oh Il-nam pode ter feito fortuna empreendendo com sabedoria e paciência.

É claro que todas essas hipóteses apresentadas não passam de… hipóteses. O criador da série, Hwang Dong-hyuk, ainda não explicou a simbologia por trás das máscaras dos VIPs — e provavelmente nem vai. Mesmo assim, tentar decifrá-las é um exercício interessante e pode nos garantir um aprofundamento maior nas diversas camadas da série Round 6.

E você, o que acha disso tudo? Concorda com a nossa leitura das máscaras? Não? Pois deixe sua opinião aí nos comentários!

Confira também:
Round 6 | Conheça a origem da boneca sinistra do primeiro jogo

Você teria o necessário para ser o(a) vencedor(a) de Round 6? Descubra no quiz abaixo!

Você também pode gostar de ler:
Round 6 | 5 pistas de que “aquele” personagem era dono do jogo

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar