É para crianças? Esta animação da Netflix vem causando polêmica entre os assinantes

Recentemente a Netflix estreou a animação “Um Conto Sombrio dos Grimm” que está dando o que falar entre vários pais que parecem não ter curtido muito a proposta do desenho.

Classificado como uma animação infantil, muitas pessoas têm achado que a história é deveras sombria, o que tem gerado muitas críticas negativas. No entanto, será mesmo que “Um Conto Sombrio dos Grimm” não é uma produção indicada para crianças?

Confira nossa opinião nos parágrafos a seguir.

Sobre Um Conto Sombrio dos Grimm

Nessa animação de 2021, os protagonistas em foco são os clássicos personagens João Maria, porém, em uma história muito diferente da que conhecemos.

Em “Um Conto Sombrio dos Grimm”João Maria são filhos de um rei e uma rainha que após perderem a confiança em seus pais, decidem ir embora de seu castelo e procurar uma nova família.

A partir daí, em um enredo narrado por três corvos, acompanhamos a jornada desses irmãos que se encontrarão com diversos outros personagens clássicos dos contos de fada, porém, sempre com uma perspectiva mais sombria do que estamos atualmente acostumados.

Um Conto Sombrio dos Grimm é ou não para crianças?

um conto sombrio dos grimm netflix

A grande crítica que tem cercado essa animação da Netflix é o fato de a história não manter o viés doce e bonito o qual nos habituamos desde a infância, apresentando um enredo muito mais “violento” (ainda que sangue não apareça) e com personagens e situações pouco convencionais em histórias infantis.

A título de exemplo, o primeiro episódio da série já começa com os pais de João Maria os decapitando e em seguida costurando suas cabeças novamente, por um motivo que inicialmente não é revelado.

Claro que nada disso é mostrado de maneira grotesca como poderia ser em uma produção adulta, porém, apenas a menção a uma cena dessas já é para deixar alguns pais com a pulga atrás da orelha.

Pois bem, toda a produção acaba seguindo essa mesma linha sombria (não à toa o nome da série, certo?), no entanto, apesar de causar estranhamento, considerando as obras originais nas quais a animação parece ter sido muito inspirada, essa abordagem acaba fazendo sentido.

Contos de fada em suas versões originais

Trazendo em seu título uma menção clara aos icônicos Irmãos Grimm, dupla que acabou popularizando mundialmente os clássicos contos de fada que conhecemos. O que algumas pessoas podem ter esquecido é que no passado as “histórias infantis” não eram nem um pouco relaxantes e bonitas como as conhecemos hoje.

Temas como assassinatos, vingança, demônios e outros eram extremamente comuns. Isso acontecia porque diferente de hoje, nos séculos passados essas histórias tinham objetivos morais ou de alerta (quando voltadas as crianças), ou eram simplesmente lendas populares passadas de geração em geração.

Um bom exemplo é a história da Chapeuzinho Vermelho com um final nada feliz e até com canibalismo no enredo, que trazia um alerta sobre pedófilos, ensinando as crianças a não desobedecerem suas mães.

Nessa época ainda, diferente da animação da Netflix, não haviam meias-palavras ou sequer a tentativa de não assustar. Muito pelo contrário. Os finais raramente eram felizes, sempre bastante violentos ou com um senso de justiça que já não é visto com bons olhos hoje.

Considerando isso, a animação da Netflix não chega nem perto de ter esse nível sombrio, apesar de claramente ter se inspirado por ele. Dessa forma, apesar de ser um desenho pouco convencional, há muito cuidado para que nada de verdadeiramente aterrorizante chegue aos olhos das crianças.

Uma animação indicada para crianças maiores

A animação “Um Conto Sombrio dos Grimm” é baseada no livro de mesmo nome do autor Adam Gidwitz, e no ano de seu lançamento foi considerado o livro do ano pela Publishers Weekly.

E é aqui que está a chave para entender o porque da animação da Netflix poder ser mais indicada para um público de crianças maiores. No Brasil, o livro foi lançado pela editora Galera que possui diversos selos que servem como indicativo das faixas etárias as quais seus livros são indicados.

“Um Conto Sombrio dos Grimm” recebeu o selo Galera Júnior, que é dado para obras consideradas ideais para um público infanto/juvenil a partir dos 12 anos.

Dessa forma, ainda que a Netflix tenha uma classificação indicativa de 10 anos para sua animação, a maturidade de cada criança conta muito para que os responsáveis avaliem se está tudo bem que ela consuma esse conteúdo.

Para além disso, a verdade é que a resposta para se “Um Conto Sombrio dos Grimm” é indicado ou não para crianças, vai depender muito do modo como cada família pensa e lida com certas abordagens.

O ideal é que o responsável assista pelo menos o primeiro episódio da série e decida por si mesmo se está ou não tudo bem que sua criança tenha acesso a ela.

CONFIRA Também:

Wendell & Wild | Animação de terror do diretor de “Coraline” ganha teaser

Não esqueça de voltar aqui e contar a sua opinião sobre “Um Conto Sombrio dos Grimm” após assisti-lo na Netflix, ok!

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar