Vikings: Valhalla é melhor que a série original? Qual a percepção da crítica sobre a nova série da Netflix

Com apenas algumas semanas desde sua estreia, Vikigns: Valhalla já mostrou a que veio e conseguiu conquistar boa parte dos assinantes da Netflix. Mas será que isso quer dizer que Vikings: Valhalla é melhor que a série original, Vikings?

Apesar de polêmica, essa questão vem sendo debatida entre alguns críticos e fãs da série que vêm apontando algumas coisas em que, supostamente, a nova série da Netflix se sai melhor do que a antiga.

Entenda melhor esse posicionamento nos tópicos a seguir.

Questões técnicas de Vikings vs Valhalla

Vikings Valhalla é melhor que a série original Qual a percepção da crítica sobre a nova série da Netflix

Verdade seja dita que, ainda que a maior parte dos espectadores das duas séries seja céticá em julgar a nova produção como melhor, a qualidade técnica da série da Netflix é realmente superior à sua antecessora.

Com cenários, figurinos e lutas extremamente bem coreografadas, é perceptível o rico investimento financeiro que a gigante do streaming fez para que a parte técnica de seu novo show fosse impecável.

Claro que ninguém esperava menos do que isso, afinal, quando se toma a responsabilidade de dar sequência a uma produção tão popular como Vikingso mínimo a se fazer é garantir uma grande qualidade visual.

Uma narrativa sem tantos devaneios culturais

Outro ponto citado por alguns críticos, que acreditam que a nova série seja superior à antiga, é que Valhalla é mais direta e não se desvia tanto do foco da história principal para contextualizar a cultura vikings.

Realmente muito tempo da primeira série é dedicado a explicar sobre os deuses nórdicos e a cultura pagã dos vikings, afinal, a série do History precisava dessa introdução para que o expectador compreendesse completamente a história.

Considerando que grande parte do público de Valhalla é o mesmo de Vikings, os roteiristas da nova série tiveram a liberdade para dispensar essas explicações, mantendo sua narrativa muito mais focada na história “presente” que desejam contar.

Mas afinal, Valhalla é melhor que Vikings?

Não adianta: de tempos em tempos, toda e qualquer grande história que acabe ganhando uma continuação sempre vai precisar lidar com esse questionamento.

Aconteceu com Star Wars, vai acontecer com Game of Thrones e já está acontecendo com Vikings. E é sempre muito difícil chegar a um consenso visto que a opinião de cada um é livre.

No entanto, pensando de forma lógica, é muito complicado fazer uma comparação dessas entre uma série que possui 6 temporadas aclamadas por público e crítica, e um spin-off com apenas 1 temporada que estreou a menos de um mês e que não se tem ideia de que forma irá se desenvolver.

Talvez essa comparação só seja justa se formos falar de primeiras temporadas, mas até mesmo nisso ambas as produções têm desempenho muito semelhantes aos olhos da crítica, já que as primeiras temporadas de ambas contam com aprovações de mais de 80% no site Rotten Tomatoes.

Já em relação às outras cinco temporadas de Vikings, todas são avaliadas com mais de 90% de aprovação, atingindo impressionantes 100% em sua última temporada.

Vikings tem um legado de fãs fiéis, Ragnar, Lagertha, Bjorn e outros personagens com arcos completos que colocaram seus nomes na história do universo das séries, e, mesmo sem todo o poder aquisitivo de sua produção, é completamente satisfatória em sua parte técnica.

Já Valhalla possui uma grande parte técnica, aparentemente tem uma ótima história para contar e seus personagens são inicialmente muito interessantes. No entanto, ainda é muito cedo para dizer que essa sequência vai conseguir superar a obra na qual foi inspirada.

E, sinceramente, o mais certo é que esse nem é exatamente o objetivo de seus criadores, que não negam em nenhum momento a ode que fazem à Vikings original.

Concluindo, ao menos para nós, Vikings: Valhalla ainda tem muito o que mostrar, muito o que surpreender e desenvolver em sua caminhada para só então ser capaz de entrar em um embate justo de comparações com a série épica à qual pretende dar continuidade.

A gente volta a comparar as duas daqui a cinco temporadas, ok!?

CONFIRA Também:

Vikings Valhalla: Entenda as principais relações entre o derivado e a original

E você? Qual a sua opinião sobre as comparações entre Vikings: ValhallaVikings? Você acha que a nova série é superior à série original? Conta para a gente aqui os comentários.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar