Você sabe o que são séries procedurais? Confira as melhores da Netflix

Gosta de séries que contam um caso por episódio? Saiba o que são séries procedurais e conheça as melhores do catálogo da Netflix.

Recentemente, as plataformas de streaming tem investido bastante em séries capazes de render boas maratonas aos seus assinantes através de histórias marcantes e enredos originais. Nesse sentido, as séries procedurais se destacam entre as demais por serem capazes de oferecerem arcos completos durante seus episódios, facilitando o entretenimento rápido e ainda assim gerando interesse sobre o futuro.

Diferente das séries serializadas, focadas em um único arco narrativo, e das séries antológicas, cujos enredos se distinguem completamente entre episódios e/ou temporadas, as séries procedurais consegue reunir o melhor desses dois mundos ao integrar diferentes linhas narrativas. Entenda o conceito exato do que são essas produções:

O que são séries procedurais?

Você sabe o que são séries procedurais? Confira as melhores da Netflix
“Suits”, “Brooklyn Nine-Nine” e “How To Get Away with Murder” são bons exemplos de procedurais (Imagem: Divulgação/Netflix).

Na indústria televisiva, as séries procedurais tem se tornado cada vez mais frequente desde o início dos anos 2000. O nome, que vem do inglês procedurals, quer dizer que o enredo dessas séries apresentam conexões com métodos e procedimentos. Por esse motivo, cada um dos episódios da série acaba introduzindo e encerrando uma história específica durante sua duração total.

Acaba que os enredo desse tipo de série, portanto, se divide em duas linhas narrativas: a primeira delas diz respeito ao desenvolvimento e conclusão de um problema apresentando em cada episódio, o que acaba diversificando bastante as temáticas da série. Já a segunda linha se trata da história maior da série e da temporada, que acaba conectando todos os episódios cronologicamente.

O termo procedural se refere, portanto, não ao gênero específico da série, mas a forma como essa história é contada. O recurso, portanto, é constantemente aplicado em séries dos mais diversos gêneros. Pensando em exemplificar, o Sobre Sagas listou 5 séries procedurais disponíveis na NetflixConfira:

How To Get Away with Murder

Um dos melhores exemplos de séries procedurais disponíveis na Netflix é o drama How To Get Away with Murder“, já que suas duas linhas narrativas são muito bem definidas. O drama, que acompanha um grupo de futuros advogados criminalistas liderados pela renomada Annalise Keating (Viola Davis), mostra o elenco se desdobrando para resolver casos específicos durante os episódios enquanto a série apresenta, aos poucos, um caso maior apresentado nos season finaleso que acaba conectando todos os capítulos e a história geral da mesma.

The Flash

Um dos gêneros que mais tem se destacado durante os últimos anos quando o assunto é séries procedurais são as produções de super-heróis. É o caso, por exemplo, do drama The Flash“, que mostra o velocista Barry Allen (Grant Gustin) enfrentando diferentes vilões em cada um dos episódios e se aprofundando cada vez mais na trama geral da série, o que acaba deixando os espectadores presos durante as maratonas das temporadas.

Brooklyn Nine-Nine

Para além das séries de drama e super-heróis, outro gênero que também se destaca entre as produções procedurais são as de comédia. É o caso, por exemplo, da série original Brooklyn Nine-Nine“, que conta com 7 temporadas disponíveis na NetflixO enredo se passa na 99ª delegacia da cidade de Nova York e mostra um grupo disfuncional de detetives na tentativa de desvendar mistérios e crimes. Tal como as demais, a comédia também apresenta casos específicos em alguns dos seus episódios e um enredo geral entre suas temporadas.

Suits

Mais uma série procedural que também faz sucesso na Netflix é a produção de investigação Suits“, focada em casos que envolvem a justiça e advocacia. O enredo acompanha Mike Ross, garoto brilhante que conseguiu uma vaga em uma das principais agências de advocacia de Manhattan. Agora, ele usa seus talentos e memória fotográfica para aprender sobre direito e ajudar seu chefe, Harvey Specter, a solucionar casos cada vez mais intrigantes.

Lista Negra

Por fim, outro grande exemplo de série procedural disponível na plataforma de streaming é o suspense investigativo “Lista Negra“, que já conta com 9 temporadas no catálogo. O enredo acompanha Raymond Reddington, ex-oficial da marinha transformado em criminoso que se entrega ao FBI. Ao fazer isso, ele revela uma lista com os criminosos mais perigosos que já conheceu. A série, então, gira em torno dos nomes dessa lista entregue por Reddington, que passa a ajudar uma agente do grupo a investigá-los.

O que você achou dessas séries procedurais? Gosta de outra produção que também se encaixa na terminologia? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre suas produções preferidas e as principais séries disponíveis na Netflixfiquem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário