WandaVision Episódio Final: o luto de Wanda e a preparação para a fase 4 da Marvel

WandaVision chegou ao seu final nesta sexta-feira (5). A série que iniciou a fase 4 da Marvel e a estratégia do estúdio de unir cinema com streaming foi um dos maiores sucessos desse início de 2021.

Diversas teorias foram criadas e também descartas, novos personagens foram apresentados e rostos já conhecidos dos fãs foram vistos novamente. Além disso, pudemos ver mais sobre uma das personagens mais fortes e poderosas do MCU, Wanda Maximoff.

Com o encerramento da série, iniciamos uma nova fase nas produções do Marvel Studios que já conta com diversas séries e filmes confirmados. O próximo lançamento é Falcão e o Soldado Invernal, que estreia no próximo dia 19 no Disney Plus.

O Tech News preparou uma recapitulação do episódio 9 de WandaVision para você não perder nenhum detalhe e, ao mesmo tempo em que se despede da série, se preparar para o que está por vi.

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS ABAIXO!!

O título do episódio 9 de WandaVision

Para aqueles que ainda tinham alguma esperança de que a série iria ser renovada para uma segunda temporada, o título do último episódio, “O Final da Série”, pode ser bem sugestivo nesse sentido.

Recentemente, o executivo da Marvel, Kevin Feige, comentou sobre a possibilidade de uma continuação para WandaVision dizendo para “nunca dizer nunca”. Porém, com esse final de série, ficou claro que a produção servirá de ponte para os novos conteúdos que os estúdio está preparando.

Inclusive, Elizabeth Olsen, atriz que interpreta Wanda Maximoff, já está confirmada no elenco do filme Doutor Estranho 2: No Multiverso da Loucura. E cenas do episódio 9 introduziram outros personagens da série em outros filmes que irão ser lançados em breve.

Teorias foram por água abaixo

Um dos grandes segredos para o sucesso de WandaVision foi como a série abriu a possibilidade para a criação de inúmeras teorias. Os fãs da Marvel tiveram muito conteúdo para pensar e elaborar os mais diversos desfechos para o seriado.

Contudo, a maioria dessas teorias foi por água abaixo no encerramento da série. Mephisto, que todos acreditavam ser o grande vilão por trás de toda a trama, não apareceu. Era realmente Agatha quem estava comandando tudo.

O Pietro, interpretado pelo ator Evans Peters, que foi cotado como a grande chance de trazer os X-Men para o Universo Marvel, era na verdade um ator chamado Ralph Bohner. Ralph, inclusive, era nome do marido fictício de Agnes, ou melhor, Agatha Harkness. Com isso, nós não tivemos um real encontro de Wanda com seu amado irmão, Pietro Maximoff.

Dessa forma, algumas teorias de integração do Multiverso e de união da equipe dos Vingadores com os X-Men caem por terra, pelo menos por enquanto. Afinal, a Marvel afirmou que pretende juntar as equipes em um futuro próximo, só não sabemos quando.

Agatha vs. Wanda

(Imagem: Reprodução/Disney Plus)

O grande confronto do final de WandaVision é entre Agatha e Wanda. O primeiro round desse embate começa ainda no episódio 8, quando Agatha está mantendo os filhos de Wanda, Billy e Tommy, como reféns.

Contudo, a Feiticeira consegue libertá-los ao atingir a bruxa com um de seus raios vermelhos. Durante o confronto, vemos Agatha ensinar a Wanda um pouco sobre a dimensão de seus poderes. Ela diz: “A Feiticeira Escarlate não nasceu, ela foi criada“.

Wanda afirma ainda que não é uma bruxa e que não tem a habilidade de fazer feitiços, já que ninguém nunca a ensinou a fazer magia. Agnes, porém, reitera que é o destino de Wanda destruir o mundo. Nesse momento, a bruxa ataca vários moradores do bairro Westview que a Feiticeira precisa salvar.

A fala de Agatha mais impactante durante a luta entre as duas é quanto ela afirma:  “Você prendeu a sua família neste mundo e agora não pode viver sem nenhum dos dois. Salve Westview ou salve sua família”.

No confronto final entre Agatha e Wanda, um pouco mais adiante no episódio, temos a sensação de que a Feiticeira Escarlate está cansada e pode sair derrotada da batalha. Porém, a bruxa está quase sem energia e reunindo suas últimas forças. POr conta disso, Wanda consegue derrotar Agatha.

Ao derrotar a adversária, Wanda diz: “Obrigado pela lição, mas eu não preciso que você me diga quem eu sou ”. Com isso, ela absorve todo o poder de Agatha e se torna oficialmente a Feiticeira Escarlate, com seu uniforme tradicional vermelho completo.

A punição de Agatha é voltar a ser, por tempo indeterminado, a vizinha fofoqueira de Westview. Mas, antes de se dar por derrotada por completo, a bruxa ainda dá um aviso a Wanda:  “Você não sabe o que fez.”

Vale ressaltar uma das cenas mais bonitas do episódio, que acontece depois dessa batalha. Wanda instruindo os filhos Billy e Tommy a lutarem com os militares: “Meninos, lidem com os militares, mamãe já volta”.

O futuro de Visão

Enquanto tudo isso está acontecendo, os dois Visão estão lutando também. Quando o Visão branco tenta acertar Wanda, o marido da Feiticeira aparece para salvá-la e os dois voam para se enfrentar no céu, onde o Hex está se quebrando.

Apesar da luta ser intensa, os dois param para conversar sobre tudo o que está acontecendo ao redor. O Visão original, conhecido por sua calma e inteligência, explica para a sua cópia que ele foi criado apenas como uma máquina e que será usado.

Com isso, Visão usa sua magia para dar as memórias afetivas para o outro, que sai em dispara pelos céus até uma biblioteca que se parece muito com aquela usada pelo Doutor Estranho. Enquanto isso, o Visão de Westview se encaminha para sua despedida de Wanda.

Ao se despedir da amada, o herói diz: “Já dissemos adeus uma vez antes, então talvez possamos dizer olá novamente”. Essa afirmação dá a entender que o arco de Visão não será fechado em WandaVision. Ao ativar as memórias em sua outra versão, talvez o sintezóide tenha aberto novas possibilidades.

Billy e Tommy

WandaVision
(Imagem: Reprodução/Disney Plus)

Um dos momentos mais emotivos da série é a despedida de Wanda de seus filhos Billy e Tommy. Visão afirma para a esposa que está na hora, põe os meninos para dormir e diz que foi uma honra ser a mãe deles, em uma das cenas mais bonitas da série.

O casal se prepara para a despedida e Wanda diz que ama muito o marido e que vai sentir falta dele. Ouvimos o som de um feitiço que parece que vai alcançá-los e tudo começa a sumir. Com isso, Wanda se vê no mesmo terreno vazio que Visão tinha comprado para os dois iniciarem uma vida juntos.

Com os rumores de que a Marvel está preparando a equipe dos Jovens Vingadores, é bem provável que essa não seja a última vez que iremos ver os gêmeos Maximoff, Billy e Tommy, ou melhor, os super-heróis Wiccano e Célere.

Cenas Pós-créditos de WandaVision

As cenas pós-créditos, que já são uma tradição das produções da Marvel, não poderiam faltar no final de WandaVision. Um delas mostra Monica Rambeau, a ex-agente da SWORD e agora super-heroína, sendo levada para uma reunião no cinema da cidade.

Lá, depois que ela se despede de Jimmy, vemos o agente se transformar em um Skrull, raça alienígena que foi introduzida no filme da Capitã Marvel. Ele afirma para Rambeu que foi enviado por uma velha amiga de sua mãe que deseja se encontrar com ela. Quando Monica pergunta aonde, para a nossa alegria, ele aponta para os céus.

Com isso, concluímos que o próximo passo de Monica será mesmo no filme Capitã Marvel e talvez na série de Nick Fury, Invasão Secreta. Algumas cenas antes, a personagem se despede de Wanda com uma fala de conforto para a Feiticeira. Ela diz que, se tivesse tido a chance e poder necessário, a única que teria feito era trazer sua mãe de volta.

Outra cena muito importante do pós-credito é a protagonizada por Wanda. Depois de deixar Westview, a heroína é vista em uma casa nas montanhas. Lá, ela está bebendo um chá à beira do lago e, quando retorna para casa, vemos uma outra Wanda, na verdade seu alter ego, a Feiticeira Escarlate.

Apesar de ter dito para Rambeau que estava em paz com a ausência do marido e dos filhos, Wanda ainda parece sentir muito essa dor. Em uma cena onde está lendo o Darkbook, livro de feitiços, ela ouve a voz dos filhos pedindo por ajuda.

Portanto, a série termina com uma ponte para a entrada de Wanda na trama de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, possivelmente com a premissa de salvar seus filhos que estão em apuros. Muita coisa ainda vai acontecer no Universo Marvel, e os eventos de WandaVision foram só o começo!

Todos os episódios de WandaVision estão disponíveis no catálogo do Disney Plus.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Fechar