Este filme italiano baseado em história real é o mais novo suspense da Netflix

Mais um filme baseado em fatos chegou na Netflixdessa vez uma produção italiana intitulada Yara, que promete manter os curiosos roendo as unhas para descobrir o que aconteceu.

Escrito por Graziano Diana e dirigido por Marco Tullio Giordana, a trama do filme segue um dos crimes de maior impacto na Itália no ano de 2010, cheio de reviravoltas e suspeitos.

Confira a seguir mais detalhes sobre esse longa-metragem que estreou hoje na plataforma e pode começar a embalar o seu final de semana.

Sobre Yara na Netflix

Ao voltar sozinha para casa após sua aula de ginástica, a jovem Yara, de 13 anos, desaparece e preocupa sua família. Sem notícias, não demora para que a polícia seja acionada e inicie as buscas pela garota.

Nesse cenário, a promotora Letizia Ruggeri assume as investigações para encontrar o responsável pelo desaparecimento de Yara.

Entrando em um ciclo obsessivo para descobrir quem é o culpado, a partir de um pedaço de DNA, a agente foi responsável por promover a maior investigação genética já vista na Europa.

Produção

Yara Netflix

A produção de Yara é assinada por Pietro Valsecchi Camila Nesbit para a produtora Taodue, que junto com a Netflix é a responsável pelo filme.

O roteiro foi escrito por Graziano Diana, que decidiu focar toda a trama na investigação para encontrar o criminoso a partir do material genético encontrado. Sendo assim, segundo o diretor, o filme evitou explorar o crime em si, evitando o que ele chamou de “voyerismo, implícito em processos judiciais”.

Para se aproximar ao máximo da realidade do que foi a investigação e não deixar passar nenhum detalhe importante, por um bom tempo o roteirista e diretor se debruçaram sobre todos os jornais que acompanharam o caso na época. A partir de então, criaram uma abordagem focada nas buscas incansáveis da promotora do caso.

Elenco de Yara da Netflix

No centro do elenco está a atriz Isabella Ragonese, que com muita precisão assumiu o papel da promotora Letizia Ruggeri e teve a responsabilidade de navegar entre as emoções abordadas no filme. No caso, a obsessão da promotora e a preocupação da mesma com seu próprio filho.

Já Yara foi interpretada pela jovem Chiara Bono, atriz que ganhou notoriedade em seu país após ser vista no filme Don Matteo, Que Deus nos Ajude.

Os intérpretes dos pais de Yara são os atores Mario Pirrello Sandra Toffolati.

Outros membros do elenco desse drama policial são Roberto Zibetti, Alessio BoniThomas Trabacchi.

Polêmica envolvendo o filme e a família de Yara

A família de Yara Gambirasio acabou não se envolvendo em nenhuma parte do processo de produção do filme. No entanto, há versões diferentes para isso vindas do produtor do longa e da advogada da família.

Segundo a advogada da família, Andrea Pezzota, a família só soube que um filme do caso estava sendo desenvolvido após a produção já estar bastante avançada. Apesar disso, como sempre fazem em relação ao caso, preferiram não se manifestar sobre o acontecimento.

Já a versão contada pelo produtor Pietro Valsecchi é diferente.

Segundo ele, quando ainda estavam escrevendo o roteiro do longa, entraram em contato com a advogada da família para saber a opinião dela. Em resposta, receberam um comunicado de que os Gambirasio não iriam se envolver. Ainda segundo o produtor, após terminarem a edição do filme, a família foi novamente contatada para saber se haviam mudado de ideia, mas o posicionamento permaneceu o mesmo.

Outra polêmica envolvendo a consulta dos envolvidos diz respeito ao advogado de defesa do acusado pelo crime, que diz que a produção em nenhum momento entrou em contato para saber se concordavam com o filme.

A isso, o produtor do longa respondeu:

O filme foi baseado na leitura escrupulosa dos papéis do julgamento e na documentação do ocorrido. Tenho o maior respeito pela defesa, mas realmente não sei o que mais o advogado Salvagni poderia ter nos dito.

Yara já está disponível na Netflix para todos os assinantes da plataforma.

CONFIRA Também:

Gosta de séries de serial killer? Pois conheça a nova série policial da Netflix!

Para saber todas as novidades das plataformas de streaming, cinema e tecnologia, continue acompanhando a gente aqui no TechNews Brasil.

Fonte: Il Fatto Quotidiano

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar