Sombra e Ossos | Teoria: Malyen Oretsev, o Mal, é um Grisha?

Com o final da primeira temporada de Sombra e Ossos, uma teoria ganhou forças entre os fâs: a de que Mal Oretsev é um Grisha. Mas será mesmo?

A primeira temporada de Sombra e Ossos chegou recentemente à Netflix e logo criou uma legião de fãs, que ainda não conheciam a saga de livros, mas que começaram a se interessar pelo rico universo de fantasia em que a trama se desenrola. E, como toda boa série, muitos fãs já estão criando teorias. Uma dessas teorias é a de que Malyen Oretsev, o “Mal”, é na verdade um Grisha.

Essa é uma teoria que ganhou força após uma cena em particular, no episódio final da primeira temporada de Sombra e Ossos.  Portanto, antes de continuar lendo, é importante que você já tenha terminado a primeira temporada da série. Caso não tenha, salve no favorito e volte aqui depois!

Mal Oretsev é um Grisha?

Como você já deve saber, Grisha são seres poderosos que podem manipular a matéria de diferentes formas. Há alguns que podem, por exemplo, danificar as células do corpo de uma pessoa, manipular os elementos da terra, como fogo, ar, e água, alterar a forma do metal, da pedra, das plantas etc.

A protagonista da série, Alina Starkov (Jessie Mei Li), por exemplo, é conhecida como a Conjuradora do Sol, pois tem o poder de conjurar a luz — algo muito útil para tentar dar um jeito na Dobra das Sombras, um feixe de escuridão que separa Ravka em duas partes.

Porém, o melhor amigo de Alina Starkov, Malyen Oretsev (Archie Renaux), mais conhecido como “Mal”, não é um Grisha. Depois que Alina parte do Primeiro Exército, onde trabalhava como cartógrafa, Mal continua servindo como rastreador.

Archie Renaux como Mal Oretsev em Sombra e Ossos
Archie Renaux como Mal Oretsev em Sombra e Ossos (Imagem: Reprodução/Netflix)

Porém: uma cena no final da primeira temporada acendeu nos fãs a esperança de que Mal possa ser um Grisha. Isso porque, enquanto atravessava a Dobra das Sombras, o grupo em que Alina está é atacado por Volgras, criaturas que habitam na escuridão. E, nesse instante, enquanto segura as mãos de Mal, Alina Starkov é capaz de fazer uso quase que máximo de seu poder de Conjuradora do Sol.

O detalhe principal é que Alina só conseguia conjurar uma luz tão forte assim enquanto segurava as mãos do General Kirigan, também conhecido como Darkhold, que funcionava como uma espécie de amplificador do poder da Grisha.

E aí entra a questão: como Mal foi capaz de amplificar os poderes de Alina sendo apenas um rastreador?

O que os livros da Trilogia Grisha dizem?

A boa notícia é que temos os livros da Trilogia Grisha para explicar estas questões. Caso você não queira spoilers dos livros, é melhor pular essa parte!

Nos livros, temos a confirmação de que Mal não é um Grisha, mas apenas um amplificador. E por isso ele foi capaz de aumentar os poderes de Alina durante a passagem pela Dobra das Sombras.

Além disso, o livro vai ainda mais além explicando a origem de Mal, que na série ainda não foi abordada. Nos livros, Mal Oretsev é parente do General Kirigan, o Darkling, e é por isso que o jovem tem o poder de amplificar a magia dos Grisha.

Ainda não sabemos, entretanto, se a série vai chegar a abordar estas questões. Além disso, também não sabemos se a série vai seguir à risca o que está nos livros. Afinal, como já comentamos em outra matéria, a série tem vários detalhes muito diferentes dos livros da autora Leigh Bardugo.

Ou seja, é bem possível que a série da Netflix siga por outro caminho e represente Mal Oretsev como um Grisha. Ou, quem sabe, que o fato de ele ter parentesco com o Darkling possa significar algo a mais para a trama.

Mas e então, Mal é um Grisha ou não?

Até o momento, com apenas uma temporada disponível, ainda é cedo para afirmar se Mal é um Grisha ou não. Tudo o que sabemos é que ele tem, aparentemente, a capacidade de aumentar os poderes de um Grisha, como ele fez com Alina.

Na segunda temporada de Sombra e Ossos, que certamente acontecerá depois do sucesso da primeira, certamente veremos esta e outras questões sendo abordadas na trama.

 

Mas e você, o que acha de tudo isso? Acha que Mal pode realmente ser um Grisha, ou ele é apenas um amplificador dos poderes de Alina? Acha que a série da Netflix vai seguir caminhos diferentes dos livros da Trilogia Grisha? Pois conta para a gente aí nos comentários!

Além disso, não se esqueça de sempre acompanhar as notícias e matérias do Sobre Sagas para ficar por dentro de tudo o que está rolando sobre seus filmes e séries favoritos!

Todas as informações apresentadas nesta matéria foram retiradas da primeira temporada de Sombra e Ossos, série original da Netflix, do Grishaverse Fandom e do site Screen Rant.

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.
FacebookLinkedin

Deixe seu comentário

6 + quatro =