Sony anuncia compra da Bungie, produtora de Halo e Destiny 2

A Sony acaba de anunciar a compra da Bungie, produtora de Halo e Destiny 2, por R$ 3,6 bilhões de dólares. Após esse anúncio, vemos que o mercado de videogames está muito movimentado, já que essa é a terceira grande compra de empresas no mês de janeiro. 

Isso porque, como trouxemos aqui no Tech News Brasil, a Microsoft também anunciou a compra da Activision Blizzard. Além disso, a Take Two, empresa responsável pelas desenvolvedoras de Grand Theft Auto, Borderlands e Bioshock, também adquiriu a Zynga Inc., produtora de jogos mobile. 

sony bungie

Sony + Bungie

Jim Ryan, presidente e CEO da Sony, foi quem trouxe o anúncio oficial da compra pelo site PlayStation. A primeira afirmação, que deve ser também a dúvida da maioria dos jogadores, é que a Bungie vai permanecer independente e multiplataforma. Isso significa que, pelo menos nos primeiros momentos, os títulos da empresa ainda poderão ser jogados no PC e no Xbox.

Essa preocupação vem do fato de que a japonesa é conhecida por seus jogos exclusivos, que só podem ser aproveitados por meio de um PlayStation. Porém, Ryan já afirmou que este não vai ser o caso para a Bungie. 

Além disso, segundo o CEO, a desenvolvedora trará para a Sony sua grande experiência em jogos live service e desenvolvimento para variadas plataformas. Dessa forma, pode ser que o reinado dos exclusivos de PlayStation esteja no fim, e a empresa esteja pensando em focar os esforços em jogos para um público maior. 

Hermen Hulst, chefe do PlayStation Studios, também comentou a aquisição. Segundo ele, a Bungie faz jogos com tecnologia excepcional, e sua dedicação às comunidades de jogadores é incomparável. Hulst ainda afirma que a equipe PlayStation está muito animada de poder aprender e compartilhar conhecimento com a Bungie. 

Os diretores do lado da Sony não foram os únicos que comentaram a compra, e Pete Parsons, CEO da Bungie, também deu sua palavra. Para ele, é preciso apostar grande em seu estúdio e sua equipe, e com a ajuda da Sony, seria possível acelerar o crescimento da empresa. 

Por fim, Parsons também comenta um pouco sobre a direção da produção de seus jogos. Segundo o CEO, a Bungie manterá o controle e independência criativa para publicar e produzir jogos. O que mudará, com o novo acordo, é que haverá novas contratações para a equipe de Destiny 2 e novos títulos sendo produzidos pela empresa.

A Bungie

A Bungie é uma desenvolvedora de jogos americana que foi criada em 1991, e já possui 30 anos de história no mercado. Em sua primeira década, a empresa focou em desenvolver jogos para Macintosh, como Marathon e Myth. Nos anos 2000, a empresa foi comprada pela Microsoft, e desenvolveu o primeiro Halo, que se tornou um dos grandes destaques do console. 

Essa franquia envolve principalmente jogos de tiro, mas também possui alguns títulos de estratégia e arcade. A história principal da série acompanha o Master Chief, um super soldado, com sua companheira Cortana, uma inteligência artificial. O último título foi lançado pela Bungie foi Halo:Reach, em 2010. Halo Infinite, o mais recente dos jogos, publicado em 2021, foi produzido pela própria Microsoft. 

Já em 2007, a empresa voltou a ser independente. Alguns anos depois, em 2014, publicou o primeiro Destiny, e em 2017 publicou o segundo título, Destiny 2. Assim como Halo, essa franquia é também do tipo tiro em primeira pessoa, e hoje funciona como um live service gratuito. 

Em Destiny, os jogadores assumem o papel de guardiões da última cidade segura da terra, e devem proteger a humanidade do perigo. Há missões multiplayer, missões de história e diferentes atividades, seja player contra player ou contra o ambiente e monstros do jogo. 

Quer saber mais sobre PlayStation? Confira também: PlayStation anuncia os jogos do PS Plus de Fevereiro de 2022

Fonte: PlayStation

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário