Sony remove Cyberpunk 2077 da loja do PlayStation e oferece reembolso

O game Cyberpunk 2077 definitivamente não teve o lançamento glorioso que a CD Projekt Red planejava. Após o jogo ter chegado aos console de base (PS4 e Xbox One) com muitos problemas e bugs, a Sony anunciou na noite desta quinta-feira (17) que está removendo Cyberpunk 2077 da loja oficial do PlayStation e oferecendo reembolso para todos que o compraram.

A decisão veio após a CDPR garantir que todos que estivessem insatisfeitos com o game poderiam solicitar reembolso às lojas e plataformas nas quais compraram. Entretanto, a empresa não explicou como isso aconteceria. Afinal, cada varejista tem sua própria política de reembolso.

Cyberpunk 2077
(Imagem: Reprodução/CD Projekt Red)

A Sony certamente não ficou feliz com a quantidade de pedidos de reembolso que chegou à seção de suporte do PlayStation. Tanto é que, na página oficial da PlayStation, podemos ver o seguinte comunicado da empresa:

A SIE (Sony Interactive Entertainment) se esforça ao máximo para garantir a satisfação dos clientes, e por isso nós vamos começar a oferecer reembolso integral para os jogadores que adquiriram o Cyberpunk 2077 via PlayStation Store. A SIE também vai remover o Cyberpunk 2077 da PlayStation Store por tempo indeterminado.

Assim que confirmarmos que você comprou o Cyberpunk 2077 via PlayStation Store, vamos começar a processar o seu reembolso. A finalização do reembolso pode variar dependendo do seu método de pagamento e da instituição financeira.

Ou seja, a Sony tomou uma decisão bastante drástica ao remover Cyberpunk 2077 da loja e permitir reembolso a todos aqueles que o compraram. Entretanto, isso mostra que a Sony não está para brincadeira quando o assunto é garantir um certo padrão de qualidade dos games anunciados em sua loja oficial.

Entenda a polêmica do lançamento de Cyberpunk 2077

Os fãs da CDPR estavam eufóricos com o lançamento de Cyberpunk 2077. E, ao que tudo indica, o game é realmente muito bom, mas passa longe da revolução no mundo dos jogos que ele prometia.

Por exemplo, a campanha principal é mais curta do que imaginávamos. As decisões tomadas não alteram drasticamente a história e o jogador não tem total liberdade para escolher o caminho que vai tomar. A cidade é realmente bastante povoada, mas por NPCs com inteligência artificial muito abaixo do esperado. Tanto é que há diversos vídeos de pessoas comparando a IA dos NPCs de Cyberpunk 2077 com a de jogos antigos, como GTA V (2013) e até mesmo com GTA III (2001).

Entretanto, o principal problema do game são os bugs. Eles estão presentes até mesmo nas versões de PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Já as versões de Xbox One e PlayStation 4 (consoles da “geração anterior”) estão praticamente impossível de se jogar por conta dos bugs e da má otimização.

E a CDPR deu uma pisada feia na bola ao não divulgar trechos de gameplay de Cyberpunk 2077 no Xbox One e no PS4 antes do lançamento. Boatos sugerem inclusive que o último adiamento do game ocorreu justamente pela dificuldade dos desenvolvedores de otimizarem o game nos consoles da geração passada.

O resultado do lançamento catastrófico foi a perda de US$ 1 bilhão em ações de mercado, uma legião de jogadores insatisfeita e varejistas igualmente enfurecidos. Como a Sony, que, como vimos, não só aceitou reembolsar todos os que compraram, mas também removeu o jogo da sua loja virtual.

Como pedir reembolso de Cyberpunk 2077 na PS Store

Obviamente, a Sony só está oferecendo reembolso de Cyberpunk 2077 para aqueles que compraram a versão digital do game na loja do PlayStation. Isso porque a empresa não trabalha com a venda e distribuição de mídias físicas, apenas mídias digitais.

Para solicitar o reembolso, portanto, você precisa ter comprado o game Cyberpunk 2077 na loja oficial do PlayStation. E o método é bastante simples.

Basta acessar a página que a Sony criou exclusivamente para o reembolso de Cyberpunk 2077 clicando aqui. Faça login na sua conta do PlayStation no site e, descendo a página, aperte em “clique aqui para enviar uma solicitação de reembolso“.

Reembolso de Cyberpunk 2077 na PS Store da Sony
(Imagem: Reprodução/Sony)

A Sony vai analisar sua situação, conferir se você realmente comprou o game na loja do PlayStation e, caso esteja tudo certo, retornar o valor que você gastou para a sua conta. Isso pode demorar alguns dias, já que envolve transação bancária e uma série de variáveis.

Quem comprou o game em mídia física deve entrar em contato com a loja em questão e conversar com o suporte. Cada caso é um caso, e algumas lojas podem recusar o reembolso.

Cyberpunk 2077 vai voltar para a loja do PlayStation?

Essa questão apenas o tempo vai responder. É fato que a CDPR já está trabalhando a todo vapor em um patch de correção para o game. Entretanto, agora o estrago já está feito.

É possível que o game volte à loja do PlayStation após as correções terem sido realizadas. Mas será que os jogadores arriscariam comprar mais uma vez? Será que a Sony colocaria a mão no fogo pela CDPR novamente?

P.s.: Há memes dizendo que Cyberpunk 2077 é tão realista que iniciou uma disputa de corporações na vida real como forma de marketing. Será realmente tudo isso uma grande campanha publicitária?! 😀

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário