Spotify estuda recomendar músicas a partir do humor da pessoa

Em meados de janeiro deste ano de 2021, veio a público (via BBC News) uma patente registrada pelo Spotify em 2018. A partir da ideia contida nela, o Spotify seria capaz de sugerir recomendações de músicas a partir do humor da pessoa. E também a partir de outras características do usuário.

Além do humor, o Spotify também analisaria alguns detalhes pessoais do usuário para recomendar músicas. Como, por exemplo, o status de relacionamento (solteiro, divorciado, casado etc.), o gênero, a idade, a quantidade de pessoas no ambiente etc.

A identificação destas características seria realizada automaticamente por um robô. Para isso, entretanto, ele precisaria ter acesso ao som do ambiente. Ou seja, escutar o que está acontecendo em volta.

Ou seja, ele faria um reconhecimento e uma análise da fala do usuário, atentando-se para diversas características, como, por exemplo, entonação, timbre, sotaque etc. A partir disso, ele conseguiria fazer sugestões mais precisas.

Patente do Spotify para inteligência artificla de identificação de humro e outras características do usuário
Patente do Spotify para inteligência artificla de identificação de humro e outras características do usuário (Imagem: Reprodução/BBC News)

É claro que isso não seria tudo. Uma vez que a inteligência artificial tenha levantado algumas informações sobre o usuário, ela mesclaria as informações com outras já adquiridas. Como, por exemplo, com as músicas já tocadas, as playlists mais acessadas etc.

Hoje em dia, o Spotify já tem atualmente um sistema de recomendação bastante preciso. Afinal, quem nunca se surpreendeu positivamente com as recomendações de músicas da “Descobertas da Semana”?

Com o auxílio desta inteligência artificial, as recomendações seriam ainda mais certeiras. Mas qual seria o preço a pagar por isso? Isso é o que vamos discutir a seguir.

E onde fica a privacidade do usuário?

Essa é uma pergunta que a novidade levanta. Até onde é interessante o usuário sacrificar sua privacidade em troca de resultados mais precisos de recomendação? Ainda não está claro como a novidade vai funcionar. Se é que o Spotify vai realmente implementá-la no futuro.

Afinal, não é nada interessante ter um aplicativo escutando a conversa ou os sons do ambiente, analisando o humor dos usuários etc. Ainda que isso signifique, como comentamos, recomendações mais precisas de músicas, podcasts, audiobooks etc.

A questão da privacidade já se mostrou bastante importante para muitos usuários. Quem não se lembra, por exemplo, da recente polêmica envolvendo a atualização dos termos de privacidade do WhatsApp, resultando em diversos usuários migrando para outros aplicativos mensageiros, como para o Signal?

Há toda uma discussão sobre a questão da privacidade dos usuários em uma realidade cada vez mais digital e conectada. Afinal, é um pouco assustador a ideia de uma inteligência artificial ter chance de saber mais sobre o nosso humor do que nós mesmos.

Outras novidades previstas para o Spotify

O Spotify tem investido bastante nos últimos anos em inovação. Além do recurso de audiobooks, que ganhou uma expansão recentemente e da recomendação de músicas a partir do humor e de outras características, o Spotify também tem testado outras funcionalidades.

Como, por exemplo, uma função de Karaokê, patenteada em setembro de 2020. Com esta função, o usuário poderia substituir a voz de determinado cantor em uma determinada música pela própria voz!

Spotify
(Foto: Puria Berenji/Unsplash)

Mais recentemente, também em janeiro de 2021, o Spotify também começou a testar uma função que adequa o ritmo de determinada música com o ritmo de corrida do usuário. Essa função promete revolucionar a forma de se ouvir músicas enquanto o usuário pratica algum esporte.

Além disso, há certamente outras novidades que o Spotify está estudando lançar. Afinal, os desenvolvedores certamente não estão de braços cruzados. A menos que eles queiram perder o posto que o Spotify atualmente ocupa. Ou seja, o lugar entre os mais populares aplicativos de música, podcast, audiobook etc.

Quando estas novidades chegam ao Spotify?

Ainda é cedo para dizer quando todas estas novidades chegam ao Spotify. Entretanto, uma coisa é certa: os desenvolvedores estão realmente investindo bastante para modernizar e inovar cada vez mais o aplicativo.

Assim que o Spotify divulgar mais informações a respeito dessas e outras novidades, nós, do Tech News Brasil, vamos noticiar em primeira mão aqui no site!

Mas e você, o que achou de todas essas novidades esperadas para o Spotify para os próximos anos? De qual você gostou mais? Você trocaria sua privacidade por recomendações mais precisas de conteúdo de áudio? Pois conta sua opinião para a gente aí nos comentários! 😉

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário