StarPlus – Disney já estuda lançar um novo serviço de streaming de vídeo

A Disney lançou o Disney Plus no Brasil na terça-feira passada (17). Entretanto, a gigante do entretenimento já estuda lançar um novo serviço, separado do Disney Plus: o StarPlus!

O StarPlus vai ser uma plataforma de streaming focada em entretenimento em geral. Ou seja, não se limitando a conteúdos livres para todos os públicos, como o Disney Plus.

Ele vai ser semelhante ao Hulu, serviço de vídeo sob demanda muito popular nos Estados Unidos. E a comparação não é por acaso: a Disney é proprietária do Hulu desde março de 2019.

Disney Plus e Hulu
Novo serviço de streaming nasce da parceria entre Disney e Hulu

Na India, por exemplo, o Star Plus já existe. Entretanto, não como plataforma de streaming, mas como um canal de TV por assinatura.

Ainda sabemos muito pouco sobre este novo serviço. Entretanto, numa recente entrevista, Juliana Oliveira, Diretora de Estratégia e Negócios da Disney para a América Latina, afirmou que a animação Os Simpsons, por exemplo, vai ser um dos títulos desta nova plataforma.

Ou seja, o novo serviço não só vai existir em breve, como também vai “roubar” vários títulos que deveriam estar no Disney Plus. Ou melhor, que deveriam estar no Disney Plus na opinião dos fãs, já que a visão estratégica de mercado é outra.

Que títulos vão ser exclusivos do StarPlus?

Ainda é cedo para dizer que títulos vão ser exclusivos do StarPlus e quais aqueles que vão ir para o StarPlus. Entretanto, ao que tudo indica, Os Simpsons parece ser um deles.

Afinal, quando a Walt Disney Company comprou a Fox em março de 2019, ela concedeu ao Hulu participação majoritária de 60%. Ou seja, o StarPlus, que vai envolver os estúdios do Hulu, vai ter prioridade em relação aos títulos da Fox. E Os Simpsons é uma propriedade intelectual justamente da Fox.

Os Simpsons
(Imagem: Divulgação/Fox)

Além disso, o Hulu também tem parceria com uma série de outros estúdios e empresas. Como, por exemplo, BBC, Showtime, CBS, NBC, ABC, A&E, PBS, Touchstone Pictures, Hollywood Pictures, DreamWorks e até mesmo empresas de música, como EMI, Warner Music Group e Spotify.

É claro que nem todas as produções de todos estes estúdios estariam disponíveis quando o StarPlus chegasse no Brasil. Entretanto, certamente ele teria um catálogo bastante recheado.

Acreditamos que o StarPlus vai incluir todas as produções que não se encaixem ao perfil do catálogo do Disney Plus. Isso porque o Disney Plus é mais focado em produções infantis, infanto-juvenis e livres para todos os públicos, bem como em determinados estúdios. Como, por exemplo, Disney, Pixar, Marvel e Lucasfilm.

O StarPlus, nesse caso, incluiria produções mais voltadas para adolescentes, jovens e adultos. Por exemplo, uma produção +16 ou +18 jamais vai fazer parte do catálogo do Disney Plus. Entretanto, ela vai poder fazer parte do StarPlus, já que a proposta do streaming é outra.

Como vai funcionar a assinatura do StarPlus?

Esta é outra dúvida que temos em relação a isso. Afinal, o StarPlus pode chegar tanto como um serviço totalmente separado do Disney Plus, quanto como um serviço vinculado ao serviço recém-lançado no Brasil.

Há, também, um meio termo. Ou seja, o serviço pode chegar com uma opção de combo Disney Plus + StarPlus por um preço reduzido. Por ora, acreditamos que muita provavelmente esta vai ser a estratégia adotada pela Disney ao lançar o Star Plus no brasil.

Quando o StarPlus vai ser lançado no Brasil?

Ainda não temos nenhuma previsão de quando a Disney vai lançar o StarPlus no Brasil. Obviamente não tão cedo. Afinal, o lançamento dele poderia ofuscar o do Disney Plus e vice-versa.

Entretanto, acreditamos que nos próximos meses teremos algumas informações a respeito de quando a Disney vai lançar o StarPlus no Brasil, quanto ele vai custar, como vai funcionar o catálogo dele e muito mais.

E aí, o que você achou dessa estratégia da Disney de lançar dois serviços de streaming separados? Polêmica? Aceitável? Conta para a gente aí nos comentários o que você acha! 😉

Eduardo PeresRedator da WebGo desde 2022. Gosta bastante de filmes de ação, aventura, terror e guerra, além de documentários sobre história. Gosta de passar o tempo se divertindo com jogos de simulação e estratégia ou assistindo conteúdo aleatório (preferencialmente de humor) no YouTube.
Fechar