Steam Deck oferece suporte para periféricos da Nintendo

O Steam Deck terá suporte para os periféricos da Nintendo. O console recebe atualizações constantes e o sistema do console é bastante flexível

Foi anunciado recentemente pela Steam, que o mais novo console portátil da empresa terá suporte para os periféricos da Nintendo. O Steam Deck recebe atualizações constantes e o próprio sistema do console é bastante flexível, permitindo usar uma variedade de emuladores e controladores.

Isso significa que será possível adicionar o fator nostalgia à mais nova experiência de jogo que a Steam está proporcionando. Os periféricos suportados pelo Steam Deck podem ser usados em uma variedade de jogos, até emuladores, já que o sistema do console é desbloqueado.

Nostalgia para os jogadores do Deck

Steam Deck oferece suporte para periféricos da Nintendo

Sendo bastante recente, o Steam Deck não teve muita confiança dos jogadores, que estavam acostumados com a ideia de que a Valve não conseguiria desenvolver um hardware de jogos compatível com o uso e a demanda dos jogos modernos, ainda mais se fosse de um porte mobile.

Essa noção de desesperança com a empresa surgiu depois de várias tentativas mal sucedidas de criar periféricos e consoles para acessar os jogos de PC de uma forma mais confortável. E não sem motivo, essa noção se baseou na performance e no valor desses hardwares que realmente deixaram a desejar.

Tudo isso, até que o Steam Deck, prometido e celebrado pela Valve a alguns anos, foi lançado e então os jogadores viram do que ele era capaz. Diferentemente do PC portátil que foi lançado muitos anos atrás, o Steam Deck tinha a potência, a liberdade e a mobilidade que todos os jogadores sempre sonharam.

Não à toa, o console começou a fazer mais sucesso do que a empresa era capaz de produzi-lo. Tanto que o mobile ainda nem chegou para muitos países e já tem fila de espera para vendas.

E como se tornou uma opção de jogo muito bem avaliada pelos consumidores e jogadores, está em uma onda de atualizações e melhorias para que seja ainda mais compatível com o uso dos usuários.

A última atualização de peso colocou a compatibilidade para utilizar controles da Nintendo Online, que são novas versões dos controles clássicos da empresa. Agora, será possível usar periféricos e controladores, pads e joysticks de NES, SNES e Nintendo 64, com compatibilidade plug and play, que permite simplesmente conectá-los ao Deck e sair jogando.

Isso, aliado à possibilidade de instalar emuladores para jogar os clássicos da Nintendo deu aos jogadores muito o que falar, e muito o que reviver com a nostalgia dos clássicos da desenvolvedora japonesa. Os periféricos, lembrando, não são originais, pois precisam de acesso aos conectores USB do Steam Deck, mas funcionam exatamente da mesma forma.

Vantagens do Steam Deck

Bom, desconsiderando o que foi dito acima, sobre a compatibilidade com os controles da Nintendo, e a quantidade de atualizações de sistema que permitem mais dessas junções, o Steam Deck ainda promove uma porção de vantagens, em relação a outros consoles portáteis como o Nintendo Swtich, por exemplo.

Primeiramente ele é quase literalmente um PC, com sistema operacional da Microsoft e desbloqueado, permitindo que você possa instalar qualquer programa, qualquer emulador ou jogar mesmo jogos piratas.

Além disso, o console traz a portabilidade e mobilidade de um Nintendo Switch, mas com a potência para rodar mesmo os jogos mais pesados, já que o console tem uma seleção de hardware de ponta, com capacidade de um Desktop mesmo.

Infelizmente o Steam Deck ainda não está disponível para boa parte do mundo, vendendo apenas para os Estados Unidos e o Japão. Não sabemos quando ou se o console vai chegar no Brasil, mas, quando chegar, já teremos um equipamento bastante melhorado e cheio de atualizações, então talvez não seja tão ruim a espera.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário