Steam implementa mudança que facilita a aquisição de jogos gratuitos

A Steam soltou essa semana uma atualização na plataforma que facilita bastante adicionar jogos gratuitos e DLCs nas contas dos usuários.

A loja de jogos digitais de PC, Steam, soltou essa semana uma atualização na plataforma que facilita bastante adicionar jogos gratuitos e DLCs nas contas dos usuários. Essa mudança afeta principalmente a maneira como os usuários adicionam jogos na biblioteca.

Isso é uma grande vantagem para quem tem uma conta e usa a plataforma, já que existem muitos títulos e DLCs gratuitas para baixar. Anteriormente a essa mudança, a plataforma tinha algumas dificuldades para permitir que os jogadores adquiram jogos gratuitos.

É só adicionar e despreocupar

Steam implementa mudança que facilita a aquisição de jogos gratuitos

Para manter sua relevância e concorrer de frente com outras plataformas com a proposta de vender cópias digitais de jogos, a Steam deu início a um novo método de aquisição de jogos gratuitos que muda um pouco o processo, mas de maneira significativa.

Essa competição é importante para que a plataforma, que sempre foi considerada a primeira quando a questão são jogos de PC, consiga manter seu patamar em comparação à Epic e ao próprio Xbox Game Pass.

A Epic já tem se estabelecido como loja que dá jogos gratuitamente. Sendo assim, para garantir que essa fama não seja exclusiva e o processo de jogar gratuitamente seja descomplicado, a Steam está investindo em mudanças de qualidade de vida do usuário.

E uma das mudanças mais esperadas era a melhoria do sistema para adicionar jogos gratuitos na biblioteca do usuário. Isso porque na hora de adicionar os jogos na biblioteca você era obrigado e fazer o download, mesmo que não quisesse naquele momento.

Se não fizesse o download o jogo simplesmente desaparecia da conta dos usuários e precisaria passar pelo processo de aquisição novamente. Mas agora, com o novo botão de “Adicionar à Biblioteca” fica tudo muito mais fácil, sendo possível adicionar na biblioteca mesmo que você não vá baixá-lo de imediato.

Botão de adicionar à biblioteca

Agora, na loja da Steam, todos os jogos gratuitos por tempo limitado ou gratuitos ilimitadamente possuem um novo botão de Adicionar à Biblioteca. Esse botão vai listar o jogo na sua lista de games antes mesmo que ele tenha que ser baixado.

Infelizmente a plataforma só funciona para PC e, sendo assim, não são todos os jogos que acabam parando lá, principalmente se ele for feito pela Sony. Mas os que estão, agora poderão fazer parte da sua biblioteca sem medo de perdê-lo.

E, segundo os próprios usuários da plataforma, esse acaba sendo um ótimo recurso para economizar tempo e não precisar acessar telas de confirmação para realização de download.

Ninguém sabe ao certo porque a Steam demorou tanto tempo para implementar essa mudança, mas ao que parece foi a própria competição que criou a necessidade de manter os jogadores por perto, já que a Epic tinha essa opção, mesmo que um pouquinho bugada, desde sempre.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário