Steam: resolução em 8K chega na plataforma

Agora disponível na Steam, a resolução em 8K promete trazer muito mais realismo e detalhes para a sua gameplay. Da mesma forma, a novidade também promete trazer transmissões ao vivo em alta resolução.

Apesar de interessante, a novidade deve se limitar a um público bem pequeno. Isto é, a transmissão exige um equipamento apropriado não apenas para alcançar a resolução, como também para transmiti-la. No Brasil, são poucos os que têm acesso a ela.

Steam resolução 8k
Steam: resolução em 8K é novidade na plataforma (Imagem: Divulgação / Steam)

Steam: resolução em 8K é novidade

Logo depois de chegar à versão beta na Steam, a resolução em 8K está disponível também na função Remote Play. Ou seja, agora a plataforma permite ao usuário transmitir jogos do PC para a internet.

Em outras palavras, você consegue jogar com a resolução em uma TV ou dispositivo que tenha suporte a ela. Com isso, é possível notar que a Steam já está se preparando para a futura onde de aparelhos e dispositivos com maior resolução.

Mesmo com altos custos atualmente, a tecnologia tende a apresentar uma queda em custos de produção e preços de venda nos próximos anos.

Novidade ainda está em fase de testes

Apesar de disponível na Steam, a resolução em 8K ainda está em fase de testes. Isto é, a resolução só vai aparecer para usuários da plataforma estável.

Antes, a opção estava disponível apenas em beta, para testes e manutenções. A tendência é que, com o tempo, a opção esteja disponível para os demais usuários da plataforma.

De qualquer forma, para usufruir do 8K, é necessário contar com um dispositivo que aguente a resolução mais alta. Dessa forma, além de um hardware mais avançado, TVs e monitores de alta resolução também são necessários.

Mais novidades na Steam

Mas, além da resolução 8K, a plataforma de jogos também prepara mais novidades para os usuários. Na última atualização, por exemplo, foi introduzido o “Steam Remote Play Together URL”.

Em resumo, a funcionalidade é uma forma de compartilhamento fora da versão beta. Na prática, a funcionalidade permite que seus amigos possam enviar links para acesso aos jogos multiplayer, mesmo para quem não tem um PC ou conta na Steam.

Steam: resolução em 8K deve demorar a se firmar no Brasil

Por outro lado, ainda vale destacar que a resolução 8K na Steam deve demorar para se firmar no mercado brasileiro.

Isto é, como destacamos, a resolução exige, além de um dispositivo que transmita imagens com a alta resolução, um setup capaz de rodar jogos a 8K. Atualmente, a tecnologia exige um equipamento com nada menos do que uma placa de NVIDIA GEFORCE RTX 3090.

No Brasil, os valores para montar um setup a esse preço afastam a possibilidade de grande parte dos jogadores. Da mesma forma, para alcançar a resolução e mantê-la durante o jogo, é necessária uma conexão poderosa.

O recomendado para a transmissão em 8K é manter conectado ao dispositivo um cabo Ethernet. Além disso, uma banda menor do que 50 Mbps não vai dar conta do recado.

 

Aproveite também para seguir o Tech News Brasil no Twitter. Lá você fica por dentro de todas as notícias e novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento em primeira mão!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário