Stranger Things: Conheça o caso real que inspirou a 4ª temporada da série antes de assistir o volume 2

O volume 2 da 4ª temporada de Stranger Things chega á Netflix nessa sexta-feira (1) com os dois episódios finais do novo ano da série. Mas enquanto esse desfecho não é liberado uma pergunta: você sabia que parte da trama dessa temporada foi inspirada em algumas histórias reais acontecidas nos Estados Unidos durante os anos 80?

Calma, que não estamos falando que alguma cidadezinha de lá quase foi dominada por criaturas monstruosas vinda de um mundo obscuro. Não.

Os casos em que os irmãos Duffer se inspiraram e trouxeram para a história é muito mais humano, e até mais cruel, do que qualquer monstro de outro mundo.

Eddie e a histeria “satanista” nos anos 80-90

stranger-things-conheca-o-caso-real-que-inspirou-a-4a-temporada-da-serie-antes-de-assistir-o-volume-2

Pois é, o personagem que acabou sendo criado inspirado por história real nessa temporada de Stranger Things é Eddie, nosso amado metaleiro jogador de D&D.

Logo no começo da temporada conhecemos o veterano que acolheu Lucas, Mike Dustin quando esses entraram no ensino médio e que além de mais um nerd apaixonado por RPG, também é um fã incorrigível de heavy-metal.

Aliás, o personagem tem esse traço roqueiro tão forte que o icônico colete que ele usa por cima de suas roupas pertenceu à lenda do heavy-metal Dio, e foi emprestado para a produção da série pela esposa do músico falecido em 2010.

Quando as investigações pelas mortes bizarras que estão acontecendo em Hawkings começam, Eddie acaba se tornando o principal suspeito, e não apenas porque o corpo de Chrissy é achado no trailer do rapaz.

Desde o início ficamos sabendo da imagem ruim que muitos alunos e outros moradores da cidade fazem de Eddie, a maior parte motivado por seu estilo de vestir e por seus gostos “peculiares”. Dessa forma, após o discurso fanático de Jason na frente de toda a cidade sobre a “culpa” do garoto pelas mortes, a maior parte das “pessoas de bem” partem em uma verdadeira caçada pelo “adolescente satânico”.

Acontece que, nos anos 80 tanto os jogos de RPG cheios de monstros e criaturas místicas, quando o rock e suas vertentes eram tidas como “coisa do Diabo”, e durante vários anos falsos relatos de possessões, cultos de sacrifício satânico e outros absurdos tomaram o país e acabaram gerando picos de histeria em várias cidades.

Essas fake news da época acabaram rendendo diversos casos de injustiça contra pessoas que gostavam desses passatempos, incluindo o caso que inspirou o arco de Eddie na série.

O caso do “Trio de West Memphis”

Eddie, da 4ª temporada de Stranger Things, acabou sendo inspirado principalmente pelo caso conhecido como O Trio de West Memphis, ocorrido em 1993.

Um exemplo claro de puro preconceito e histeria popular pela onda de “medo do satânico”, três garotos “diferentes” com gostos por filmes e livros de terror, e fãs de heavy metal acabaram sendo tidos como os principais suspeitos pela morte de três crianças.

Acusados de matarem as vítimas em supostos “rituais de sacrifício”, nenhum indício real ou evidência física dos garotos foram encontradas na cena do crime. No entanto, a opinião pública já havia culpabilizado os garotos antes mesmo de seus julgamentos. Dessa forma, um deles, Jessie Misskelley Jr., acabou confessando o crime após um demorado interrogatório policial.

Mais tarde ficou claro que Misskelley foi coagido pelos policiais a fazer uma confissão falsa, com as autoridades se aproveitando da condição de intelecto-limítrofe do adolescente. Análises de seus depoimentos comprovaram que o relato do jovem não batia com as evidências do crime. Para além disso, os alibis dos três foram comprovados.

Mesmo com indícios de erros na investigação do caso, e que os garotos não eram os assassinos, os três acabaram sendo considerados culpados pelo tribunal em 1994. Com isso, o mais velho, Damien Echols,  acabou sendo sentenciado à morte, e os outros dois, Misskelley Jason Baldwin,  pegaram penas de prisão perpétua.

A injustiça com os garotos fãs de metal do Memphis só foi corrigida em 2011.

Em 2007 novas evidências forenses do caso foram encontradas, e na declaração da equipe de investigação da defesa foi declarado que além do DNA das vítimas haviam outros materiais genéticos presentes na cena do crime, no entanto, nenhum batia com o material dos réus condenados.

Dessa forma, em 2010 o caso foi reaberto, e além das provas de DNA que isentavam o trio da culpa, foi concluído que na época do julgamento houve conduta indevida por parte dos jurados do caso. Com isso em 2011, o trio tinha material suficiente para afirmar sua inocência e acabaram sendo liberados após cumprirem sentença de mais de 18 anos de prisão.

Apesar de esse ter sido o caso no qual a história de Eddie foi inspirada, outro caso semelhante com condenações por motivos de preconceito e coerção policial também foi exibido no famoso documentário da Netflix, Making a Murder, e também pode ter sido usado como base para o personagem.

CONFIRA Também:

Elementos do novo pôster de “Stranger Things” geram especulações entre os fãs; quem pode morrer?

O volume 2 da 4ª temporada de Stranger Things estreia nessa sexta-feira dia 1 a partir das 5 horas da manhã, horário de Brasília.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar