Suporte para SSD no PS5 pode chegar em junho

Apesar de toda demora, o suporte para a extensão do SSD no PS5 pode finalmente estar chegando. Segundo notícias, a tendência é que a Sony garanta o suporte para o complemento de memória externa ainda em junho deste ano.

Com isso, uma das poucas diferenças que o PlayStation 5 tinha em comparação ao Xbox Series X pode chegar ao fim. O armazenamento interno, aliás, é um pedido antigo dos jogadores, e vem desde o lançamento oficial do console. Saiba mais!

Suporte para SSD no PS5
Suporte para SSD no PS5 chega em junho (Imagem: Reprodução / Unsplash)

Suporte para SSD no PS5

Mesmo sem ainda contar com o suporte à expansão do SSD no PS5, a Sony viu as vendas do seu novo console dispararem. Tanto é que, atualmente, o estoque do videogame está baixo em todo o mundo.

Mas isso não significa que os jogadores não sintam falta do suporte para armazenamento interno. O ponto, aliás, é um dos mais criticados por quem já comprou o console. Em comparação com o Xbox Series X, essa era uma das poucas vantagens de fato para o console da Microsoft.

Contudo, ao que tudo indica, a Sony está prestes a igualar também esse fator. Segundo notícias, a expectativa é que a empresa ative a interface extra para SSD do console no segundo semestre deste ano.

Aumento na capacidade de armazenamento

Atualmente, o PlayStation 5 conta com cerca de 667 GB disponíveis de capacidade SSD para armazenamento de jogos, aplicativos e expansões.

Contudo, grande parte dos títulos que rodam no console não possuem menos de 40 GB, o que impede o armazenamento de vários games ao mesmo tempo.

Mas a solução desse problema chega com o suporte para SSD no PS5. Segundo a Bloomberg, fontes do mercado afirmam que a compatibilidade com um slot de expansão SSD M.2 chega com a atualização de firmware, que acontece em junho.

Ou seja, além de uma maior capacidade de armazenamento, o console também terá uma atualização para deixar as ventoinhas mais rápidas, auxiliando na prevenção de um superaquecimento.

Promessa antiga da empresa

A suporte para SSD no PS5 é uma promessa antiga da Sony. Quando do lançamento do seu novo console, a empresa deu a entender que, em algum ponto, os consumidores seriam capazes de expandir a memória do console.

Dessa forma, a chegada do suporte para um segundo SSD M.2, usando o compartimento de expansão que já está presente no PS5, era mais do que prevista.

Por outro lado, ainda falta revelar qual a lista de drivers compatíveis e aprovados para funcionar junto ao console. Assim, até lá, os consumidores permanecem com os 667 GB de armazenamento que o console já tem.

Só para se ter ideia, o número representa 200 GB a menos em comparação com o drive SSD do Xbox Series X. O console da Microsoft, com o qual a Sony compete, é vendido com 885 GB disponíveis para uso.

Suporte chega sem limitações para armazenamento de mídia (Imagem: Reprodução / Unsplash)

Suporte para SSD no PS5: sem limitação

Outra novidade que chega com o suporte para SSD no PS5 é a não limitação para arquivos que podem ser armazenados externamente.

Isto é, o PlayStation 5 até conta com suporte para arquivos externos via drive USB conectado. Mas apenas jogos mais leves, de PS4, podem ser reproduzidos dessa forma.

Assim, a chegada do suporte representa também o fim dessa limitação, possibilitando que o jogador também possa salvar jogos da nova geração para rodar no console.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário