Teste de Velocidade Copel – Como usar, para que serve?

Cada vez mais comum e acessível a internet começa a deixar de ser um luxo e passa a ser uma necessidade. São milhares de pessoas que dependem dessa tecnologia para estudar, trabalhar e manter contato com amigos e família. Além de tudo a internet é um grande centro de informações infinitas que pode ajudar com praticamente qualquer desafio da vida.

Apesar disso nem sempre a internet funciona do jeito como esperamos que funcione. São muitos os motivos que podem implicar em um mau funcionamento: o modem, os cabos, o dispositivo que usa a internet e até mesmo complicações técnicas no distribuidor de rede.

Felizmente existem algumas ferramentas que podemos utilizar para saber se a internet está do jeito que deveria chegar. A mais simples de usar, e que pode trazer algumas informações da qualidade e velocidade da internet, é o Teste de Velocidade Copel.

Como utilizar o Teste de Velocidade Copel

Primeiramente é preciso ressaltar que o teste de velocidade precisa necessariamente que a internet esteja funcionando. Se a sua internet simplesmente não está dando sinal de vida e os dispositivos não conseguem utilizá-la, contate a sua operadora por telefone para informar o problema.

Agora se a sua internet parece estar lenta ou não funcionando direito, o Teste de Velocidade será útil, e pode identificar algum tipo de problema com a velocidade contratada. Siga o passo-a-passo a seguir para testar a velocidade da sua internet:

  1. Acesse o navegador com a internet ligada. O mais indicado aqui é que o seu dispositivo esteja conectado no modem através de um cabo de rede. Isso porque o sinal de internet via cabo é muito mais estável e confiável do que o sinal de Wi-Fi;
  2. Feche ou desligue qualquer outro dispositivo que esteja utilizando a internet, Isso vale também para aplicativos abertos no computador ou notebook em que será realizado o teste. Tais dispositivos e aplicativos podem interferir na ferramenta e não realizar a contagem de velocidade corretamente;
  3. Com o browser aberto acesse o seguinte link do Speed Test Copel
  4. Quando a página carregar será possível visualizar algumas dicas que já passamos aqui, como conectar o dispositivo em um cabo de rede e fechar todos os aplicativos que possam estar consumindo internet.
  5. Descendo a página será possível visualizar um grande botão laranja escrito “Iniciar”. Se todos os passos acima foram seguidos com precisão, basta clicar no botão e aguardar. O teste leva alguns segundos para ser completado.
  6. A primeira parte do teste calculará a velocidade de Download da sua internet. Isso quer dizer que o teste pega quantos MegaBytes por segundo (Mbps) a sua internet é capaz de baixar. O ponteiro de velocidade na esquerda indicará, em tempo real, a velocidade da internet durante o teste. No final dessa parte o número final de Mbps da banda estará registrado no campo “Download”;
  7. Assim que a primeira parte for completada e a velocidade de Download for estabelecida o teste então começará a medir a capacidade de Upload da internet. Isso diz respeito à quantidade de Mbps que a sua internet é capaz de enviar para os servidores, ao contrário do Download. A velocidade de Upload é sempre menor que a de Download.

Entendendo as informações do Teste

No final do teste de velocidade o site informará quatro campos de dados com os resultados. Esses campos indicarão os valores de velocidade de Download e Upload, assim como o Ping e o Jitter. Para entender o que cada uma dessas informações significa confira a lista a seguir:

  • Download: É a capacidade, medida em MegaBytes por Segundo (Mbps), de dados que a sua internet consegue trazer dos servidores externos, como sites e locais de armazenamento, para o dispositivo. Isso serve para qualquer tipo de informação, sejam arquivos, imagens ou vídeos.
  • Upload: É a capacidade, também medida em Mbps, de dados que a sua internet consegue levar do seu dispositivo para os servidores externos. Enquanto o Download recebe, o Upload envia as informações. A velocidade de Upload é, na maioria dos casos, menor do que a de Download por motivos de uso, onde, em bandas comuns, se utiliza muito mais o Download.
  • Ping: De forma simplificada o Ping registra o tempo de transmissão de um pacote de dados entre o servidor e o dispositivo. Se o seu valor de Ping está acima dos 100ms a internet sofrerá instabilidade. O ideal é que o ping esteja abaixo dos 30ms;
  • Jitter: Já o Jitter é uma forma de calcular inconsistências na transmissão de dados da internet. Ele também é um indicador de qualidade mas dificilmente apresenta problemas. Se o número de Jitter está abaixo de 30ms está tudo certo.

Caso algum dos valores indicados pelo teste estejam anormais ou indiquem problemas com a conexão, o melhor a se fazer é entrar em contato com a operadora e requisitar ajuda técnica para resolver o problema.

O Speed Test Copel é o teste de velocidade de banda mais indicado pela qualidade dos valores e a precisão com que indica instabilidades. Existem outros testes na internet que também podem ser utilizados.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário