Como ganhar dinheiro com o TikTok? Entenda como funciona

Nem todos sabem, mas não só é possível, como também é super comum ganhar dinheiro com o TikTok ou com outras redes sociais.

Entretanto, não é tão simples assim se tornar um influenciador digital e começar a efetivamente lucrar com o TikTok. Como todo projeto, o interessado precisa se dedicar e investir bastante a fim de tornar este sonho em realidade.

A seguir, vamos mostrar como fazer para ganhar dinheiro com o TikTok. Já adiantamos, entretanto, que não tem fórmula mágica: esteja preparado para se dicar bastante!

Primeiramente, construa uma base sólida de seguidores

Antes de efetivamente começar a lucrar com o TikTok, você vai precisar construir uma base sólida de seguidores. Afinal, nenhuma marca vai querer anunciar com você, por exemplo, caso você não tenha um bom número de seguidores.

Nos primeiros meses, portanto, você deve investir em crescer o seu número de seguidores. Para isso, poste vídeos com bastante frequência, faça parcerias com outros tiktokers, faça uso das principais hashtags do momento etc.

Nessa etapa, é importante que você crie uma identidade própria para o seu perfil no TikTok. Ou seja, defina qual vai ser o seu tipo de conteúdo. Você vai focar em humor? Em entretenimento?  Em moda? Como você quer que o seu público e as empresas te vejam e te conheçam?

TikTok
(Photo by Solen Feyissa on Unsplash)

Também é importante que você sempre tenha em vista o seu público alvo. Que tipo de seguidores você quer atrair para o seu perfil? E também que você mantenha a consistência. Ou seja, nada de mudar o tema dos seus vídeos de uma hora para a outra.

Quando você já tiver uma boa base de seguidores e uma média de views consistente, aí sim você já pode começar a pensar em ganhar dinheiro com o TikTok.

Maneiras de se ganhar dinheiro com o TikTok

Se você já tiver, como comentamos acima, uma base sólida e fiel de seguidores e uma boa média mensal de visualizações, você já pode começar a pensar em ganhar dinheiro com o TikTok. Para isso, há algumas maneiras diferentes. Confira a seguir algumas delas.

  • Você também vai gostar: Hashtags no TikTok – como funcionam e como descobrir as melhores!

Atuar como influenciador digital

Sendo um(a) influenciador(a) digital, você pode conseguir patrocínios e parcerias com marcas famosas.

Por exemplo, se o seu perfil no TikTok é focado em maquiagem ou algo do gênero, marcas famosas de produtos de beleza podem anunciar com você. Dessa forma, você apresenta o produto da marca para os seus seguidores, e a marca, em troca, te paga um determinado valor pela propaganda.

Quanto mais você se profissionalizar como influenciador(a), mais vai chamar a atenção de grandes empresas. Em determinadas épocas do ano, inclusive, as campanhas aumentam bastante.

Por exemplo, próximo do Natal, é comum empresas de decoração ou de comidas típicas natalinas (como marcas de panetone) procurarem influenciadores digitais para anunciarem seus produtos.

Entretanto, é importante que você não torne seu perfil apenas um perfil de propaganda. Do contrário, você pode acabar perdendo parte de seu público. O que consequentemente vai fazer com que as empresas percam o interesse em você.

Virar um consultor especializado em TikTok

Se você ganhar bastante experiência com o TikTok e compreender tudo o que é necessário para tornar famoso um perfil criado do zero, você pode começar a fazer consultoria especializada.

Acredite: há quem pague por um conteúdo deste tipo. A consultoria pode ser tanto particular quanto por meio de cursos e vídeo-aulas pagas.

  • Você também pode gostar: TikTok Business – Como funciona o ADS do TikTok?

Entretanto, é preciso tomar um certo cuidado: tenha certeza de que você está preparado para se tornar um consultor. Do contrário, você pode acabar manchando sua reputação ao dar dicas furadas. Há uma grande diferença entre fazer acontecer e e ensinar os outros a fazerem o mesmo.

Conseguir doações em lives

Assim como acontece em outras plataformas, como na Twitch, no YouTube, no Instagram ou no Facebook, ao fazer lives, é possível fazer com que seus seguidores façam doações para você.

Para isso, há, no TikTok, uma espécie de moeda virtual que os usuários podem comprar para recompensar seus influenciadores favoritos.

Entretanto, é preciso ter certo tato: nada de chegar já implorando por doações. É preciso que seus seguidores gostem do seu conteúdo e se sintam motivados a doar para você.

Fato é que, quanto mais seguidores você tiver e mais lives você fazer no TikTok, maiores são as chances de você ganhar doações.

Criar uma marca própria

Este método é recomendado apenas para aqueles que já alcançaram uma base muito grande de seguidores. Para estes, criar uma marca própria pode ser um excelente negócio.

Afinal, o influenciador vai poder usar o seu próprio perfil para anunciar seu produto a milhões e milhões de seguidores. Entretanto, é preciso já ter, além de seguidores, um bom conhecimento de empreendedorismo.

Outra coisa que o criador pode fazer é investir na produção de algum produto próprio. Como, por exemplo, produzir camisetas, escrever um livro etc.

Ajudar outros tiktokers com seus conteúdos

Um método pouco conhecido de se ganhar dinheiro com TikTok é ajudando outros criadores com seus conteúdos. Por exemplo, sugerindo pautas, ajudando com roteiros, organizando as ofertas de patrocínio, respondendo os seguidores etc.

Geralmente, influenciadores digitais com milhões e milhões de seguidores não dão conta de fazer todas essas coisas sozinhos. É comum, portanto, eles contratarem um, dois ou mais ajudantes.

Obviamente, você vai precisar já ter uma boa noção de como funciona o TikTok. Quanto mais experiência e conhecimento você tiver, melhor!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário