137 Disparos: novo documentário da Netflix mostra um dos mais revoltantes casos de violência policial dos EUA

O documentário ‘137 Disparos’ chegou hoje ao catálogo da Netflix, como um dos lançamentos do mês de dezembro de 2021. A empresa de streaming descreve 137 Disparos como um olhar para o escrutínio enfrentado pela aplicação da lei “enquanto os americanos exigem justiça após a violência policial ceifar várias vidas de negros”.

Nesta matéria do Tech News Brasil, você conhece todos os detalhes do documentário que acabou de estrear na plataforma de streaming e fica sabendo se vale a pena ou não assistir 137 Disparos. Confira!

Do que trata o documentário 137 Disparos, que chegou à Netflix?

Em 29 de novembro de 2012, no nordeste de Ohio, na cidade de Cleveland, aconteceu uma tragédia que agora chegou à Netflix por meio de uma uma produção documental. No caso, estamos falando dos tiroteios, da autoria de 13 policiais locais, que tiraram a vida da mulher de 30 anos, Malissa Williams, e do homem de 43 anos, Timothy Russell.

As mortes se deram após uma perseguição de duração de 22 minutos, que aconteceu por 23 milhas, do centro de Cleveland até a Heritage Middle School, em East Cleveland.

Quando os policiais conseguiram encurralar o veículo em que os dois suspeitos se encontravam, houve 137 disparos desferidos pela equipe policial. Porém, quando os corpos dos suspeitos foram removidos do veículo, não se encontrou nenhuma arma, nem mesmo cápsula de bala.

O caso chamou a atenção e chocou os EUA na época, e agora, nove anos após o ocorrido, a história tem a oportunidade de chocar o mundo inteiro, sendo distribuída mundialmente pela Netflix. O documentário, que critica a forma como a polícia norte-americana aplica a lei contra os cidadãos, em especial contra os negros, traz detalhes sórdidos das investigações do caso.

No documentário de 1h 42min de duração, são apresentados o ex-promotor Timothy McGinty, o ex-presidente da Associação dos Patrulheiros da Polícia de Cleveland, Steve Loomis, a jornalista local Connie Schultz e a mãe de Tamir Rice, Samaria Rice.

A seguir, confira a sinopse da produção original da Netflix, dirigida por Michael Milano, que estreou nesta quarta-feira (15) no serviço de streaming:

Neste documentário, a polícia enfrenta escrutínio enquanto os americanos exigem justiça depois que a violência policial ceifa várias vidas de negros em Cleveland.

Confira também:
Gosta de séries de serial killer? Pois conheça a nova série policial da Netflix!

Afinal, vale a pena assistir 137 Disparos na Netflix?

Sim, com certeza vale a pena conferir o documentário produzido pela Netflix, que trata de um dos casos mais chocantes que aconteceram ao longo do ano de 2012. Um dos principais motivos para isso é que a empresa de streaming não poupa esforços em apontar para a crueldade de que as autoridades norte-americanas se valem para a aplicação da lei.

Além de se preocupar em investigar o caso acontecido 9 anos atrás, escancarando o caso em questão da forma como pode enquanto evidencia a maneira como a polícia estadunidense lida com aqueles tidos como foras da lei, o documentário produzido pela Netflix dá ênfase à forma como pessoas negras são os principais alvos da crueldade daqueles que se dizem defensores da lei e, acima de tudo, protetores da sociedade.

Em meio a esse cenário, 137 Disparos também mostra a impunidade das autoridades, uma vez que Michael Brelo, um dos policiais envolvidos e que chegou a ser acusado por crime culposo na ocasião, foi absolvido por um juiz do condado de Cuyahoga das acusações em 23 de maio de 2015.

Em linhas gerais, o documentário que foi lançado hoje é um grande choque de realidade sobre a forma como a lei é aplicada nos EUA — bem como em outros lugares ao redor do mundo — e, por isso, merece a atenção dos assinantes da Netflix.

Gostou de conhecer todos os detalhes de 137 Disparos, novo documentário que estreou hoje (15) no catálogo da Netflix? Pois confira também:
Estreia Netflix | Conheça ‘A Mão de Deus’, novo drama italiano que promete ser um dos melhores do ano

Elouise LopesGraduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e em Marketing Digital. Amante de filmes de ação com protagonista feminina e fã de café à meia-noite.
Fechar