Total War: Warhammer 3 | Impressões e análise

Conheça um pouco mais sobre o novo Total War: Warhammer 3

Lançado no mês passado, o novo título da série de jogos de estratégia da Creative Assembly, Total War: Warhammer 3 promete uma nova sequência de acontecimentos do universo de Warhammer.

Nessa distopia estratégica, você controla uma das dezenas de facções e raças que populam o mundo antigo de Warhammer, combatendo as forças do caos e sobrevivendo o máximo possível.

Desde que foi lançado, o jogo trouxe uma continuação bastante fresca para a sequência, que começou meio mal com o primeiro jogo e foi melhorando ao longo dos lançamentos. No mais recente título, uma série de melhorias de qualidade de vida foi implementada, além de novas raças e facções, mapas, missões e muitos perigos.

Se você quer conhecer um pouco das primeiras impressões do jogo, assim como uma amostra da experiência de jogo, confira o artigo a seguir.

Primeiras impressões

Total War WARHAMMER 3 impressões e análise

A primeira coisa que se destaca nesse recente título de Total War é o cuidado que os desenvolvedores tiveram na hora de introduzir novos jogadores às principais mecânicas.

Para quem já teve a experiência de jogar qualquer Total War, sejam os mais antigos com temáticas históricas ou os mais recentes de fantasia e ficção, sabe que as mecânicas podem ser um pouco sufocantes.

E aí entra o diferencial da série Total War, em relação a outros jogos de grande estratégia ou estratégia em tempo real: Não é somente uma campanha como um grande jogo de tabuleiro, mas também é preciso entender e controlar suas unidades em batalhas em tempo real.

Sendo assim, não basta entender como controlar suas províncias, investir em tecnologias e melhorias, e garantir o bem estar da população. Além disso, ainda é preciso entender das unidades, estratégias e controles do campo de batalha.

O tutorial do jogo chega para mitigar essa ansiedade. Com uma história envolvente, mecânicas simplificadas mas ainda importantes e uma relativa facilidade em dar continuidade ao seu controle territorial, a campanha de tutorial prepara, e muito bem, novos jogadores para a experiência completa.

Além disso, o jogo conta com uma tradução 100% em português, com descrições, história, falas e legendas localizadas.

Gráficos

Como todo jogo recém lançado, o Total War: Warhammer 3 veio com melhorias gráficas significativas. Isso quer dizer que o jogo está muito bem polido, com efeitos de partícula bem modernos e um mapa mundi de dar inveja nos outros games da série.

Infelizmente isso também quer dizer que o jogo está mais pesado. Mesmo com uma otimização bem presente, e opções gráficas que facilitam o ajuste para qualquer tipo de computador, ele é um jogo bem exigente para a placa de vídeo e as memórias.

Jogabilidade

Os jogos da sequência Total War são famosos pela sua vastidão. São muitas mecânicas, muitos textos de efeito e descrições para ler, além de muita prática para conseguir lidar com o combate de uma maneira ágil e efetiva.

Apesar disso, existe uma presença bem maior, quando olhamos pros outros jogos, de elementos facilitadores e de qualidade de vida, como sistemas e mecanismos de jogo simplificados.

E para quem já tem uma familiaridade com o jogo, vai gostar de saber do incremento de conteúdo realizado pelos desenvolvedores. São várias facções e raças novas, um novo inimigo, missões, assentamentos, sistemas de passagem de turno e diplomacia, além da quantidade absurda de eventos que podem acontecer dependendo da sua facção e da sua localização no mapa mundi.

Isso tudo sem comentar a história, que gira ao redor da facção humana de Kislev, inspirada nas antigas civilizações russas do leste europeu. Tudo começa ao controlar essa facção no tutorial, que explica a busca pelo antigo deus Ursun, capturado por um demônio do caos.

Seu objetivo, jogando com Kislev, será buscar pistas do desaparecimento do antigo deus, assim como coordenar uma grande campanha de resgate, para salvar o deus urso das garras do caos.

Se você ficou interessado, pode conseguir a sua cópia agora mesmo em qualquer plataforma de compras de jogos. As cópias virtuais do Total War: Warhammer 3 estão saindo por R$ 250,00 reais, um pouco salgado.

Mas se você já tem uma assinatura do serviço de jogos da Xbox, o Xbox Game Pass, pode ficar tranquilo que o jogo está incluso e pode ser jogado completamente grátis. Só prepara o HD que o jogo é enorme, com mais de 140Gb de armazenamento necessários.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário