Precisa transformar uma foto em um documento PDF? Veja como

Como os PDFs são um formato padronizado e muito utilizado, é importante saber como criar, configurar e editar um PDF. Atualmente saber lidar com documentos digitais se torna uma parte importante da rotina de trabalho e até da vida pessoal de quem vive nesse mundo digital e interconectado. E parte disso é saber como transformar uma foto em um PDF.

PDFs ou Portable Document Format (Formato de Documento Portátil) são documentos digitais que surgiram com a proposta de criar um formato universal de documentos que pudesse ser utilizado por computadores, dispositivos celulares e muito mais, independente do software ou do sistema operacional.

Eles possuem uma característica muito importante para a troca de informações do mundo moderno: São padronizados para que seja possível utilizar esse formato em qualquer lugar e ainda ter resultados confiáveis e um compartilhamento efetivo da informação.

Se você quer saber como transformar uma foto em um documento de PDF, confira os passos a seguir.

Por que um PDF?

Veja como transformar uma foto em um documento PDF

O formato de PDF foi criado pela Adobe e seu inventor, Dr. John Warnock. Assim que começou a se popularizar, a ISO ou International Organization of Standardization (Organização Internacional de Padronização), padronizou o formato e oficializou esse modelo de documento digital para ser usado mundialmente.

Um PDF pode conter imagens, tabelas, links, vídeos, áudios, formulários e até campos de preenchimento. Além disso, o software permite que documentos de PDF sejam assinados eletronicamente, diminuindo o uso de papel impresso pelos escritórios e empresas do mundo e ajudando a causa do desperdício, do desmatamento e da poluição.

Os PDFs transformam grandes aglomerados de informação em modelos mais compactos, sem perder a qualidade. E isso tudo com a informação organizada e até ferramentas para que se possa editar e configurar o documento.

Como transformar uma foto para um documento PDF?

Existem muitas maneiras de realizar esse processo e criar um novo documento PDF contendo imagens. O método que vamos mostrar aqui utiliza a ferramenta da própria Adobe, criadora do PDF, sendo assim, considerado o método mais seguro para tal.

Infelizmente, essa ferramenta, o Adobe Acrobat DC, é uma ferramenta paga. Apesar disso, o serviço disponibiliza, como a grande maioria de softwares pagos hoje em dia, um período de teste grátis de sete dias. Se a sua demanda for algo pontual, sem muita frequência para o uso, pode ser legal utilizar o período de testes.

Enfim, para saber como transformar uma foto em um documento PDF, siga os passos a seguir:

Passo 1

Acesse o site da Adobe neste link. Você será direcionado à ferramenta online, diretamente pelo browser, que permite que você transforme a imagem em PDF. Assim que você chegar no site, procure pelo campo grande que fica logo no topo da página.

Passo 2

Nesse campo, você verá um botão azul bem grande dizendo “Select a file” (Selecione um arquivo). Aperte o botão e, na tela que vai aparecer, procure e selecione o arquivo de imagem que deve estar armazenado em algum lugar do próprio dispositivo.

Lembrando que o formato de arquivo da imagem deve ser preferencialmente um PNG ou um JPG. Outros formatos podem funcionar mas não é garantido.

Você também pode colocar os arquivos de imagem no site da Adobe simplesmente arrastando o arquivo da pasta, diretamente para o campo pontilhado que tem o botão que acabamos de utilizar.

Passo 3

Pode parecer simples demais mas o seu PDF estará pronto assim que você selecionar o arquivo. Quando o arquivo chega no sistema de conversão para PDF ele converte imediatamente e, assim, seu PDF estará pronto assim que o processo de conversão terminar, não é preciso apertar nada.

Passo 4

Depois que a conversão acontecer, você verá um botão de “Download File” no mesmo lugar que antes tinha o botão para escolher o arquivo. Esse botão vai permitir que você faça o download do arquivo em PDF para o seu dispositivo.

Fonte: Adobe

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário