Vai trocar o WhatsApp? Confira algumas dicas de segurança

Vai trocar o WhatsApp? Então é melhor saber quais os cuidados adotar na hora de buscar um mensageiro mais seguro.

Devido algumas mudanças drásticas em sua política de privacidade, o WhatsApp vem perdendo usuários nos últimos dias. Com isso, muita gente está migrando para outros aplicativos.

Mas para isso, o ideal é adotar alguns cuidados antes de começar a utilizar outro aplicativo. Sendo assim, para te ajudar a trocar o WhatsApp, separamos aqui algumas dicas de segurança. Confira!

Trocar o WhatsApp
Vai trocar o WhatsApp? Confira algumas dicas de segurança (Imagem: Divulgação)

Trocar o WhatsApp: dicas de segurança

Com a recente decisão de obrigar os usuários a compartilhar dados pessoais com outras plataformas que fazem parte do Facebook, muita gente resolver trocar o WhatsApp.

Com isso, a busca por alternativas ao mensageiro aumentou consideravelmente nos últimos dicas. Mas para isso, o ideal é adotar alguns cuidados e seguir algumas dicas de segurança.

Opções que priorizem a privacidade

Uma das dicas na hora de trocar o WhatsApp por outro app de mensagem é priorizar apps que invistam em segurança de informações. E como saber se o app escolhido faz isso?

Em resumo, o mensageiro deve contar com alguns recursos como:

  • autenticação via ID único
  • senha
  • segundo fator de autenticação
  • criptografia ponta-a-ponta, e
  • verificação da veracidade de contatos.

Com isso, você já tem um aplicativo seguro para trocar mensagens sem medo de ter sua privacidade violada.

Utilize ferramentas de avaliação

Além disso, para te ajudar a trocar o WhatsApp, outra dicar é fazer uso de ferramentas que avaliem a segurança do app escolhido.

Por exemplo, o Secure Messaging Apps Comparison analisa as mais diferentes características dos aplicativos.

Dessa forma, você pode ter uma ideia mais ampla sobre a segurança e benefícios do app de mensagens que deseja usar. Só para exemplificar, segundo a análise da ferramenta, aplicativos como Signal e o Threema sãoo mais seguros que o WhatsApp.

Trocar o WhatsApp: alternativas com mais segurança e privacidade

Mas não basta saber quais as dicas seguir na hora de trocar o WhatsApp. O ideal é ter algumas opões de aplicativos para usar.

Sendo assim, para te ajudar, separamos algumas opções de mensageiros que são uma boa alternativa ao aplicativo do Facebook. Confira!

Trocar o WhatsApp: Signal
Signal (Imagem: Divulgação)

Signal

Em primeiro lugar temos o Signal. O aplicativo viu sua popularidade subir nos últimos dicas, especialmente após comentários de figurar públicas, como Elon Musk.

Mas isso não foi à toa, já que o app conta com várias vantagens em relação ao WhatsApp, especialmente em termos de segurança.

Fácil de usar, o aplicativo oferece, basicamente, os mesmos recurso, como chamadas de voz e vídeo. Além disso, ele possui versões para desktop, facilitando o uso também no computador.

Telegram (Imagem: Divulgação)

Telegram

Em seguida, outra opção para quem deseja trocar o WhatsApp é o já conhecido Telegram. O app baseado em nuvem tem um funcionamento em múltiplas plataformas, além de empregar software de código aberto e criptografia de ponta a ponta.

Mas vale lembrar que a criptografia deve ser ativada manualmente pelo usuário, o que ainda é motivo de criticas ao app.

Wire (Imagem: Divulgação)

Wire

Apesar de menos conhecido por aqui, o Wire é mais uma opção segura para você que vai trocar o WhatsApp por outro aplicativo.

Isto é, protegido por leis europeias de retenção de dados, o Wire garante uma segurança maior aos usuários. Além disso ele possui capacidade de uso em 8 dispositivos simultaneamente.

Por meio você também pode otimizar tamanhos de arquivos para facilitar o compartilhamento. Contudo, os principais benefícios são exclusivos da versão paga.

Threema (Imagem: Divulgação)

Threema

Por fim, outra opção na hora de trocar o WhatsApp é o Threema. Um dos melhores aplicativos em termos de segurança, o app traz um avanço na privacidade. Nele as informações, com listas de contatos e informações de grupos, são armazenadas diretamente no celular.

Com isso, além da criptografia de ponta a ponta para todos os tipos de mensagens, o app também permite possível verificar contatos através de QR codes.

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de ocultar chats específicos e protegê-los com senha.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário