Fauda: Tudo o que você precisa saber sobre a série que é sucesso na Netflix

A mais nova aposta da maior plataforma de streaming do mundo é a série israelense. Aqui você confere tudo sobre a série Fauda.

Tudo sobre a série Fauda

A série de drama político do ano de 2015 conta com 3 temporadas. A trama regressou recentemente à Netflix e tem tudo para ser o novo sucesso da maior plataforma de streaming do mundo. A seguir, você confere tudo sobre a série Fauda’.

Essa é uma criação de Avi Issacharoff e Lior Raz, que sofreram ao tentar vender a ideia, pois ninguém da indústria cinematográfica demonstrou interesse em tocar a produção. Mas os criadores levaram a melhor, porque a trama foi aclamada pelo público e pela crítica. Após sua estreia em 2015 na emissora Yes, tornou-se uma produção original Netflix, em 2016.

Nas próximas linhas, o Sobre Sagas te ajuda a entender por que se fala tão bem dessa série de televisão. Confira tudo que você precisa saber sobre a série de nome Fauda!

Enredo de “Fauda”

Enredo da série Fauda
Imagem: Divulgação/Yes Oh

Em andamento desde 2010, a trama de Fauda (“caos”, em tradução) acompanha os dois lados dos conflitos entre Israel e Palestina. Doron, que é o comandante das Forças Especiais de Israel, e sua esquipe adentram os territórios palestinos infiltrados e disfarçados, à procura do combatente do Hamas, Abu-Ahmed, um terrorista dado como morto 18 meses antes.

Enquanto isso, Abu-Ahmed tenta escapar com sua família. Ao longo da trama, vemos as adversidades que Abu-Ahmed encontra durante sua eterna fuga do Estado de Israel, em uma rotina dramática e precária e também vemos pelo que os agentes israelenses têm de passar.

De modo geral, não dá para apontar um lado certo ou errado nessa trama, pois todos os personagens vivenciam diálogos e situações duras.

Elenco e equipe de “Fauda”

Quem já assistiu Hit&Run, outra série de origem israelense, conhece um dos rostos presentes em Fauda: o de Lior Raz. Em Fauda, o ator dá vida ao personagem Doron, um militar aposentado que tem de voltar ao seu posto após descobrir que o terrorista que supostamente matou está vivo. Para a composição do elenco, também contamos com o ator Hisham Suliman, que vive Abu Ahmad na trama e fez parte da série israelense de nome Belém.

Também temos, no elenco de Fauda, a presença de Shadi Mar’i, o qual interpreta um homem de confiança da equipe de Abu Ahmad. Ainda, no elenco temos a atriz francesa Laëtitia Eïdob, que participou há pouco tempo da produção recém lançada de título ‘Long Time no see’, como a Dra. Shirin O Abed.

O elenco de Fauda, em sua maior parte, domina o árabe e o hebraico, o que contribui ainda mais para o espetáculo que é a obra. A equipe de produção em si é formada por hebraicos e israelenses. Inclusive, as cenas foram gravadas na cidade de nome Kafr Qasim.

Série baseada em experiências reais

Como comentamos anteriormente, a série é uma criação de Avi Issacharoff e Lior Raz. O que não mencionamos até aqui é que esse caso raro de sucesso entre Israel e Palestina é baseada na experiência pessoal de seus criadores, em meio ao caos dos conflitos entre Israel e Palestina. Assim sendo, as cenas de horror são as mais próximas à realidade possível. Ou, pelo menos, a que seus criadores conhecem.

O que explica o sucesso da série entre os nativos desses lugares é a oportunidade de conhecer espaços que, antes, eles não conheciam. Ou seja, é uma oportunidade de ver o ponto de vista um do outro. Nesse mesmo embalo a série é, também, uma forma de escapismo. Afinal, trata-se de uma mera produção de televisão e não do mundo real.

Em Israel, a rotina é outra. Nesse sentido, as pessoas andam sempre preocupadas com a possibilidade de haver um novo confronto a qualquer momento. O terrorismo, então, não é só nas ruas, mas também é um terrorismo interno, pois todos vivem perturbados com qualquer assalto que pode se transformar em algo mais.

Aliás, a produção quase foi boicotada por causa disso, sob a justificativa de que “doutrinação racista que promove e legitimiza os crimes de guerra cometidos por esquadrões da morte do exército israelense”. Mas, claro, a tentativa não deu certo e a trama seguiu sendo um sucesso.

CONFIRA Também:
Manifest | Netflix salva série e confirma 4ª temporada

Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e em Marketing Digital. Amante de filmes de ação com protagonista feminina e fã de café à meia-noite.

Deixe seu comentário