Twitter é acusado de MENTIR sobre seu sistema de segurança; entenda a polêmica

Uma nova polêmica envolvendo o Twitter acusa a rede social de mentir sobre o seus sistema de segurança aos usuários

O Twitter, que já se envolveu em diversas polêmicas no passado, acabou de entrar em mais uma, dessa vez relacionada ao seu sistema de segurança, que não aparenta ser o que a rede social diz que é.

Veja a seguir tudo sobre a nova polêmica, que tem gerado repercussões não muito boas na rede social, envolvendo o Twitter.

Twitter está sendo acusado por ex-funcionário de mentir aos seus usuários

O ex-chefe de segurança da rede social, Peiter Zatko, fez diversas acusações contra o Twitter recentemente, alegando que o sistema de segurança e privacidade do aplicativo possui diversas falhas e brechas, que dão espaço para a espionagem, roubo e manipulação de informações dos usuários, ataques de hackers e espalhamento de informações falsas.

Os problemas no sistema se segurança da rede social foram informadas por Zatko em julho de 2022 para o Congresso dos EUA e diversos agentes federais. Além disso, ele também fez uma queixa no SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) também em julho, indicando esses mesmos problemas, com as acusações indo parar no Senado dos EUA.

Twitter é acusado de MENTIR sobre seu sistema de segurança; entenda a polêmica (Imagem: Jeremy Bezanger/ Unsplash)
Twitter é acusado de MENTIR sobre seu sistema de segurança; entenda a polêmica (Imagem: Jeremy Bezanger/ Unsplash)

Além disso, Zatko também acusou diversos membros executivos do Twitter, e o próprio CEO da rede social, Parag Agrawal, de negligenciarem e ignorarem os diversos problemas no aplicativo, como, por exemplo, subestimarem o perigo dos bots e do Spam na rede social.

Por fim, Zatko também acusou a plataforma de violar um acordo feito com a FTC (Comissão Federal de Comércio) no qual a rede social diz que se comprometia a cumprir e manter diversas medidas e padrões do seu sistema de segurança. Os documentos desse acordo possuem mais de 200 páginas.

Os problemas na rede social segundo Zatko

Zatko foi demitido pelo Twitter em janeiro de 2022, e, segundo ele, o motivo da demissão foi por ele não ter ficado em silêncio diante de todos os problemas que a rede social se negava a solucionar. Mas, de acordo com o aplicativo, Zatko foi demitido por conta de problemas de liderança e desempenho ruim durante o trabalho.

Acesso irrestrito às informações dos usuários

Segundo o ex-chefe, diversos funcionários da rede social possuem acesso irrestrito a uma série de informações de usuários, como senhas, e-mails, localização etc. Com cerca da metade de todos os funcionários da empresa, que é quase 7 mil, possuindo esse tipo de acesso, com supervisão precária sobre esses funcionários, que podem manipular e roubar essas informações, colocando os usuários em risco.

Usuários impossibilitados de cancelarem suas contas

Além disso, outro problema relatado por Zatko é o de que alguns usuários possuem dificuldade ao tentar encerrar suas contas, havendo casos em que eles nem conseguiram efetuar o encerramento, pois seus dados estão espalhados em diversos servidores, armazenados de forma desorganizada, impedido que suas contas sejam canceladas.

Métodos duvidosos de contagem de bots

Segundo Zatko, muitos executivos do Twitter recebem bônus de até US$ 10 milhões para aumentar os números da contabilidade de usuários, ou seja, aumentado o número de contas falsas da rede social, pois, segundo o ex-chefe, isso seria melhor do que tentar remover os bots do sistema, beneficiando os executivos.

Aliás, um dos motivos por Elon Musk ter desistido de comprar a rede social foi por causa da grande quantidade de bots existentes no sistema, pois, segundo o bilionário, um total de 20% de todas as contas presentes da rede social são bots, embora o Twitter negue esse número.

As repostas do Twitter sobre as acusações

Um porta-voz da rede social foi à CNN para responder a todas as acusações feitas por Zatko, as quais o porta-voz diz serem falsas sobre as políticas de segurança do aplicativo.

O CEO da empresa, Parag Agrawal, enviou uma carta aos funcionários na qual ele também explicava que todas as acusações feitas pelo ex-chefe não são verdadeiras.

Atualmente, o Twitter está sendo investigado pelo Congresso dos EUA para verificar se as acusações feitas pelo ex-chefe são verdadeiras ou não, com a rede social se negando a falar sobre o processo no Congresso.

É esperado que a rede social se pronuncie em breve sobre as denúncias feitas por Zatko. Por enquanto ainda não há como saber o que acontecerá de fato com o Twitter, e não há previsão para quando o caso estará encerrado.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Especialistas encontram 35 aplicativos na PlayStore que continham VÍRUS; veja a lista

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário