Twitter terá suporte a múltiplas chaves de autenticação

Com o suporte a múltiplas chaves de autenticação, o Twitter adicionou mais uma ferramenta de segurança aos seus usuários.

Agora, a rede social tem suporte para mais de uma chave de segurança para contas com a autenticação de dois fatores (2FA). As chaves estão habilitadas tanto para login na versão web quanto para o app para smartphones. Saiba mais!

Twitter terá suporte a múltiplas chaves autenticação
Twitter terá suporte a múltiplas chaves autenticação (Imagem: freestocks / Unsplash)

Twitter terá suporte a múltiplas chaves de autenticação

Apesar de não ser única opção de segurança de contas na rede social, com o suporte a múltiplas chaves de autenticação, o Twitter oferece uma ferramenta a mais para seus usuários.

Com isso, será possível proteger sua conta e informações que ela contém com várias chaves de segurança. Publicada pelo perfil oficial do Twitter, a notícia ainda traz mais algumas novidades sobre o recurso.

 

Suporte Multiplas chaves autenticação Twitter
Como funciona o suporte a múltiplas chaves de autenticação? (Imagem: Joshua Hoehne / Unsplash)

Suporte a múltiplas chaves de autenticação no Twitter: como funciona?

Em resumo, o suporte a múltiplas chaves de autenticação funciona de maneira convencional, como qualquer outra autenticação de dois fatores.

Isto é, para fazer login, além da senha padrão, o usuário vai usar uma chave de acesso física. Essa chave será usada para acesso na conta via web ou aplicativo para smartphones. Mas a diferença aqui é que a chave do usuário será como um “token” eletrônico, através de um dispositivo específico.

Chave física

A chave física à qual a rede social se refere é um dispositivo, similar a um pendrive, que gera o código a ser informado no acesso.

Contudo, o usuário também terá a opção de utilizar um aplicativo específico, gerando os códigos de forma aleatória para o acesso.

Dessa forma, para garantir a segurança dos usuários, o código é alterado a cada novo acesso. Portando, mesmo que alguém tenha a sua senha, sem o código gerado por token não é possível acessar sua conta.

O recurso chega para trazer mais segurança, impedindo que a sua conta seja “sequestrada” ou tenha a senha alterada. Os ataques aos perfis na rede social aumentaram nos últimos anos. Perfis de personalidades famosas, como Barack Obama, Joe Biden, Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos já foram alvo de ataques, mesmo com autenticação em dois fatores.

Usando a autenticação de dois fatores no Twitter

Na publicação, o Twitter ainda direciona o usuário para um pequeno guia de como fazer para ativar a autenticação de dois fatores na rede social.

Em resumo, o processo é bem simples, e você pode adicionar seguindo este passo a passo:

  • Primeiramente, na sua conta, clique em Mais e depois em Configurações e privacidade;
  • Em seguida, clique em Segurança, acesso à conta e depois em Segurança;
  • Procure pela opção Autenticação em duas etapas – há três métodos disponíveis: Mensagem de texto, Aplicativo de autenticação ou Chave de segurança.

Por fim, após escolher o método desejado, basta seguir para as orientações de cada um para ativar o método em sua conta.

O que é a autenticação de dois fatores?

Mas o que é a autenticação de dois fatores, e como ela se aplica no suporte a múltiplas chaves de autenticação do Twitter?

Em suma, ela é o procedimento criado justamente para evitar ataques e invasões em uma conta, de rede social ou bancária, por exemplo, protegendo dados e informações importantes.

Assim, o procedimento faz com que o usuário utilize um método além da senha convencional, trazendo uma camada de proteção maior contra golpes e fraudes.

No entanto, para o Twitter, essa camada de segurança é o código aleatório, mais difícil de ser descoberto por invasores ou hackers.

Neste artigo explicamos mais a fundo o que é a autenticação de dois fatores, como ela funciona e como usar para proteger seus dados.

 

Aproveite também para seguir o Tech News Brasil no Twitter. Lá você fica por dentro de todas as notícias e novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento em primeira mão!

Fonte: Twitter

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário

dois × cinco =