Como utilizar o controle de Xbox 360 e Xbox One no PC

Graças à compatibilidade de PCs e Xbox desenvolvida pela Microsoft ao longo dos anos, os jogadores podem tranquilamente utilizar os controles em ambas plataformas. Esse tipo de contato entre dois dispositivos é o que faz deles uma opção que vale a pena.

Os controles, sem fio, são reconhecidos facilmente pelo Windows e geralmente são a opção mais confiável para jogar no PC. Além disso, os controles são bem construídos e não muito caros, em comparação a outros de marca.

Isso faz com que seja uma opção muito viável, fácil e prática para qualquer tipo de jogador, ainda mais se você está curtindo um título de corrida ou um que seja mais confortável de jogar pelo controle.

Se você quer saber como utilizar ambos controles, de Xbox 360 e de Xbox One no PC, fique ligado no tutorial a seguir.

Como usar o controle do Xbox 360 no PC?

O Xbox 360 foi um dos consoles mais populares na época que foi lançado, do qual já tem uns bons sete ou oito anos. Ele foi um dos que trouxe inovação para o universo gamer no controle.

Com a mesma quantidade de botões do seu antecessor o Xbox, o controle do 360 trazia um design mais ergonômico com os analógicos fora de simetria. Além disso, foi um dos primeiros controles com funções de vibração adaptadas aos jogos.

Isso sem falar na sua construção extremamente resistente e firme. Não à toa é um dos controles ainda mais utilizados atualmente. Todo mundo que já teve um Xbox 360 sabe que o controle é especialmente gostoso de usar.

Por cima de tudo isso a Microsoft ainda possibilitou, pela primeira vez, utilizar o controle de maneira bem facilitada para jogos de computador. Confira como usar o controle no PC:

  • Jogar com fio: A primeira opção para jogar utilizando o controle do 360 é comprar o cabo que permite ligar o controle ao PC pelas portas USB. Infelizmente não é qualquer cabo e um novo pode sair por mais de 50 reais na internet.
  • Jogar sem fio: Infelizmente, para o controle de 360, a opção sem fio é um pouco limitada, mas funciona bem facilmente depois que você possui o aparelho necessário. Para jogar sem fio você precisa ter um Receptor de Jogos Sem Fio Xbox 360, que é um aparelhinho que simula o receptor do console, sendo plugado no PC via cabo USB.
  • Com ele basta pressionar o botão de pareamento do controle e do dispositivo ao mesmo tempo. Depois de alguns segundos o controle deverá acusar a conexão acendendo a luz do primeiro jogador. Dá para achar o acessório entre 70 até 150 reais na internet.

Uma coisa que vale relembrar do controle do 360, se você está pensando em usar um, é que, mesmo na opção com fio, ele ainda precisa de baterias. O controle pode ser utilizado com energia externa e não consegue ser recarregado via cabo, coisa de tecnologia mais velha.

Como usar o controle do Xbox One no PC?

Já o Xbox One é um console que veio bem mais tarde e trouxe avanços nas tecnologias do controle. A conexão agora pode ser feita sem fio facilmente utilizando bluetooth, ou seja, conecta em qualquer PC com a mesma função. 

A tecnologia de Plug and Play (Plugar e Jogar), é o que possibilita jogar sem fio, utilizando o bluetooth, ou com qualquer cabo USB básico, que vai direto no PC. Assim que o Windows reconhece o controle, ele baixa automaticamente os softwares e deixa ele pronto em questão de segundos.

Siga o tutorial para plugar e jogar com o controle do Xbox One sem fio no PC:

  • Para começar, certifique-se de que a função de Bluetooth do seu computador está ativada. Se você estiver jogando em um desktop, é possível que ele não possua compatibilidade com bluetooth, nesse caso será necessário comprar uma placa com essa função;
  • Em seguida, ligue o controle e pressione o botão de pareamento. Se tudo ocorrer como deve, o computador deve reconhecer o pareamento e entrar em contato com o controle. Da mesma forma que o de 360, o Windows reconhece o dispositivo e já apronta todos os softwares necessários. Pode levar um segundo.
  • Caso o seu computador não reconheça o controle de primeira, será necessário entrar nas configurações de dispositivos no menu do bluetooth e adicionar um novo dispositivo, depois, aguardar para que reconheça o controle.

Uma dica legal é que o controle de Xbox One, por utilizar bluetooth, também pode ser usado para jogar no celular. Basta realizar o mesmo procedimento com a função de bluetooth ativa no mobile e parear com o controle.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário