Conheça ‘Amina’, novo filme africano de época da Netflix! Vale a pena assistir?

Netflix quase sempre guarda suas melhores produções para estrear no fim do ano, e em 2021 a plataforma não decepcionou. Cheia de filmes interessantes sendo lançados nessas últimas semanas, o mais recente é Amina, longa africano que estreou nessa quinta-feira (4).

Inspirado em uma história real, o filme épico deve chamar a atenção de fãs de história e produções de época com mulheres como protagonistas.

Fugindo dos estereótipos hollywoodianos, Amina promete trazer uma visão não tão conhecida sobre a África, explorando a história popular do continente, mas que apenas agora chega ao resto do mundo com destaque.

Confira a seguir todos os detalhes sobre o filme e também uma breve opinião sobre se vale ou não a pena ver esse filme na Neflix.

Sobre Amina

No século XVI, na antiga Zazzau localizada na Nigéria, Amina (Lucy Ameh) é uma mulher que se interessa por artes marciais, e deseja ter tantas habilidades quanto os maiores guerreiros de sua tribo.

Com o passar dos anos e com muito treinamento, ela usa seus conhecimentos para defender seu povo, ao mesmo tempo que começa a entender mais sobre a vida, se tornando uma das governantes lendárias do continente africano.

Baseado em uma história real

Amina Netflix

Amina é baseado na história real da rainha nigeriana Amina, que viveu no século XVI e governou o local conhecido hoje como Zaria, reconhecida como uma rainha guerreira.

Durante os 34 anos de seu reinado, ela conquistou novos territórios e ampliou seu reino de forma que nenhum outro rei antes dela havia feito.

Com isso, conta a história que, como forma de proteção aos novos súditos, ela construía muros em volta das cidades, e também abria poços para que aquela população tivesse acesso facilitado a água.

A rainha Amina morreu em uma de suas batalhas, acredita-se que na antiga região de Atagara, conhecida hoje como Estado de Kogi, ainda na Nigéria.

Produção de Amina

O filme foi inteiramente filmado na Nigéria e conta com a direção de Izu Ojukwo.

Amina levou muito tempo para estrear, tendo iniciado sua produção em 2015 a partir do financiamento do Bank of Insdustry, e com um primeiro trailer lançado em 2017.

Toda a pós-produção foi feita na Europa, e apenas após muitas negociações o filme teve seus direitos de exibição adquiridos pela Netflix.

Segundo o diretor do longa, Ojukhwo, filmar Amina representa uma ode às fortes personalidades femininas que povoam toda a história da Nigéria.

Elenco

O elenco de Amina é composto por diversas estrelas do cinema africano, entre elas a atriz nigeriana Lucy Ameh, protagonista do longa.

Além dela, outros nomes presentes no filme são Ali Nihu, Clarion Chukwura, Chris Gbakann, Ibrahim Mijinyawa, Yakubu Mohammed, entre outros.

Vale a pena assistir Amina na Netflix?

Se você está se perguntando se afinal vale ou não a pena assistir Amina na Netflix, a resposta é sim, com certeza vale e existem vários motivos para isso.

O primeiro de todos é que o filme é baseado em fatos históricos, o que por si só já faz crescer o interesse por ele. Mas, mais que isso, os fatos são de uma cultura pouco conhecida fora de seu continente, o que é quase um crime considerando a importância história da África na formação de todos os outros povos do planeta.

Sendo assim, apenas pelo enriquecimento cultural proporcionado por uma obra dessas, já vale dar play, mas essa não é a única razão.

Fugindo da imagem das grandes produções Hollywoodianas, é muito perceptível que Amina não contou com um grande orçamento para ser produzido. O filme não tem grandes efeitos especiais, e as cenas de batalha foram claramente simplificadas, justamente para evitar a necessidade desses recursos mais caros.

Apesar disso, nada tira o brilho e fascínio que a história causa desde seus primeiros minutos. Os personagens são bem construídos, e há uma simpatia inata nos atores desse filme que compensam a falta de cenas tecnicamente grandiosas.

Em suma, é um filme muito bem feito com os recursos que lhe foram dados e com certeza o povo Nigeriano deve estar orgulhoso ao ver sua cultura sendo exibida em TVs por todo o mundo.

CONFIRA Também:

Descubra por que você deve assistir o filme “O Caso Collini” na Netflix

E então, ficou curioso para conferir Amina na Netflix? Não deixe de voltar aqui e nos dar sua opinião sobre ele quando terminar de assistir, ok!?

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar