Veja como bloquear um celular roubado!

Seu celular foi roubado ou acabou perdendo ele? Se for o caso, veja aqui um tutorial que irá te mostrar como bloquear um celular roubado.

Você perdeu o seu celular, ou ele acabou sendo roubado? Pois se esse for o caso, veja aqui um tutorial especificamente para você saber o que fazer para bloquear um celular caso ele tenha sido roubado. Nós vamos te mostrar o passo a passo de como bloqueá-lo e em seguida daremos algumas dicas do que fazer para evitar problemas que podem surgir.

Por que bloquear um celular?

Bloquear um celular pode ser muito útil em alguns casos, como por exemplo: ter perdido o celular, ter tido o celular sido roubado, ou caso você queira protegê-lo de outras coisas ou pessoas, como golpes ou clonagem.

Há algumas formas diferentes de bloquear um celular. A seguir, vamos mostrar a você alguns desses modos, além de algumas dicas para evitar mais problemas que podem surgir.

(Imagem: Reprodução/ Unsplash)
(Imagem: Reprodução/ Unsplash)

Como saber o meu IMEI

Para aqueles que não sabem, o IMEI é um código de identificação do celular, cada um no mundo inteiro tem um. Para poder bloquear um celular roubado dessa forma, obviamente você precisa saber o IMEI do celular. Caso você não, saiba é possível encontrá-lo pela nota fiscal de compra ou pela caixa do celular.

Caso você não tenha nem a caixa nem a nota fiscal, é possível descobrir o IMEI ligando pelo telefone usando o número: *#06#. Após isso, o seu IMEI irá aparecer na tela, ou, em outros casos, uma voz irá dizê-lo para você.

Outra forma de descobrir o seu IMEI é pelo próprio celular. Em um Android, vá nas configurações e em seguida “sobre o telefone” e procure pelo seu IMEI que aparecerá lá. Caso você use um iPhone, vá nos ajustes do celular e depois onde diz “sobre” e procure pelo seu IMEI.

Mais uma forma de saber o seu IMEI é pelo computador: se você usa um aparelho que utiliza Android, vá no site “encontre meu dispositivo” no Google, e, em seguida, insira algumas informações para confirmar que o celular é realmente seu. Depois, escolha o aparelho que você deseja encontrar e clique no ícone das informações para saber o seu IMEI.

Caso você use um iPhone, vá no mesmo site, mas dessa vez entre com o seu ID, vá para a opção “dispositivos” e procure pelo seu IMEI.

Bloqueando um celular utilizando o IMEI

Agora que você já sabe o seu IMEI, vamos ver como bloquear um celular utilizando o mesmo.

  1. Primeiramente, ligue para a sua operadora e informe que você perdeu o seu aparelho. Cada operadora possui um número diferente, veja aqui quais são eles: Claro: 1052, Nextel: 1050, Oi: 1057, TIM: *144 para celulares e 1056 para qualquer telefone, Vivo: 8486 para celulares e 1058 para qualquer telefone.
  2. Após ter informado sobre o roubo (ou que você tenha perdido o aparelho), siga as instruções que a operadora vai passar a você. Elas irão pedir algumas informações suas para poder realizar o processo, incluindo o IMEI do celular.
  3. Quando tudo estiver concluído, basta aguardar o bloqueio, o que pode demorar até 24 horas. Mas, quando o celular estiver bloqueado, ele não poderá ser mais utilizado para fazer ligações ou inserir um outro chip.

Outras dicas sobre o que fazer após ter bloqueado o celular

Fazer um boletim de ocorrência

É necessário informar as autoridades para ter alguma chance de recuperar o celular e também para evitar que o mesmo seja usado para atividades ilegais, como passar golpes.

Em caso de roubo, vá em uma delegacia estadual ou federal para relatar o ocorrido. Em caso de furto, é possível realizar o boletim de modo online; dependendo da sua cidade ou região, também é possível realizar o boletim por modo online para casos de roubo ou furto.

Informar os bancos de que seu celular foi roubado

Caso você tenha aplicativos de bancos instalados no celular, ou caso você tenha perdido seus cartões de crédito ou débito, é crucial informar aos bancos do acontecimento para o caso de o seu celular ser utilizado para realizar gastos ou transferir dinheiro.

Assim que o celular for bloqueado, as contas do seu celular em vários apps também serão bloqueadas, incluindo a do banco. Mas mesmo assim é bom informar o banco que você usa por precaução.

Trocar as suas senhas

Essa é outra precaução que pode ser muito útil para caso o criminoso que vá nas redes sociais utilizando suas contas, tentando se passar por você, ou que ele use suas contas para acessar seus e-mails ou sua conta do banco.

Para trocar as suas senhas, entre em um computador ou outro celular nas configurações das suas contas e altere suas senhas uma por uma. Assim será mais fácil evitar mais problemas que podem aparecer.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Como descobrir o número de celular em qualquer operadora

Redator da WebGo Content com interesse por tecnologia, jogos e história. Gosta de jogos de simulação e estratégia e encontrou na escrita uma forma de se comunicar com o mundo.

Deixe seu comentário

20 − 5 =