Veja aqui como esvaziar a lixeira do seu celular para evitar problemas!

A lixeira do seu celular está muito cheia? Pois então veja aqui como fazer para esvaziar a lixeira do seu celular e evitar problemas.

Sempre que um arquivo no celular é excluído, ele nem sempre é deletado totalmente da memória do aparelho. Ele na verdade é mandado para a lixeira do celular, onde o arquivo ainda existe, ocupando espaço na memória. Por isso, o recomendado é, sempre que você puder, esvaziar a lixeira do celular com frequência.

Isso evita a falta de espaço de armazenamento do celular e também que ele acabe tendo problemas de desempenho. A seguir, confira algumas instruções para poder limpar a lixeira e liberar bastante espaço na memória do seu smartphone!

Como esvaziar a lixeira de um celular Android?

(Imagem: Reprodução/Unsplash)
(Imagem: Reprodução/Unsplash)

Os celulares normalmente têm muito menos memória do que os computadores, e, por isso, não têm uma lixeira como as que existem nos PCs. Pode ser que haja celulares com mais memória do que o normal, mas, mesmo assim, eles não vêm com uma lixeira própria, então não há um lugar único que você pode acessar e deletar permanentemente tudo o que foi removido.

Porém, existem algumas formas de acabar de vez com todos aqueles arquivos, vídeos, fotos e e-mails que você não quer ter mais e que estão parados tomando espaço na memória.

E, como já foi dito antes, os celulares não têm uma lixeira própria, mas cada aplicativo possui uma, então o melhor jeito de acabar com todos os arquivos é ir em cada uma dessas lixeiras e apagar tudo. Veja abaixo como fazer isso.

Como limpar a lixeira do aplicativo Fotos

  1. Abra o aplicativo Fotos (pode ser que esteja escrito “Google Fotos”) e toque onde diz “Biblioteca”, na parte inferior da tela.
  2. Em seguida, você terá algumas abas para poder abrir, localizadas na parte superior da tela. Toque na que diz “lixeira”.
  3. Agora, você pode ver todas as fotos que foram deletadas dentro da lixeira. Selecione todas as que você deseja e aperte para deletá-las.

Convém lembrar que você também pode restaurar essas fotos excluídas que se encontram na lixeira. Porém, após 60 dias, elas acabam sendo automaticamente excluídas de uma vez por todas.

Como limpar a lixeira do Gmail

  1. Abra o aplicativo Gmail e toque nas três barrinhas que ficam na parte de cima da tela, do lado da barra de pesquisa.
  2. Em seguida, você verá várias abas para poder abrir. Deslize a tela para baixo até encontrar a que diz “lixeira”.
  3. Lá, você verá todos as mensagens que foram excluídas. Você terá uma opção que diz “esvaziar lixeira”. Basta tocar nela para que todos os arquivos sejam permanentemente eliminados.

Como limpar a lixeira de um celular iPhone

A forma de limpar as lixeiras de um Android e um iPhone são bem parecidas, mas com algumas diferenças. O iPhone também não possui uma lixeira geral própria, sendo necessário portanto limpar individualmente de cada local. Veja abaixo:

Limpando a lixeira do aplicativo Fotos

  1. Abra o aplicativo Fotos e em seguida toque na aba que diz “álbuns”, na parte inferior da tela.
  2. Agora, uma série de abas aparecerão na tela. Toque na que diz “apagados”.
  3. Você verá várias fotos que haviam sido excluídas. Agora selecione as que você deseja eliminar e as delete de uma vez por todas.

Esvaziando a lixeira do Mail

  1. Abra o aplicativo “Mail” e toque na aba que diz “Caixas”.
  2. Em seguida, mais abas irão aparecer na tela. Toque na que diz “lixo”.
  3. Agora, aperte onde diz “Editar”, na parte superior da tela.
  4. Por fim, selecione a opção “Selecionar tudo” e depois “Apagar” e pronto: tudo na lixeira do Mail será apagado permanentemente.

Aplicativos que podem ajudar na limpeza

Além dos métodos mencionados acima, há alguns aplicativos que auxiliam na limpeza definitiva de arquivos do celular. Confira alguns dos melhores disponíveis atualmente:

Files By Google

Esse app é desenvolvido pelo próprio Google, e, em alguns casos, já vem instalados no celular assim que é comprado. Com ele, é possível fazer monitoramento dos arquivos deletados e não deletados e também daqueles que foram duplicados.

Para baixar o Files By Google, clique aqui.

CCleaner

Esse é outro aplicativo bom para fazer limpezas no seu celular, tanto das lixeiras quanto de tudo que está fora delas. Assim como o Files By Google, você pode eliminar arquivos que são totalmente indesejados, recuperar espaço perdido, e também poder monitorar frequentemente o estado do seu celular.

Para baixar o CCleaner, clique aqui.

Clean Master

Outro aplicativo com boas avaliações na Play Store, esse aqui não só apaga tudo o que você não quer mais no celular, mas também oferece funções antivírus, limpa o cache do celular, melhora o desempenho ao jogar e ao usar outros apps, remove o lixo eletrônico e muito mais funções.

Para baixar o Clean Master, clique aqui.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Veja como limpar o cache do celular!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário