Verificação em Duas Etapas – A importância dela para a sua segurança

A verificação em duas etapas é uma poderosa ferramenta de proteção extra para as suas contas. Neste artigo, você descobrirá o que ela é, como funciona e por que ela é tão importante assim para a sua segurança e para a sua privacidade.

O que é a verificação em duas etapas e como ela funciona

A verificação em duas etapas funciona como uma camada extra de segurança para a sua conta. Em vez de simplesmente você apenas digitar a sua senha para efetuar o login em alguma plataforma, a verificação em duas etapas exige que algo mais seja feito.

A forma como a verificação em duas etapas funciona varia muito de serviço para serviço.

Por exemplo, alguns serviços e jogos fazem uma verificação em duas etapas com o e-mail do usuário. Assim, na hora em que ele faz login na plataforma, um e-mail é enviado para ele com um código aleatório. Este código serve como uma segunda senha, que nunca se repete e que só é possível conseguir tendo acesso ao e-mail.

Além disso, também é muito comum a verificação ocorrer através do smartphone do usuário. Em vez de o código ser enviado para um endereço de e-mail, ele é enviado para o smartphone através de um SMS gratuito.

Verificação em duas etapas

Uma terceira opção é a utilização de aplicativos próprios para isso, como o Google Authenticator. Ou aplicativos desenvolvidos pelos próprios serviços, como é o caso da plataforma de games Steam, que conta com a opção de Steam Guard em seu app para mobiles.

O código gerado e enviado é sempre aleatório. Ou seja, ele nunca se repete, garantindo ainda mais segurança ao usuário, já que é impossível algum terceiro ter acesso a ele, exceto caso o e-mail tenha sido invadido ou o smartphone tenha sido roubado.

Não é todo serviço que oferece a opção de verificação em duas etapas. Porém, tenha essa opção ativa em todos os serviços que oferecerem essa funcionalidade!

Importância da verificação em duas etapas para a sua segurança

Tendo em vista a forma como a verificação em duas etapas funciona, é fácil entender como ela pode ajudar a proteger sua informação e sua privacidade.

É natural que usemos a mesma senha para vários sites, programas e serviços, embora isso seja muito perigoso. Perigoso porque basta que a senha vaze em um dos sites/serviços cadastrados e pronto: todos os demais estão em risco, também.

Segurança digital

Estando com a verificação ativa, o hacker pode até ter a sua senha, mas jamais conseguirá fazer login em sua conta, pois ele não conseguirá ter acesso ao código gerado em seu e-mail, smartphone ou app de autenticação. É como se a verificação em duas etapas fosse uma proteção para a sua senha, que já é um tipo de proteção.

Cuidados que você deve tomar

Porém, para que a verificação seja realmente efetiva, é preciso proteger seu e-mail e seu smartphone. Por exemplo, evite colocar a mesma senha em seu e-mail e nos serviços e sites em que você se cadastrar.

Isso porque se a sua senha vazar em um dos sites, e ela for a mesma senha do seu e-mail, a verificação não será nada efetiva, uma vez que o hacker terá acesso ao código único gerado e enviado para ele.

Já nos casos de verificação em duas etapas através de smartphones ou de apps, caso o seu aparelho seja roubado, recomenda-se que você altere imediatamente as suas senhas e desvincule o autenticador de sua conta e faça logoff de todos os dispositivos.

Quer aumentar a sua segurança enquanto navega pela rede? Pois confira a nossa sessão exclusiva com dicas, tutoriais e novidades relacionadas à segurança digital clicando aqui!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário