WANDAVISION | O que é o projeto Catarata da SWORD e o novo Visão? Entenda

No último episódio de WandaVision, tivemos grandes revelações ao descobrir quem são os grandes vilões da série. A SWORD não está tão isenta de culpa como pensamos. Afinal, eles deram início ao projeto Catarata, além de tentarem desestabilizar Wanda e a fazerem passar como a vilã da história.

Neste último episódio, descobrimos finalmente qual é o plano de Tyler Hayward (Josh Stamberg), diretor da agência SWORD. Desde que Hayward apareceu em WandaVision, vimos que ele tem uma relutância bem grande em aceitar os heróis.

Por várias vezes, Hayward cita com sinal de aversão a Capitã Marvel e, quando ele descobre que Wanda é a responsável pelo HEX, a trata como uma terrorista e tenta de todas as formas atacar e matar a heroína.

Mas, afinal, o qual é o plano de Hayward e o que é o projeto Catarata?

O que é o projeto Catarata?

Pensávamos que o projeto Catarata seria uma missão de resgate do corpo de Visão. Ao menos quando ainda acreditávamos que Wanda tinha invadido a base da SWORD e roubado o cadáver do amado. Mas, no oitavo episódio, descobrimos que não foi isso que aconteceu: a verdade foi que Wanda só se despediu do corpo de Visão depois de não poder senti-lo com sua magia.

Ou seja, o corpo de Visão nunca saiu da base da SWORD. Hayward sempre esteve em posse do cadáver e fez com ele diversas experiências, usando como desculpa que não poderia deixar o Vibranium, material do qual o corpo de Visão é feito, ir parar nas mãos de qualquer pessoa.

Enquanto isso, o diretor da agência fazia experiências com corpo de Visão, tentando reanimá-lo a fim de poder usá-lo como arma. Ou seja, essa é a verdade por trás do projeto Catarata: transformar o Visão em uma arma exclusiva da SWORD, mesmo contra a vontade do herói, que deixou em seu testamento que, após sua morte, não queria ser trazido de volta.

Quem é o Visão branco?

wandavision-projeto-catarata

O Visão branco, apresentado na cena pós crédito do oitavo episódio de WandaVision, é uma referência ao arco criado nas HQs Vision Quest de 1989. Nos quadrinhos, Visão perde sua cor vermelha após ser desmontado por uma força tarefa multiplanetária, liderada por Cameron Block, que o desativou após o herói assumir o controle de armas nucleares nos EUA.

Após a visita de Wanda à base da SWORD quando ela encontra o corpo de seu amado e não consegue senti-lo, ela se despede dele e deixa seu cadáver aos cuidados de Hayward.

Porém, durante sua passagem pela base, Wanda usou seus poderes várias vezes. É assim que a SWORD conseguiu extrair o poder de Wanda de um dos objetos que ela manipulou. Dessa forma, a agência conseguiu reanimar o corpo de Visão, totalmente sem cor, sem emoção, e com seu corpo muito danificado por causa dos procedimentos de montagem e desmontagem feitos diversas vezes.

LEIA TAMBÉM: GLOBOPLAY | Séries e novelas que estreiam no streaming em março

Por que o Visão da SWORD é branca?

Essa versão de Visão criada pelo projeto Catarata da SWORD é imperfeita, aos menos aos olhos de Wanda e dos fãs do personagem e do MCU. Ele é literalmente uma folha em branco, sem emoção ou qualquer outro tipo de sentido da existência de sua “alma”.

Essa versão branca, não tem as questões morais, a humanidade e a vontade de autodescobrimento que vemos em Visão. Ele é somente uma máquina, programada para receber ordens de seus donos.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Fechar