WANDAVISION | O que aconteceu e onde estão os filhos de Wanda?

Ficou sem entender o que aconteceu com os filhos da Feiticeira Escarlate em WandaVision? Nós exploramos algumas possibilidades para você.

WandaVision“, série que abriu a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel, teve seu último episódio exibido hoje pelo Disney+, e os acontecimentos recentes da série certamente terão grandes impactos nas produções futuras do estúdio. Com a confirmação de que Elizabeth Olsen (Wanda) estará em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” e sua provável aparição em “Spider-Man: No Way Home“, o futuro de todo o universo cinematográfico parece estar entrelaçado aos acontecimentos posteriores da vida da personagem.

Agora, especificamente, uma pergunta bastante pertinente paira sobre a cabeça dos fãs: o que aconteceu e onde estão Billy e Tommy Maximoff, os gêmeos superpoderosos filhos da Feiticera Escarlate?  A resposta, claramente, estaria relacionada aos acontecimentos recentes do episódio de hoje.

A última cena em que vimos as crianças, fisicamente, foi ainda no fim do episódio, quando Wanda e Visão colocam as crianças para dormir após um dia difícil. “Família é para sempre. Nunca conseguiríamos deixar um o outro, mesmo se tentássemos”, fiz a Feiticeira Escarlate em tom de despedida. À partir deste ponto – se considerarmos o que também acontece com Visão – podemos acreditar que as crianças tiveram suas existências apagadas junto à tudo aquilo que foi criado no HEX.

WandaVision Despedida
WandaVision: Wanda se despede dos seus filhos em cena do 9° episódio (Disney/Reprodução).

Seria um final triste (e até mesmo digno) para os dois personagens, mas parece que Wanda estava falando sério demais quando disse que nunca conseguiria deixar sua família. Na segunda cena pós-créditos exibida, a personagem está isolada em um chalé no campo, e temos o vislumbre de uma projeção astral onde Wanda lê o Darkhold e escuta as vozes das crianças pedindo por socorro. Onde elas estão? O que pode ter acontecido? Aqui vão algumas teorias:

Morte dos gêmeos nos quadrinhos

Tommy e Billy, de WandaVision
Wiccano e Célere nos quadrinhos dos Jovens Vingadores, da Marvel.

Para quem leu os quadrinhos, a morte dos gêmeos Célere (Tommy) e Wiccano (Billy) não é nenhuma novidade. Nas HQ’s, Wanda recorre a um vilão famoso para que auxilie no nascimento e crescimento dos seus filhos com Visão. Este vilão, bastante popular em teorias atuais da série (todas erradas), se chama Mephisto, e é a representação do demônio no Universo Marvel dos quadrinhos. A certo ponto da vida, entretanto, ambos os gêmeos são reabsorvidos pela alma do vilão, o que ocasiona suas mortes.

Anos depois, Billy Kaplan e Tommy Shepherd, nascidos de pais diferentes, são introduzidos nos Jovens Vingadores com poderes semelhantes aos dos gêmeos Maximoff, e no desenvolver da história, descobrimos que ambos conseguiram, com a ajuda de Wanda, se livrarem do aprisionamento de Mephisto e reencarnarem em novos humanos. Assim, a Feiticeira Escarlate acaba recuperando seus filhos, que orgulham-se de suas origens:

“O filho de uma bruxa e um androide. Eu sou o desejo deles se tornando realidade. Maior que mágica, informação viva, retro-reencarnada em forma humana. Agora, meu irmão? Ele daria a você uma luta física. Ele distorceria o tempo e o espaço para socar você cinquenta vezes por segundo. Mas quando eu distorço o tempo e o espaço… eu uso minhas palavras. E eu digo que sou mais importante nessa realidade que você”.  – Billy Klapan para Astin (Novos Vingadores, Vol. 4, N. 16).

Billy Wiccano
Wiccano fala sobre suas origens em quadrinho dos Jovens Vingadores.

Ao se tratar de WandaVision, o vilão Mephisto não participa da criação das crianças. Mas a ideia de que suas almas possam ter sido absorvidas por algum outro vilão ou plano metafísico não pode ser descartada. A suposição de que eles podem voltar reencarnados em outros corpos, tampouco. Caso as crianças não tivessem um futuro promissor, a Marvel certamente não os utilizaria na cena pós-créditos de um episódio tão importante como este de hoje. Mas se não reencarnados, onde eles podem estar?

Gêmeos na Dimensão Astral

Wanda Maximoff Runas
Wanda Maximoff acessa a dimensão astral em novo episódio de WandaVision (Disney/Reprodução).

Uma das teorias levantadas sobre o que aconteceu e onde estão os gêmeos diz respeito a Dimensão Astral. No Universo Cinematográfico da Marvel, essa dimensão é uma realidade paralela onde as almas existem fora dos corpos. É apresentada pela primeira vez em “Doutor Estranho“, de 2016. Pelo que tudo indica, Wanda tem utilizado esse mesmo recurso na cena pós-créditos da série: enquanto seu corpo físico descansa no chalé, sua alma estuda o Darkhold, e é nesse momento que ela escuta o pedido de socorro dos filhos.

A Dimensão Astral também nos é apresentada em “Pantera Negra“. De acordo com a cultura de Wakanda, é para lá que as almas vão após a morte, e também é reconhecido como Plano Ancestral. A tradição ainda diz que todos os Panteras Negras devem acessar esse plano para receber orientação dos reis antigos, e o próprio T’Challa passa por esse ritual.

Dimensão Astral como representada em "Pantera Negra" (Marvel/Reprodução)
Dimensão Astral como representada em “Pantera Negra” (Marvel/Reprodução)

No que diz respeito à WandaVision, as almas dos gêmeos podem estar aprisionadas neste mesmo plano. Isso justificaria, por exemplo, o fato de Wanda escutá-los enquanto acessa a Dimensão Astral. É claro que tudo isso precisaria ser elaborado e melhor explicado, mas não deixa de ser uma possibilidade. Se for o caso, inclusive, Wanda pode recorrer ao Doutor Estranho – citado por Agatha Harkness como Mago Supremo – para ajudar, já que Strange certamente domina as regras e peculiaridades dessa dimensão específica.

CONFIRA Também:
WANDAVISION | O que aconteceu com o Visão Branco?

Gêmeos no Multiverso

Wanda e Doutor Estranho

Como o próprio nome do próximo filme do Doutor Estranho já nos antecipa, a ideia de Multiversos será explorada pela Marvel nos cinemas. O planeta correspondente às produções que já conhecemos – desde Homem de Ferro (2008) até WandaVision (2021) – se trata da Terra-199999. Nos quadrinhos, dezenas de outras realidades e universos distintos já foram apresentados e, normalmente, sempre que se realiza uma viagem no tempo, novos universos e linhas temporais são criadas.

Em um dos quadrinhos da Marvel, inclusive, Billy/Wiccano visita a Terra-199999 junto aos Novos Vingadores. Na ocasião (Volume 2, Revista 8), eles estavam procurando por Tommy/Célere em diversas realidades, já que o herói estava desaparecido. Há, portanto, a chance de Wanda estar estudando o Darkhold na expectativa de estabelecer portais com universos paralelos, onde ela pode acessar e reaver as crianças de alguma realidade contígua.

Jovens Vingadores
Jovens Vingadores: Billy/Wiccano de outra realidade já visitou a Terra do MCU, nos quadrinhos.

Essa teoria é, de longe, a mais complexa e a que mais necessitaria de explicações. Talvez seja neste ponto, inclusive, que entre a “Loucura” descrita no título de Doutor Estranho 2. A possibilidade de Wanda deixar algum portal para outras realidades aberto pode afetar diretamente a vida do Mago Supremo, que pode ser obrigado à interferir.

E você, acredita que os gêmeos terão o mesmo destino dos quadrinhos? Ou podem estar na Dimensão Astral? Multiverso, talvez? Não se esqueça de compartilhar suas teorias conosco, e fiquem ligados no Sobre Sagas para mais novidades sobre o Universo Cinematográfico da Marvel e as produções do Disney+.

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário