WANDAVISION | Wanda é mais poderosa que o Doutor Estranho?

O último episódio de "WandaVision" deixa subtendido que a Feiticeira Escarlate é mais poderosa que o Doutor Estranho. Será se é mesmo?

O último episódio de “WandaVision” estreou ontem no Disney+, fechando a trama de uma série que será essencial para os acontecimentos da Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel. Como já sabemos, tanto os acontecimentos de “WandaVision” quanto os de  “Spider-Man: No Way Home” estarão diretamente relacionados a “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura“, filme que dá continuidade à trajetória de Stephen Strange no MCU.

Uma questão levantada pelo último episódio, entretanto, tem deixado alguns fãs em dúvida. Enquanto Agatha Harkness lê a profecia sobre a Feiticeira Escarlate no Darkhold, ela cita que o poder da personagem excede o do Mago Supremo: “A Feiticeira Escarlate não nasce, ela é forjada. Ela não tem coven, não precisa de encantamento. Seu poder excede o do Mago Supremo. É o seu destino destruir o mundo”. Embora Strange ainda não tenha recebido o título que, anteriormente, pertencia à Anciã, o Projeto Inside de “Capitão América: O Soldado Invernal” nos revela que é seu destino receber este nome.

WandaVision Darkhold
WandaVision: Agatha Harkness lê profecia sobre a Feiticeira Escarlate (Disney/Reprodução).

Desde então, muitos têm se questionado sobre qual deles é mais poderoso no Universo Cinematográfico da Marvel, de acordo com tudo que já nos foi apresentado até então. Sabendo disso, o Sobre Sagas resolveu se aprofundar um pouco mais nesse assunto. Aqui, entretanto, vale lembrar que não abordaremos o poder de ambos nos quadrinhos, já que o MCU nem sempre segue o mesmo caminho que eles. Mas vamos lá: Quem é o mais poderoso? Wanda ou Doutor Estranho?

Poder Bruto vs. Feitiçaria Avançada

Com um universo tão complexo, há muitas controvérsias envolvendo ambos personagens. Partindo do que acontece em “WandaVision“, podemos notar que Wanda se utiliza da Magia do Caos, um tipo primordial de magia que não é manipulada por feiticeiros comuns, como Agatha Harkness e Stephen Strange. Além disso, notamos também que Wanda tem seus poderes ampliados por uma Joia do Infinito, cujo poder data de antes mesmo do universo ser criado.

Strange, por outro lado, teve que aprender sobre seus poderes: como executá-los, de onde vêm sua energia, como utilizá-los, retirá-los, entre tantas outras questões. Sua magia, assim como a de Agatha Harkness, vem do estudo de compêndios antigos de Feitiçaria, tal como o Darkhold. Além disso, sabemos que o Doutor Estranho têm à sua disposição objetos e armas que podem ajudá-lo frente à uma batalha, como o Olho de Agamoto, que carrega a Joia do Tempo.

Doutor Estranho Agamoto
Doutor Estranho: Stephen Strange tem acesso ao Olho de Agamoto, que carrega a Joia do Tempo (Marvel/Reprodução).

O que temos, então, é o conflito de dois tipos muito diferentes de magia, com personagens igualmente diferentes. Se formos falar de Poder Bruto, a capacidade mágica que cada um carrega, a Feiticeira Escarlate é, de longe, mais poderosa que o Doutor Estranho. Como Agatha Harkness nota, Wanda é capaz de criar e manipular a realidade em uma escola massiva que nunca antes foi vista. Ela foi capaz de distorcer a realidade de uma cidade inteira com quase 4 mil habitantes, além de criar e dar vida à uma nova versão do Visão e seus filhos.

O último episódio de “WandaVision“, inclusive, nos dá uma referência comparativa com o próprio Stephen Strange. Em “Doutor Estranho“, de 2016, Stephen já acessou o Plano Astral para estudar alguns livros de magia, mas para isso, o personagem teve que adormecer sua versão física. Já na cena pós-créditos de “WandaVision“, Wanda parece ser capaz de fazer isso enquanto sua versão física executa outras tarefas. Isso nos prova que, em termos de quantidade de Poder Bruto, a Feiticeira Escarlate já é capaz de bater o futuro Mago Supremo. Mas, aqui, entra outra questão: Wanda já sabe e consegue canalizar este poder utiliza-lo da fora correta?

Doutor Estranho: Stephen Strange usa a projeção astral para estudar enquanto dorme (Marvel/Reprodução).

É neste ponto que Strange ganha vantagem. Na atualidade do Universo Cinematográfico da Marvel, o personagem já tem muito mais experiência que Wanda, já que foi treinado com os melhores Feiticeiros que existem. Sua quantidade de artefatos mágicos e o número de feitiços que ele conhece o daria uma vantagem excessiva sobre a personagem, que ainda está aprendendo a controlar seus poderes.

Como futuro Mago Supremo, Strange será responsável por proteger a terra de todos os poderes místicos. Isso significa que ele é capaz de manipular, detectar, prever, defender, invocar e controlar a matéria de basicamente todos os elementos que existem. Além disso, ele tem sobre sua posse o Olho de Agamoto, e por isso, é capaz de prever qualquer tipo de ataque que venha da Feiticeira Escarlate, além de voltar no tempo ou prendê-la em um espaço temporal.

Stephen Strange: futuro Mago Supremo já teve bastante treinamento em Feitiçaria Avançada (Marvel/Reprodução).

O que temos, portanto, é o conflito de dois fatores: Poder Bruto vs. Feitiçaria Avançada. No atual momento, em um possível conflito entre os dois, podemos acreditar que o Doutor Estranho tivesse vantagem, já que ele conta com a ajuda de artefatos mágicos e detém conhecimento sobre manipulação da magia. Isso, entretanto, faz com que ele seja mais sábio e paramentado, não mais poderoso. Nesse ponto, a Feiticeira Escarlate certamente toma frente, e sua jornada na descoberta de como manipular todo este poder apenas acabou de começar.

CONFIRA Também:
DOUTOR ESTRANHO 2 | Atores de WandaVision foram vistos em local próximo aos sets do filme

Para mais informações e novidades sobre o Universo Cinematográfico da Marvel e as produções do Disney+, fiquem ligados no Sobre Sagas!

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

2 comentários

  • A FEITICEIRA É MAIS FORTE DO QUE TODOS DA MARVEL EXISTE UM PODER OCULTO QUE INCLUSIVE NOS QUADRINHOS JÁ FOI MOSTRADO MAIS DE UMA VEZ , SÓ PRA TER UMA IDÉIA, ELA ESTRALOU OS DEDOS E ROUBOU O PODER DE TODOS O MUTANTES DO PLANETA TERRA, WOLVERINE FICOU COM CARA DE IDIOTA PUXANDO AS LAMINAS, MAGNETO QUASE MORRE DA ALTURA EM QUE ESTAVA, A VAMPIRA BEIJOU O GAMBIT QUASE IRIA ROLAR UM SEXO, ATÉ QUEEEEE… A FEITICEIRA NÃO SUPORTOU, TODOS OS PODERES, ENTÃO RETORNARAM A CADA UM… ( DETALHE TEM NOS QUADRINHO ELA DANDO PAU NA FENIX, E UM GRANDÃO AI TIPO: FUSÃO DE CHARLES E MAGNETO JUNTOKKKK) GALACTUS QUE SE CUIDE. KKKK SÓ UMA FORÇA PRA VCS PESQUISAREM Mais.

    • Ela pode ter poder, mas não sabe usar, o doutor estranho é oniciente então seria fácil para ele ganhar essa luta, ele já saberia o que ele iria fazer, além do mais é melhor dar um fusca na mão de alguém que sabe pilotar, do que uma lamborghini na mão de quem não sabe nem o que é freio, então a vitória é do doutor estranho com certeza!

Deixe seu comentário