Warner Bros. encerra os lançamentos simultâneos com o HBO Max

Nesta terça-feira (23), a Warner Bros anunciou o fim da sua parceria de lançamentos simultâneos com o serviço de streaming HBO Max no começo do ano que vem.

A parceria entre as duas empresas, feita no final do ano passado, garantia que todos os grandes lançamentos da Warner chegassem simultaneamente tanto nos cinemas quanto na plataforma HBO Max.

Agora, com o fim da parceria, as coisas devem voltar a ser como eram antes, ou seja, a partir do ano que vem, todos os filmes da Warner voltarão a ter um período de exclusividade nas salas de cinema durante as primeiras semanas após o lançamento de um filme.

Entretanto, o período de exclusividade vai ser um pouco menor do que era antes. Agora, ao invés de 90 dias, os filmes vão ficar apenas 45 dias nos cinemas antes de chegarem nas plataformas de streaming.

Warner Bros anuncia fim da parceria de lançamentos simultâneos com a HBO Max
Warner Bros. encerra parceria de lançamentos simultâneos com a plataforma HBO Max (Imagem: Reprodução / Warner Bros/ HBO Max)

Warner Bros. aposta em uma nova parceria para o fim da pandemia

A decisão da Warner Bros. de encerrar a parceria de exclusividade com a plataforma HBO Max se deve a uma nova parceria da empresa com a Regal, que é dona da segunda maior rede de cinemas do mundo, a Cineworld.

A intenção da parceria entre as duas empresas é bem clara: capitalizar a volta dos consumidores às salas de cinemas após o fim da quarentena, esperada para 2022.

Recentemente, a Cineworld anunciou a reabertura dos seus cinemas em abril, depois de passar 6 meses de portas fechadas devido à pandemia de Covid-19. Já durante a abertura, a rede promete exibir todos os próximos lançamentos da Warner.

Por enquanto, a parceria entre a Warner Bros. e a HBO Max vai continuar durante o resto do ano, ou seja, os lançamentos de 2021 como Godzilla Vs King Kong, Mortal Kombat, Matrix 4 e Duna ainda devem chegar simultaneamente nos cinemas e na plataforma de streaming.

Entretanto, a partir do ano que vem, todos os lançamentos da Warner só chegarão aos serviços de streaming após o período de 45 dias de exclusividade nos cinemas.

Outros estúdios adotam a tendência

A Warner Bros. não é o único estúdio a encerrar as parcerias de lançamentos simultâneos com as plataformas de streaming.

Por exemplo, a Paramount anunciou recentemente que o seu próximo filme, Missão Impossível 7, também vai passar por um período de 45 dias de exclusividade nos cinemas antes de chegar ao Paramount +.

Além disso, para os filmes de menor orçamento da Paramount o período de exclusividade será ainda menor, durando apenas 30 dias.

A Universal Studios também anunciou uma estratégia parecida com as empresas de cinema AMC e Cinemark. Agora, todos os próximos filmes do estúdio (Velozes & Furiosos 9, por exemplo), terão um período de exclusividade de apenas 31 dias nos cinemas.

Entretanto, esse período só vale se o filme faturar mais de 50 milhões de dólares durante a semana de abertura. Caso o contrário, o filme chegará aos serviços de streaming após 17 dias nos cinemas.

Devido às mudanças recentes do desenrolar da pandemia (pelo menos lá fora), a tendência é que o público volte a frequentar as salas de cinema. Porém, para manter as normas de segurança e distanciamento social, o período de exclusividade dos filmes nas salas de cinemas teve que diminuir.

HBO Max

O serviço de streaming HBO Max ainda não está disponível no Brasil. Entretanto, a plataforma já anunciou a sua chegada no mercado brasileiro ainda esse ano.

De acordo com a empresa, o plataforma HBO Max deve chegar ao Brasil no final do mês de Junho. O preço da assinatura do HBO Max no Brasil já foi anunciado, e custará  R$ 34,90/mês.

O serviço já está disponível no resto do mundo desde o mês de maio de 2020, e possui um catálogo bem atraente. Além dos lançamentos da Warner Bros. citados anteriormente, você terá acesso a títulos de peso como o Snyder Cut, Game of Thrones, a série de filmes Harry Potter e todos os filmes da DC Universe.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Então nos siga no Twitter e não perca mais nenhuma postagem da equipe do Tech News Brasil!

Fonte: The Verge e Deadline

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Fechar