WhatsApp | 5 mudanças mais aguardadas do WhatsApp para 2021

O ano de 2021 acabou de começar, e muitos usuários do WhatsApp já estão curiosos para saber o que o Facebook, empresta responsável pelo aplicativo, está planejando de mudanças para o app neste novo ano.

Embora o WhatsApp já tenha anunciado uma série de funções que já estão em fase de testes, como o recurso de carrinho de compras em conversas com perfis comerciais, ainda há muito o que melhorar no aplicativo.

Entretanto, o WhatsApp ainda não tem alguns recursos que já são bastante antigos em aplicativos concorrentes. Como, por exemplo, a função de edição de mensagens já enviadas.

WhatsApp
(Imagem de Antonbe por Pixabay)

Pensando nestes “debilidades” que o WhatsApp tem atualmente é que nós preparamos esta lista com 6 recursos aguardados para o mensageiro neste ano de 2021.

É importante frisar, entretanto, que não é porque os recursos são aguardados que eles vão obrigatoriamente chegar ao WhatsApp neste ano de 2021. Porém, uma vez que o Facebook está investindo bastante em inovações para ele, é bem possível que vejamos algumas dessas novidades neste novo ano.

Usar o WhatsApp em mais de um aparelho

Um recurso muito aguardado para o WhatsApp é a possibilidade de usar uma mesma conta em mais de um aparelho. A boa notícia é que este já é um recurso confirmado, embora não saibamos se ele chega realmente em 2021.

Esse recurso vai ser útil não só para aqueles que possuem mais de um smartphone e querem usar a mesma conta em todos eles, mas também àqueles que não querem ficar dependentes do aparelho principal para usar, por exemplo, o WhatsApp Web.

Dessa forma, seria possível manter o aparelho principal desligado, economizando bateria dele enquanto o usuário continua utilizando o app na versão de Desktop.

Ainda não sabemos, entretanto, que aparelhos vão entrar na lista de suportados. Por exemplo, ainda não está claro se o usuário vai poder usar a conta em tablets ou outros dispositivos eletrônicos similares.

Modo férias

Outro recurso que já vem sendo testado é o Modo Férias. Quem nunca precisou dar um tempo do WhatsApp e se viu obrigado ou a excluir o App, ou a manter o aparelho desconectado?

Com o modo férias, vai ser possível dar um tempo do WhatsApp sem precisar tomar decisões tão drásticas como deletar o app ou cancelar a conta. Ao ativar o “modo férias”, as conversas são automaticamente arquivadas.

Ou seja, você vai receber as mensagens, mas não vai receber as notificações delas. As conversas, de grupos e contatos individuais, vão automaticamente para o arquivo do WhatsApp. Assim, quando você desabilitar o modo férias, vai poder visualizá-las todas de uma vez.

Alerta de printscreen de conversas e fotos

Esse é um recurso que ainda não sabemos se está ou não no radar de novidades para o WhatsApp. Entretanto, ele seria muito bem vindo.

“Printscreen”, para quem não sabe, é uma captura que o usuário faz da tela do smartphone, tablet ou computador. É como tirar uma foto da tela. Com isso, é possível que o usuário salve permanentemente coisas que… não deveriam ser salvas.

Por exemplo, caso um usuário envie uma foto comprometedora para outro, este pode simplesmente tirar uma printscreen antes que o primeiro apague a mensagem. Também permite, por exemplo, que um usuário tire print de um Stories, ou seja, de algo que deveria desaparecer completamente depois de 24 horas.

A ideia por trás do alerta é o usuário receber uma notificação sempre que outro usuário do WhatsApp tirar uma printscreen de uma conversa, de um arquivo compartilhado ou de um Stories.

Isso é algo que o Instagram, por exemplo, já faz. Quando um usuário tira uma printscreen de uma foto compartilhada por direct que deveria desaparecer depois de um tempo, o outro usuário recebe uma notificação.

Isso não resolveria totalmente o problema, uma vez que o usuário mal intencionado por gravar a tela do smartphone com o auxílio de outro aparelho. Entretanto, sem dúvida garantiria mais segurança e privacidade para os usuários do app.

Chamadas de vídeo e áudio pelo WhatsApp Web

Esse também é um recurso que vem sendo testado pelo WhatsApp: a possibilidade de se fazer chamadas de vídeo e áudio pelo WhatsApp Web.

O WhatsApp Web, para que não sabe, é a versão de navegador do WhatsApp. Ela permite que o usuário tenha acesso às conversa do app a partir de um navegador de computador.

Entretanto, o WhatsApp Web ainda tem uma série de limitações. Por exemplo, ainda não é possível enviar figurinhas por ele, tampouco fazer chamadas de vídeo e áudio.

Em relação às figurinhas, ainda não sabemos quando isso vai mudar. Entretanto, já sabemos que o WhatsApp já tem testado a opção de chamadas pelo WhatsApp Web!

Edição de mensagens enviadas

Por fim, para finalizar a lista de mudanças mais esperadas para o WhatsApp neste ano de 2021, destacamos a edição de mensagens enviadas.

Hoje em dia, caso um usuário envie uma mensagem com algum erro, seja ele gramatical ou um pouco mais sério, como uma informação errada, ele tem apenas duas opções: apagar a mensagem e enviar novamente ou simplesmente deixar como está.

É aí que entra o recurso em questão: dar a oportunidade de o usuário editar uma mensagem enviada. Outros aplicativos, como o Telegram, por exemplo, já dão ao usuário esta opção. O WhatsApp, até o momento, ainda não.

Entretanto, é importante que o recurso de edição se aplique apenas a mensagens que foram enviadas, mas que ainda não foram lidas. Afinal, caso fosse possível editar mensagens já visualizadas, isso certamente acarretaria diversos problemas. Como, por exemplo, uma pessoa alegar que disse X, mesmo outro já tendo visto que ela disse Y.

E aí, o que você achou dessa lista de mudanças esperadas para o WhatsApp neste ano de 2021? Sentiu falta de alguma? Pois conta para a gente aí nos comentários! 😉

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário