WhatsApp anuncia novas funcionalidades de Comunidade

Em anúncio feito no dia 14, a empresa do WhatsApp confirmou o rumor da implementação de novas funcionalidades para os grupos do aplicativo

Em anúncio feito no dia 14, a empresa do WhatsApp confirmou um rumor que está pairando o universo dos aplicativos de comunicação desde fevereiro. O rumor predizia a implementação de novas funcionalidades para os grupos do aplicativo.

 

Essas novas funções trarão uma série de vantagens e diferenciais para os usuários que utilizam a função de grupos no WhatsApp, onde será possível criar subgrupos, chamadas de voz com mais de 30 usuários simultâneos, além de mais opções de compartilhamento de arquivos e reações a mensagens.

 

Se você quer entender mais sobre o anúncio do WhatsApp sobre as novas funcionalidades de comunidade, confira o artigo a seguir.

Novas funcionalidades de Comunidade

WhatsApp anuncia novas funcionalidades de Comunidade

A primeira grande mudança que vem por aí é a criação de Comunidades no WhatsApp. Essa nova funcionalidade possibilitará aos usuários criar grupos de pessoas chamados Comunidades, que podem ter vários outros grupos em seu interior.

 

A ideia é promover uma forma de categorizar ou dividir um grande grupo para organizar melhor os assuntos ou a reunião dos usuários presentes no grupo. Isso pode ser uma utilidade muito legal para os grupos profissionais ou de organizações mais sérias.

 

Apesar de ser uma mudança bem central no aplicativo, alterando a maneira como muita gente vai interagir nesse ambiente, as Comunidades ainda serão muito parecidas com os grupos já existentes, seguindo basicamente as mesmas regras.

 

Ou seja, ainda será necessário ter administradores que possuem autorização para controlar os usuários e as configurações do grupo. E essas Comunidades também serão fechadas, diferentemente de como são no Telegram, onde é possível entrar em uma comunidade aberta livremente.

 

No WhatsApp não, ainda será preciso ser colocado dentro de uma comunidade pelos administradores ou não será possível encontrá-la. Os administradores também terão mais ferramentas de controle, como opções para enviar mensagens a todos os membros de uma comunidade, independente de qual subgrupo a pessoa participa.

 

Outra ferramenta de controle será a possibilidade, como administrador dos grupos de uma Comunidade, de apagar conteúdo ou mensagens impróprias para o público ali presente, ou mesmo que sejam incompatíveis com os termos de uso do aplicativo e da própria comunidade.

 

Infelizmente ainda não se sabe quando essa mudança será implementada oficialmente na versão estável do aplicativo. Tudo o que se sabe sobre essa nova função vem dos testadores da versão Beta do aplicativo, como se fosse uma versão de teste com usuários exclusivos.

 

Quando chegar no aplicativo oficial provavelmente teremos mais informações sobre as limitações e o resto das funcionalidades que vêm junto com a Comunidade.

Outras adições ao aplicativo

Também foram anunciadas mais algumas mudanças que devem chegar no aplicativo ainda esse ano. Uma delas é a possibilidade de enviar reações a mensagens, o que facilita na hora de responder alguma coisa sem precisar escrever.

 

Além disso, a capacidade de compartilhamento de arquivos por grupos ou conversas do WhatsApp também foi incrementada. Será possível encaminhar arquivos com mais de 2GB nos grupos e nas Comunidades, ampliando muito mais o encaminhamento que tinha apenas 16MB de espaço para enviar, sendo sempre necessária a compressão de arquivos maiores.

 

Infelizmente essas adições ao Whats não tem uma data muito específica para lançar aqui no Brasil não. Graças a alguns atritos que os aplicativos de mensagem têm tido com a justiça eleitoral do Brasil, a Meta, empresa responsável pelo mensageiro verdinho, optou por aguardar as eleições no final do ano para aplicar essas mudanças drásticas.

 

Isso para evitar que o aplicativo possa ser usado para causar desinformação na época das eleições, ou propagar notícias falsas, coisa que os ministros do Supremo Tribunal Eleitoral já avisaram ser inadmissível.

 

Gostou de conhecer o anúncio das novas funcionalidades do WhatsApp? Confira mais notícias como essa no TechNews.

 

Fonte: Fast Company

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário