WhatsApp planeja deixar usuário ouvir áudios enquanto navega pelo app

Há algum tempo o WhatsApp, aplicativo de mensagens, vem trabalhando e trazendo pequenas modificações para seu sistema de áudios. Já no início desta semana, mais uma atualização foi encontrada na versão beta Android do app. 

A mais nova mudança consiste em um player de áudios que funcione em qualquer tela do aplicativo, não sendo mais restringido à tela da conversa onde ele foi enviado. Em outras palavras, você poderá iniciar um áudio, voltar para a tela inicial, navegar por outras telas do app e continuar ouvindo a mensagem!

O recurso foi descoberto pelo site WABetaInfo, que liberou também uma imagem mostrando a novidade. Nela, é possível ver o novo player de áudios na parte superior da tela, com uma barra de progresso e botões para pausar, continuar e fechar o player. 

Player de áudios na tela inicial do whatsapp

Esta novidade foi vista, em primeiro lugar, nos testes beta para a versão iOS do aplicativo, em outubro de 2021. Porém, na época, não havia nenhuma indicação de que o recurso também chegaria para Android. Com as novas informações encontradas essa semana, agora sabemos que o recurso está sendo preparado para todas as plataformas.

Quando o recurso estará disponível?

A partir de hoje, o novo recurso já começou a ser disponibilizado para alguns usuários que possuem a versão beta do WhatsApp e WhatsApp Business, mas somente para iOS. Porém, como na maior parte das novas funcionalidades ainda em versão de teste, o player de áudios não estará disponível para todos. 

Para conferir se você é um dos sortudos, basta atualizar o seu aplicativo até a versão 22.1.72, tanto para o app comum quanto para o WA Business. Caso você receba a modificação, ela já estará ativada e em funcionamento.

Infelizmente, ainda não há notícias de quando o recurso chegará para o sistema Android, e o sistema ainda pode sofrer modificações antes de ser disponibilizado por completo.

Outras novidades

Além desta novidade recente, desde o início do ano passado o aplicativo vem trazendo diversas mudanças. Em maio, o WhatsApp liberou a função de mudar a velocidade de reprodução dos áudios. A partir de então, o usuário pode ouvir suas mensagens de voz em 1x, 1.5x e 2x.

Outra funcionalidade encontrada nos testes beta, em setembro, foi um recurso que permite transcrever os áudios recebidos. Dessa forma, os usuários poderão receber mensagens em formato de áudio sem precisar ouvi-las. Isso será muito útil, já que em alguns momentos, como reuniões ou em público, pode ser mais conveniente e discreto uma mensagem escrita do que falada.

Por fim, no mês passado, o WhatsApp adicionou ao aplicativo um recurso que permite ouvir os áudios gravados antes de enviá-los. Para isso, inicie a gravação da mensagem e arraste para cima, para ativar o modo de gravação livre. Quando finalizado, clique em “pausar” e então em “ouvir”.

Gostou de saber mais sobre as atualizações do WhatsApp? Então confira: WhatsApp | Novidades mais aguardadas em 2022

Fonte: WABetaInfo

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário