Whatsapp Business – Como Funciona? Como ter o seu? Quando e Como Usar

O WhatsApp Business é um dos melhores aplicativos de mensagem para uso profissional por parte de empresas e autônomos. Gratuito aos usuários, ele, assim como sua versão convencional, permite a conversa entre usuários, seja por meio do celular ou computador.

Além disso, o WhatsApp Business foi desenvolvido justamente para atender as necessidades de comunicação comercial.

Sendo assim, o aplicativo possui algumas funcionalidades que facilitam a interação entre empresa e clientes. Para entender mais como ele funciona, trouxemos tudo que você precisa saber sobra a aplicação. Confira!

Whatsapp Business

O que é o WhatsApp Business?

Em primeiro lugar, é necessário destacar o que é o WhatsApp Business. Como já destacamos antes, ele é uma versão do WhatsApp convencional, porém desenvolvido para empresas e negócios.

Ou seja, o aplicativo foi desenvolvido para facilitar a interação entre empresas e clientes. Através do app, é possível utilizar ferramentas, que auxiliam a classificar e automatizar processos.

Como ele funciona?

Com isso, a versão funciona quase como a tradicional, tendo em vista que seu uso é basicamente idêntico, especialmente em relação ao chat para interação.

Contudo, a versão para empresas utiliza algumas funcionalidades adicionais. Ele conta com algumas funções, como:

  • Espaço para indicação do Nome da Empresa e horários de funcionamento;
  • Endereço do site, onde é possível cadastrar um email ou um link de perfil direcionado para redes sociais;
  • Segmento de atuação;
  • Espaço pequeno para descrição da empresa e sua atuação.
  • Indicação de endereço, com indicação de link para um mapa.

O ideal é que tais informações sejam atualizadas, tendo em vista que as mesmas estarão expostas aos clientes que possuem acesso ao perfil profissional.

Respostas Rápidas e Respostas Automáticas

Outra funcionalidade que o WhatsApp Business oferece aos usuários é a possibilidade de criar respostas rápidas.

Com isso, esse tipo de funcionalidade permite que você responder algumas perguntas aos clientes de forma automática.

Dessa foram, por exemplo, se um cliente perguntar a respeito de uma oferta, o app permite configurar respostas padrões, disparadas de forma automática.

WhatsApp Business – Como ter o seu?

Mas e para fazer o uso WhatsApp Business, o que é necessário fazer?

Primeiramente, é necessário acessar a loja de aplicativos do seu smartphone, e pesquisar pelo aplicativo. Caso você já faça uso da versão comum, não é possível usar o mesmo número na conta do WhatsApp Business.

Sendo assim, é necessário fazer uso de outro número de celular, veiculando o aplicativo em esse número. Logo depois disso, é necessário fazer a inserção do número de celular, bem como a configuração exigida pelo aplicativo.

Depois disso, basta começar a utilizar e adicionar as informações da empresa.

Como utilizar o aplicativo?

Antes de mais nada, para fazer uso do WhatsApp Business é necessário crie um “Perfil comercial”.

Como indicado acima, nele é possível inserir informações úteis, como endereço físico da empresa, e link para um mapa, descrição do negócio, horários de atendimento, endereço de e-mail e site.

Desse modo, é possível fazer o uso de até três tipos de contas do WhatsApp Empresarial:

  • Verificada – é a conta que foi verificada, e possui uma marca de autenticidade. Esse tipo de conta possui um ícone verdade, semelhante ao das redes sociais;
  • Confirmada – conta que foi confirmada por meio do número de celular. Essa conta é correspondente ao número da empresa, indicada através de um ícone cinza;
  • Conta comercial – conta que ainda não foi confirmada ou verificada pelo WhatsApp. Nada mais é do que uma conta comercial comum.

Quando usar o aplicativo?

Por fim, vale ressaltar que o ideal é utilizar o WhatsApp Business para atendimento aos clientes. Em geral, o contato profissional é direcionado para possíveis clientes, facilitando o acesso a informações do negócio.

Isto é, caso o número da empresa já esteja associado ao perfil profissional, o aplicativo vai facilitar a interação com consumidores.

Além disso, o aplicativo também pode ser utilizado em estratégias da empresas, facilitam a comunicação e transmissão de informação aos clientes.

Gostou das dicas? Confira outras dicas e recomendações em nosso blog!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário