WhasApp amplia chamadas de áudio e de vídeo via WhatsApp Web

Em meados de dezembro do ano passado, noticiamos que o WhatsApp enfim havia disponibilizado a opção de chamadas de voz e de vídeo pelo PC, através do WhatsApp Web. Agora, ainda mais usuários cadastrados na versão de testes do aplicativo estão ganhando acesso à nova funcionalidade.

O recurso é muito bem vindo, já que, com a pandemia de Coronavírus, cresceu o interesse das pessoas por chamadas de voz e de vídeo. E poder fazer isso pelo PC é uma boa implementação por parte do WhatsApp.

WhatsApp
(Imagem:Alfredo Rivera/ Pixabay

Afinal, os usuários vão poder utilizar microfones mais profissionais e câmeras dedicadas à transmissão, sem precisar de depender do celular para isso.

Aliás, o WhatsApp também está investindo em tornar o WhatsApp Web um serviço independente do aplicativo para celular. Com isso, seria possível utilizar a versão de navegador sem precisar manter o smartphone constantemente ligado e conectado à internet.

Como vão funcionar as chamadas via WhatsApp Web?

De maneira geral, as chamadas de áudio e de vídeo via WhatsApp Web vão funcionar de maneira semelhante às chamadas pelo aplicativo. Elas não vão ter custo nenhum. Entretanto, elas vão exigir, obviamente, uma conexão constante e boa à internet.

Quando o recurso estiver disponível para todos, basta selecionar o contato com quem deseja fazer a chamada e apertar no ícone de chamada de vídeo ou de áudio. O usuário vai receber uma notificação e vai poder aceitar ou recusar a ligação.

Chamadas de voz e vídeo pelo WhatsApp Web
(Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Enquanto a chamada de áudio ou de vídeo estiver sendo realizada, uma pequena janelinha vai ficar à mostra na tela.

Chamadas de voz e vídeo pelo WhatsApp Web
(Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

A partir dessa janela, o usuário pode controlar a ligação, escolhendo se deseja silenciar o microfone, desligar a câmera ou finalizar a chamada, por exemplo.

Quando as chamadas via WhatsApp vão estar disponíveis?

As chamadas via WhatsApp estão disponíveis no momento apenas para um pequeno grupo de pessoas, cadastradas na versão de testes do WhatsApp. A empresa ainda não lançou o recurso ao grande público porque não testou completamente a novidade.

Entretanto, o WhatsApp já confirmou que pretende lançar o recurso de chamadas via WhatsApp Web ainda neste ano de 2021. Espera-se, portanto, que em alguns meses o teste torne-se público e em seguida que todos tenham acesso à novidade.

Assim que o WhatsApp anunciar a data de lançamento do recurso de chamadas de áudio e de vídeo via WhatsApp para o grande público, nós, do Tech News Brasil, vamos noticiar em primeira mão aqui no site!

Outras novidades já anunciadas para 2021

Além disso, o WhatsApp já possui outras novidades anunciadas para este ano de 2021.

Como, por exemplo, a já comentada possibilidade de se usar uma mesma conta em mais de um dispositivo. Com essa funcionalidade, vai ser possível utilizar o WhatsApp Web sem o usuário precisar manter ligado o celular em que o aplicativo está instalado.

 

Além disso, outro recurso, que também já está em fase de testes, é o Modo Férias. Com isso, vai ser possível não mais receber notificações de novas mensagens enquanto o Modo Férias estiver ativado. Assim que ele for desabilitado, o usuário vai poder acessar todas as mensagens que ainda não visualizou.

Há, também, recursos que são esperados para o aplicativo, mas que ainda não foram confirmados pelo WhatsApp nem estão em fase de testes. Como, por exemplo, um alerta de printscreen em conversas e fotos, já disponíveis em outros mensageiros.

Caso queira ver outras novidades, confira esta nossa lista com as 5 mudanças mais aguardadas para o WhatsApp neste ano de 2021.

Mas e aí, está ansioso para enfim fazer chamadas de vídeo e de áudio através do WhatsApp Web? Que outras novidades você queria ver no aplicativo? Pois conta para a gente aí nos comentários!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário