WhatsApp | Conheça o ‘read later’, recurso que chega em breve ao app

Nos últimos meses, o WhatsApp está investindo bastante em novidades para o seu app. Uma novidade que já está em fase de teste é o recurso “read later” (“ler depois”, em tradução livre), que deve chegar a todos os usuários do WhatsApp em pouco tempo. A informação foi divulgada pelo WABetaInfo.

O recurso “read later” ainda está em fase de desenvolvimento. Ele pode, portanto, sofrer algumas alterações ao longo do tempo e, quando chegar ao grande público, pode não estar como descrito aqui. Entretanto, a ideia por trás do recurso é bastante interessante.

WhatsApp | Read Later
(Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

O “read later” vai chegar para substituir o atual esquema de arquivar conversas, que não é muito utilizado. A ideia é que o usuário vai poder marcar a opção “read later” para qualquer conversa. Com isso, a conversa vai para uma pasta à parte, que fica acima da lista de conversas.

Dessa forma, você não vai receber mais nenhuma notificação dessa conversa até que ela esteja na pasta de mensagens para você ler depois. Entretanto, as mensagens ainda vão chegar para você. Ou seja, você não vai perder nenhuma delas.

Quando o “Read Later” chega ao Brasil?

O recurso “read later” ainda não tem data oficial de lançamento. Entretanto, como ele já está em etapa de testes, é possível que ele chegue ao Brasil e ao restante do mundo ainda neste ano de 2021.

A versão de testes do novo recurso, entretanto, ainda está bastante crua. O que pode indicar que talvez ele demore alguns bons meses para chegar oficialmente aos público.

Outras novidades também estão sendo esperadas para o WhatsApp. Como, por exemplo, chamadas de vídeo e áudio pelo WhatsApp Web. Ou o uso do WhatsAPp em mais de um aparelho. Caso você queira conferir as novidades mais esperadas para o WhatsApp neste ano de 2021, confira nossa lista com as principais clicando aqui!

Além disso, assim que o WhatsApp divulgar mais informações a respeito da novidade, nós, do Tech News Brasil, vamos noticiar aqui no site em primeira mão!

O problema das notificações excessivas

O recurso “read later”, somado ao “Modo Férias”, que já foi anunciado e que deve chegar ao WhatsApp ainda neste ano de 2021, são boas adições ao aplicativo.

Isso porque, hoje em dia, somos constantemente bombardeados por notificações. Há estudos que mostram que o ato de pegar o celular para ver se há alguma nova notificação é semelhante ato de puxar uma alavanca em uma máquina caça-níqueis.

Isso porque, em empresas de desenvolvimento de aplicativos, não há nenhum departamento responsável, por exemplo, por tornar o aplicativo em questão menos viciante. A tendência é sempre deixá-lo o mais viciante possível.

O que, sem sombra de dúvidas, é bastante perigoso. Afinal, ainda não sabemos tudo a respeito de como o vício em redes sociais pode afetar a mente ou o comportamento humano.

Recente polêmica de privacidade envolvendo o WhatsApp

Além disso, outra questão envolvendo o WhatsApp é a recente polêmica da atualização dos termos de privacidade do app. Isso porque, segundo os novos termos, o WhatsApp vai poder compartilhar algumas informações pessoais dos usuários com o Facebook, empresa responsável pelo serviço atualmente.

A atualização dos termos causou bastante polêmica nos últimos dias. Muitos usuários estão procurando alternativas para o WhatsApp agora, especialmente após Elon Musk, CEO da Tesla, recomendar o mensageiro “Signal” como uma alternativa.

Trocar o WhatsApp: Signal
Signal é uma das alternativas ao WhatsApp (Imagem: Divulgação/Signal Foundation)

Diante da polêmica, o WhatsApp publicou essa semana um texto esclarecendo os seus novos termos de privacidade. Nele, a empresa assegurou que as informações pessoais e as conversas com outros usuários seguem criptografadas e seguras.

A única mudança, segundo a empresa, foi nas interações entre usuários e perfis comerciais. Nesse caso, o WhatsApp pode enviar algumas informações para os servidores do Facebook e, com isso, direcionar propagandas para os usuários tanto do Facebook quanto do Instagram de acordo com as interações com perfis comerciais.

Mas e você, o que achou desse novo recurso do WhatsApp, o “read later”? Acha que vai ser útil e ajudar a diminuir um pouco a quantidade excessiva de notificações de redes sociais? Ou acha que ela não vai ser tão útil assim? Pois conta para a gente sua opinião aí nos comentários! 😉

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário