WhatsApp terá nova funcionalidade para proteger usuários de invasões

Usuários da versão beta do WhatsApp descobriram uma funcionalidade para proteger as contas do aplicativo de invasões. É a aprovação de login.

Alguns usuários da versão beta do WhatsApp descobriram nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, uma nova funcionalidade para proteger as contas do aplicativo. O recurso de aprovação de login, como foi chamado, impede que alguém faça login na sua conta por outro dispositivo.

Infelizmente, ainda é apenas uma função de teste na versão beta do mensageiro verdinho, e não se sabe se fará as vistas na versão oficial e final do WhatsApp. Só quem tem a versão beta para teste poderá experimentar a funcionalidade.

Funcionalidade anti-roubo no WhatsApp

WhatsApp terá nova funcionalidade para proteger usuários de invasões

A mais nova forma de proteger a sua conta de WhatsApp vem como uma funcionalidade que serve como uma confirmação a mais para realizar o login em um dispositivo que não tenha a sua conta já logada a priori.

Essa confirmação extra, que recebeu o nome de login approval (aprovação de login em uma tradução aberta) serve para garantir que você esteja ciente de todos os acessos da sua conta, não importando o dispositivo. Funciona basicamente como um alerta que pedirá ao usuário um check de confirmação caso seja detectada uma nova tentativa de login.

Isso acontece em caso de tentativa de login em outro dispositivo que não seja o smartphone, PC ou tablet que você costumeiramente utiliza com o aplicativo logado. Essa confirmação poderá requisitar, como foi descoberto no beta do aplicativo, algumas informações como ID do dispositivo e até o horário aproximado da tentativa de login.

Essa funcionalidade servirá justamente para evitar que um desconhecido ou hacker, que teve acesso aos seus dados e informações de login, consiga realmente acessar a conta dentro do aplicativo. O WhatsApp já utiliza um sistema de geração de códigos para acessar a conta, mas se o código vazar, for roubado ou enviado por engano, já era a segurança.

Infelizmente ainda restam muitas dúvidas com relação à funcionalidade dessa nova medida de segurança. Não se sabe ao certo como será essa notificação de aviso e que tipo de ações será possível tomar caso alguém realmente esteja querendo logar com o seu usuário em outro dispositivo de forma clandestina.

Apenas para os usuários do beta

Essa funcionalidade de aprovação de login foi encontrada pelos caçadores profissionais de WhatsApp lá no WABetaInfo, quando eles perceberam que uma nova notificação aparecia sempre que um login em dispositivo novo era realizado.

Apesar disso, nem mesmo os testers estão conseguindo utilizar realmente a funcionalidade, sendo que só algumas poucas pessoas tiveram acesso. Devemos esperar uma nova versão, estável e pronta para o usuário final, nos próximos meses, assim como uma versão para os celulares iOS e não apenas os em sistema Android.

Agora, vindo ou não para as mãos dos usuários finais, sabemos como tem sido importante para as empresas que trabalham com dados, protegerem seus usuários de assaltos de hackers e roubos de informação. Essa medida vem junto com várias outras já liberadas e que ainda estão em desenvolvimento e prometem melhorar a vida e a confiança no mensageiro.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário