WhatsApp adiciona novas funções para proteger a privacidade

O WhatsApp vai adicionar novas funções para proteger a privacidade dos usuários. A saída silenciosa e ocultação de status chegam em breve.

O WhatsApp está em vias de implementar novas funções que ajudam os usuários a protegerem a própria privacidade. A saída silenciosa de grupos e a ocultação de status são as duas medidas que prometem maior segurança e sigilo no mensageiro verde.

Uma dessas funcionalidades já está disponível no aplicativo de mensagens, começando a partir de hoje dia 9 de agosto de 2022. A outra, por sua vez, ainda está sendo implementada e testada, então devemos ouvir mais notícias a respeito em breve, vale ficar de olho na beta do WhatsApp para ter acesso a esse tipo de função mais cedo.

Saída silenciosa de grupos no WhatsApp

WhatsApp adiciona novas funções para proteger a privacidade

A criação de grupos é uma ótima funcionalidade dos aplicativos de mensagem, permitindo que você reúna vários usuários ao redor de um assunto ou tema específico e facilitando que as mensagens sejam direcionadas apenas para as pessoas às quais aquilo interessa, sem precisar enviar mensagens separadas, mesmo que falando a mesma coisa, para vários contatos diferentes.

Mas, às vezes os grupos acabam se avolumando no aplicativo e, quando você vê, já está participando de mais grupos do que se tem tempo e vontade de acompanhar. Isso porque criar um grupo é algo bem fácil e, logo no processo de abertura, permite adicionar, quase que arbitrariamente, qualquer usuário que você tenha no WhatsApp.

E aí quando você vê já está dentro de mais um grupo da faculdade que não traz nada de novo e só existe para discutir um tema de um trabalho ou de uma matéria e em 2 meses perderá a relevância. A falta de consulta ao usuário adicionado, para saber se ele realmente quer fazer parte daquele grupo, se tornou uma questão importante para os usuários, segundo a própria Meta, responsável pelo WhatsApp, Facebook e Instagram.

Para sair de um grupo que você já não está mais afim de participar também é simples, se você está pensando que simplesmente sair seria uma solução, até aí tudo bem. Mas quando você sai, aparece uma notificação bem grande para todos os integrantes informando sobre essa ação, e isso pode soar meio rude para quem te convidou.

Sendo assim, os desenvolvedores do aplicativo criaram uma nova opção que permite sair dos grupos de maneira silenciosa, sem essa notificação para os membros. Isso facilita demais a vida de quem não tá afim de lotar o aplicativo de grupos inúteis e ao mesmo tempo não quer ser rude com quem teve a consideração de adicioná-lo lá.

Ocultação de status

O WhatsApp já possui uma configuração para alteração das opções de ocultação dos status, mas essa opção ainda é bastante limitada. Isso porque não há uma maneira de ocultar o status da sua conta em todos os casos, só é possível ocultar o seu status para usuários específicos.

Mas com essa nova funcionalidade, os usuários poderão escolher ocultar seu status a qualquer momento para todos os contatos e grupos se quiser. Isso permite que a sua privacidade seja mantida, evitando que todos saibam quando você está ou não no app.

Infelizmente essa função ainda está em fase de testes e não deve chegar ao WhatsApp antes do final de agosto. Para acessar as opções de ocultação de status que já existem no aplicativo basta selecionar o menu com três pontinhos na tela inicial do app, ir em configurações, conta, privacidade e por último status. Ali você encontra as opções para ocultação.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário