Whatsapp libera reações com emojis | Veja como vai funcionar

A mais nova funcionalidade do WhatsApp já está quase aí, agora os usuários poderão utilizar reações de emojis nas mensagens. Infelizmente a adição do novo recurso não impediu que o aplicativo ganhasse a reputação de, no mínimo, “atrasadinho”.

Já nem dá mais para contar nos dedos a quantidade de aplicativos de comunicação que já possuem a função de reação nas mensagens. O Telegram então, rival direto do Whats, já deixa os usuários reagirem nas mensagens há anos.

Confira a seguir essa novidade de emojis no WhatsApp e quando ela chega para os dispositivos que não têm acesso ao Beta.

Como vai funcionar a reação com emojis do WhatsApp

whatsapp adiciona reações com emojis

Acho que é importante dizer que a função ainda não está disponível pra todo mundo. Ela pode ser acessada ao autorizar a versão Beta no seu aplicativo do Whatsapp. Para isso é só entrar nas configurações e procurar por “Versão de Teste”.

E para aqueles que usam a versão Beta, a funcionalidade deve estar disponível desde o dia 21 de março. O mensageiro agora traz uma cara mais moderna para o whats, que tenta manter o passo em soltar as atualizações e adições de recursos, mas está levando de goleada de aplicativos rivais como o Telegram e o Instagram, e até de apps como o Discord, que tem funções de chat muito bem feitas.

Tudo isso depois de mais de seis meses de desenvolvimento, imagina se não tivessem descoberto essa funcionalidade antes, quanto tempo não levaria. Infelizmente as reações têm um número bastante limitado de emojis, porque pensar em usar a biblioteca gigantesca de emojis que já tem no aplicativo não rolou, por algum motivo.

Mas apesar do atraso, eu entendo a necessidade de ter adicionado essa funcionalidade. Depois que surgiu, ela acabou se tornando um jeito fácil de reagir a uma conversa sem necessariamente continuá-la.

E isso até evita aquela obrigação chata de ter que responder para que a pessoa não ache que está sendo ignorada. O problema é que nem sempre dá tempo ou vontade de continuar a conversa, às vezes você está com pressa e não pode responder naquela hora, mas com a reação ao menos o locutor não se sente abandonado.

Enfim, as reações com emoji do Whatsapp aparecem na conversa ao segurar, ou selecionar, uma mensagem específica. Só é preciso manter a mensagem pressionada por alguns momentos e um pequeno menu com as opções de emoji aparecerá diretamente sobre a mensagem selecionada.

Funcionalidades do Whats que ainda estão por vir

Além das reações com emoji, 2022 é um ano que promete mudar bastante o mensageiro verde da Meta (antiga Facebook). Confira a seguir uma lista com as principais funcionalidades que estão planejadas para lançar ao longo do ano.

Desabilitar o “visto por último em” para contatos específicos

O Whats já conta com uma opção, nas configurações do aplicativo, que desabilita a visualização do seu status para todo mundo, com ela ativa, atualmente, também não é possível checar o status dos seus contatos.

Com a atualização agora os usuários poderão bloquear essa informação apenas dos contatos que desejarem. Além disso, mesmo com a opção ativada, ainda será possível ver o status dos outros contatos.

Sem tempo limite para deletar mensagens

Com a mudança, o usuário poderá deletar uma mensagem por tempo indeterminado, não sendo mais limitado pelos atuais quase 70 minutos nos quais é possível apagar.

Função de Comunidade Whatsapp

Atualmente é possível criar grupos de pessoas no Whats, mas a empresa desenvolvedora está trabalhando em um novo formato para os grupos do aplicativo. Será possível criar comunidades que funcionarão parecido com os servidores do Discord.

Ainda não há muitos detalhes sobre como a comunidade vai funcionar exatamente, mas a ideia é criar um grande grupo que poderá ter outros grupos e sub-divisões internamente. Esses grupos poderão conversar entre si, e os administradores poderão ter grandes poderes de customização e controle para com os usuários participantes.

Curtiu saber da nova função de reação liberada pelo Whatsapp? Confira o TechNews para mais notícias sobre as futuras funcionalidades.

Fonte: WABetaInfo

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário